SURREALISMO. Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS VANGUARDAS PINTURA METAFÍSICA.
Advertisements

A arte moderna e a arte na sociedade industrial
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Mario Raul de Moraes Andrade
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
VANGUARDAS.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Pablo Picasso "Guernica"
Arte e representação.
Surrealismo e Design.
The Persistence of Memory
O início do século XX Slides A vanguarda e os novos conceitos de arte
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Cândido Portinari.
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
Carlos Carrà ( ).
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
A ruptura e a inovação na arte
SURREALISMO.
RECONSTRUIR DESCONSTRUIR A ARTE
Surrealismo Eduardo Nunes Segundo Fabiano Marinho Nunes Lézia Melo de Souza Lígia da Silva César
Ismael Nery.
“A ÚLTIMA CEIA” Salvador Dali
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO: PUBLICIDADE DISCIPLINA: CRIAÇÃO I PROFª Nilcéa Pinheiro.
Conteúdos para recuperação – 8ª série - DEZ
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Modernismo Brasileiro
Surrealismo.
Movimentos modernos.
…um pintor que se chamava…
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
René Lalique.
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
PRIMEIRA METADE DO SÉCULOXX
Os estilos artísticos do início do século XX
Movimentos Literários
Pintura Pós-impressionista
1.
Prof. Sinval Farias.  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus.
CUBISMO Profª Patricia.
SURREALISMO.
SURREALISMO No ano de 1924, em Paris, foi publicado o Manifesto surrealista – André Breton (1896 – 1966). Praticamente, foi neste movimento que o Dadaísmo.
Sec. XX Aproximadamente em 1907
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Apresentação dos museus. Realismo Autor, obras e características do realismo nas pinturas Indicar as obras de cada museu.
VANGUARDAS EUROPEIAS Breve resumo.... Definição As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os.
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
O que é Arte?.
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
UTAD Comunicação e Multimédia História das Artes Visuais Contemporâneas José Pinheiro, al54465.
ALL STAR & MONET.
Arte Arte.  “ O PINTOR QUE PINTA SÓ O QUE VÊ É UM IDIOTA “  ( Duchamp)
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Surrealismo.
Maria Jesus Sousa (Juca)
IMPRESSIONISMO.
FUTURISMO ALUNOS: EMERSON, EDSON, JOÃO PEDRO, LUIS EDUARDO, RILDO E RUBI PROFESSOR(A): LUCIANA MURA ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM TURMA: 3 ANO “A”
TEATRO SURREALISTA Cena do filme: Um Cão Andaluz (1928), de Luis Buñuel.
Transcrição da apresentação:

SURREALISMO

Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade. O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.

CARACTERÍSTICAS Pintura com elementos surreais; Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente) Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário; Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas; Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.

Salvador Dali É, sem dúvida, o mais conhecido dos artistas surrealistas. Estudou em Barcelona e depois em Madri, na Academia de San Fernando. Nessa época teve oportunidade de conhecer Lorca e Buñuel. Suas primeiras obras são influenciadas pelo cubismo de Gris e pela pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Finalmente aderiu ao surrealismo, junto com seu amigo Luis Buñuel, cineasta. Em 1924 o pintor foi expulso da Academia e começou a se interessar pela psicanálise de Freud, de grande importância ao longo de toda a sua obra. Sua primeira viagem a Paris em 1927 foi fundamental para sua carreira. Fez amizade com Picasso e Breton e se entusiasmou com a obra de Tanguy e o maneirista Arcimboldo. O filme O Cão Andaluz, que fez com Buñuel, data de Ele criou o conceito de “paranóia critica“ para referir-se à atitude de quem recusa a lógica que rege a vida comum das pessoas.Segundo ele, é preciso “contribuir para o total descrédito da realidade”. No final dos anos 30 foi várias vezes para a Itália a fim de estudar os grandes mestres. Instalou seu ateliê em Roma, embora continuasse viajando. Depois de conhecer em Londres Sigmund Freud, fez uma viagem para a América, onde publicou sua biografia A Vida Secreta de Salvador Dali (1942). Ao voltar, se estabeleceu definitivamente em Port Lligat com Gala, sua mulher, ex-mulher do poeta e amigo Paul Éluard. Desde 1970 até sua morte dedicou-se ao desenho e à construção de seu museu. Além da pintura ele desenvolveu esculturas e desenho de jóias e móveis.

Joan Miró Iniciou sua formação como pintor na escola de La Lonja, em Barcelona. Em 1912 entrou para a escola de arte de Francisco Gali, onde conheceu a obra dos impressionistas e fauvistas franceses. Nessa época, fez amizade com Picabia e pouco depois com Picasso e seus amigos cubistas, em cujo grupo militou durante algum tempo. Em 1920 Miró instalou-se em Paris (embora no verão voltasse para Montroig), onde se formara um grupo de amigos pintores, entre os quais estavam Masson, Leiris, Artaud e Lial. Dois anos depois adquiriu forma La masía, obra fundamental em seu desenvolvimento estilístico posterior e na qual Miró demonstrou uma grande precisão gráfica. A partir daí sua pintura mudou radicalmente. Breton falava dela como o máximo do surrealismo e se permitiu destacar o artista como um dos grandes gênios solitários do século XX e da história da arte. A famosa magia de Miró se manifesta nessas telas de traços nítidos e formas sinceras na aparência, mas difíceis de serem elucidadas, embora se apresentem de forma amistosa ao observador. Miró também se dedicou à cerâmica e à escultura, nas quais extravasou suas inquietações pictóricas.

Profª. CRISTIANA LOBO