ÉTICA E MORAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
Advertisements

FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
O QUE É ÉTICA?.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Santo Agostinho Tagaste - 13 de Novembro de 354
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
ÉTICA E MORAL.
Introdução ao conceito de ÉTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
METODOLOGIA NA PRÁTICA.  Apresentamos uma seq ü ência l ó gica de a ç ão, não como modelo para uma aula, mas como um projeto de a ç ão pedag ó gica:
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Senso e consciência moral
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
FILOSOFIA CRISTÃ. Jesus Cristo Pantocrator,
A ética.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
LIÇÃO 6 - O AVANÇO CIENTÍFICO Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO.
Ética.
SÓCRATES E OS SOFISTAS O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se ao dos Sofistas, embora não vendesse seus ensinamentos. Com habilidade de raciocínio,
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Otimismo gera Saúde. Ser saudável Hoje, para ser considerada saudável, uma pessoa não precisa apresentar apenas uma higidez física e mental, ela tem que.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
“O que é Deus?” “- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” L.E- 1 Tudo o que existe é Sua criação O ser humano compreende.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Atividade 3 - A teoria de Max Weber
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
O nascimento da Filosofia
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Curso: Estratégias para a construção do conhecimento na prática reflexiva do Ensino Médio Marta Fernandes Caregnato ATIVIDADE REFLEXIVA 4: ENSINO DE OSPB.
Avaliação de desempenho
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Grécia Sócrates Platão Aristóteles.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
1 CONCEITO DE ÉTICA Cida Sanches. 2 Ética: vem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter. Conjunto sistemático de conhecimentos racionais.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
Introdução ao pensamento de Aristóteles Evandro Albuquerque de Andrade.
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
Cultura na antiga Grécia Os gregos no século V a.C.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Os constituintes do campo ético
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
SER, TEMPO, CRIAÇÃO SER, TEMPO, CRIAÇÃO Castoriadis Castoriadis Profª.Denise Simões.
Os sacramentos são sinais eficazes de salvação de Cristo: são de fato a sua atuação no “tempo da igreja”.
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL.
Transcrição da apresentação:

ÉTICA E MORAL

MORAL ENTRE O BEM E O MAL  A moral é uma construção humana. Assim como toda a construção humana, ela pode se apresentar de variadas formas em diferentes sociedades.  Daí podemos colocar que a moral, além de ser uma construção social e humana, é também uma construção histórica.  A moral corresponde a um conjunto de valores considerados adequados e virtuosos para a boa manutenção da vida em sociedade  A concepção de moral de cada sociedade funciona como uma espécie de padrão que regula a conduta correta de todos os seus membros.

 De acordo com as leis morais existentes nos diversos sistemas culturais, podemos afirmar que o que elas têm em comum é o fato de fundamentarem-se em valores como virtude, a liberdade e o bem comum.  Ética: pode ser definida como uma filosofia moral, entendida em sua capacidade de levantar questionamentos e discussões, no intuito de refletir, problematizar e interpretar o significado dos valores morais.

A ética pela História  A ética na Grécia Antiga  Sócrates, tinha o costume de questionar os atenienses sobre os valores nos quais eles acreditavam. Para isso, ele perguntava da seguinte maneira: o que é a justiça? O que é a liberdade? O que é a moral? Diante de tais perguntas as atenienses respondiam que eram elas virtudes.  Mas Sócrates voltava a indagar: o que é a virtude?  Esse jogo de perguntas muitas das vezes irritava os atenienses ou os fazia reconhecer que não sabiam e partiam em busca do conhecimento.

 Sócrates acreditava que o essencial ao ser humano está na sua alma racional, residindo aí a sua alma moral universal.  Para ele, seria possível construir uma moral universal baseada no conhecimento construído pelo ser humano, junto ao conhecimento que este tem de si mesmo.  Daí a sua famosa frase “conhece-te a ti mesmo”.

 A ética cristã  Para a filosofa Marilena Chauí, a ética cristã introduz diferenças primordiais, comparada com a ética grega antiga. São elas:  Para os cristãos da Idade Média a ideia de Virtude se define a partir da nossa relação com Deus e não com a polis nem com os outros indivíduos.  Assim, a relação com os outros se define a partir da relação que temos primeiramente com Deus, visto este como o único mediador entre os indivíduos. Daí as virtudes cristãs residirem na fé e na caridade:  a primeira indica a nossa crença e salvação em Deus e a segunda indica nosso compromisso de salvação com a alma dos outros.

 Em relação às vontades, para os filósofos antigos esta era uma faculdade racional do homem, capaz de controlar nossos desejos e apetites, pois era dotada de força interior ( vontade consciente), o que por si só já nos tornava morais. Para o cristianismo, a própria vontade já se traduz num ato impregnado de uma certa perversão pecaminosa, na qual somente o auxílio divino seria a solução para que nos tornássemos morais.  A ideia de que a perfeição moral é alcançada pela razão, proposta pelos filósofos gregos, é abandonada, dando lugar ao amor e a boa vontade, proposta da Igreja Católica ( ÉTICA ASCÉTICA )

 A ética Moderna  Se constitui como uma ética Antropocêntrica, já que é o homem o objeto central no qual estão direcionados os valores morais.  Um dos filósofos mais importante desse período é Immanuel Kant, ele afirma que as normas morais tem a sua origem na razão.  Segundo ele, o ato moral é aquele praticado de forma consciente e autônoma, indicado por uma noção natural de dever do indivíduo.