Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
Advertisements

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Globalização e as novas fronteiras do mercado e dos conflitos.
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Crise e Desemprego Charge desempregado Embraer.
Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General.
Neoliberalismo Globalização.
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
SOCIALISMO CIENTÍFICO
Socialismo.
A Educação no contexto do Neoliberalismo
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Introdução ao conceito de Terceiro Setor
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORMAÇÃO DOS ESTADOS (revisão)
“Capitalismo Selvagem”
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
NEOLIBERALISMO E SUAS FACES
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Rumos da América Latina no Século XX
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
O BRASIL NEOLIBERAL(1990 -? ): expectativas e incertezas
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Três “Funções” do Estado
MANIFESTAÇÕES da ECONOMIA GLOBALIZADA.
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Processo de formação do espaço capitalista
Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
A INDUSRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
SISTEMA MONETÁRIO INTERNACIONAL
MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão.
CAPITALISMO.
O NEOLIBERALISMO.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Gestão Social Controle social
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
FASES DO CAPITALISMO E REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS
Globalização e avanço tecnológico
O CAPITALISMO EM CRISE A CRISE DE 29.
Revolução Russa.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Geopolítica da Economia Mundial.
Divisão Internacional do Trabalho
Origens e bases do mundo global.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
A Globalização Economia Global.
O mundo dividido na era da Globalização
A nova regionalização do mundo
Neoliberalismo, globalização e a crise socialista
Manual de Economia e Negócios Internacionais
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Atualmente vivemos em um mundo globalizado, tal realidade tem interferido diretamente em nossas vidas, mesmo que não percebamos, diversas mudanças acontecem.
O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não gosta e a pôr outro de que talvez venha a se.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
GUERRA DO VIETNÃ Ocorreu entre os anos de 1959 e 1975 e é considerado o mais violento conflito da segunda metade do século XX. Uma das imagens mais conhecida.
Industrialização Brasileira
O Estado na Economia Globalizada
Capitalismo x Socialismo
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
LIBERALISMO ECONÔMICO
Transcrição da apresentação:

Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso

Neoliberalismo. Será o caos? Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso As crises que vêm sacudindo a América Latina desde o final da década de 90 são decorrentes da adoção irrestrita do Neoliberalismo. Há crises nas exportações, na competitividade do mercado, e o retrato maior está no nível de miserabilidade dos povos.

... Neoliberalismo, em sentido mais amplo, é a retomada dos valores e ideais do liberalismo político e econômico que nasceu do pensamento Iluminista e dos avanços econômicos decorrentes da Revolução Industrial. Claro que há uma adequação necessária à realidade política, social e econômica de cada nação em que se manifesta. A expressão Neoliberalismo passou amplamente a ser utilizada após a dissolução da União Soviética. Os dois primeiros grandes países em que se manifestaram as culturas neoliberais foram o Reino Unido e os Estados Unidos. No primeiro, durante o governo da primeira-ministra Margaret Thatcher (1979 – 1990) e nos EUA com o presidente Ronald Reagan ( ). Sendo depois adotada em vários países pelo mundo.

O PROJETO NEOLIBERAL O Neoliberalismo propõe: - Redução da participação do Estado nas economias; - Liberdade nas taxas de câmbio e de juros; - Redução dos direitos trabalhistas; - Liberdade de ação ao capital estrangeiro (transnacionais), dentre outros.

... Estas medidas facilitam os fluxos de capitais e mercadorias, importantes à Globalização e aumentam a concentração e a centralização de capitais, formando corporações cada vez maiores e mais poderosas. Este fenômeno percebe-se a partir do tamanho gigantesco das transnacionais que vêm atingindo, enfraquecendo, sobretudo, o poder estatal, especialmente nos países subdesenvolvidos.

O discurso neoliberal O discurso neoliberal prega a redução do papel do Estado em decorrência do seu aumento durante a fase Keynesiana ( ). O Keynesianismo foi criado por Lord Keynes e propunha o desenvolvimento capitalista aliado a políticas de bem-estar social. A partir do final dos anos 70 e com a crise do Welfare State (Estado de bem-estar social surgido após a Segundo Guerra nos EUA e Europa), a cultura neoliberal passou a ditar as regras aos principais países capitalistas, implementando a privatização acelerada, enxugamento do Estado, políticas fiscais e monetárias, sintonizadas, acima de tudo, com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

Neoliberal no Brasil O Neoliberalismo iniciou com Fernando Collor ( ). O Neoliberalismo defende a limitação da participação do Estado na atividade econômica, identificando-se como “Estado menor” e mais eficiente, onde a ofensiva neoliberal vem promovendo a liquidação dos direitos sociais, a privatização do Estado, o sucateamento dos serviços públicos e a sistemática implementação de uma política macroeconômica lesiva à massa da população. O Neoliberalismo é responsável, hoje, pelo declínio econômico das classes sociais brasileiras.

O MILAGRE ECONÔMICO Em 1973, época em que o Brasil colhia os frutos da industrialização e vivia a euforia do milagre econômico, os brasileiros conseguiram subir um degrau na escala social. De 1973 para cá, a crise econômica interrompeu o progresso e a prosperidade destas famílias, agravando-se cada dia mais em decorrência da implementação da cultura neoliberal. A atual geração tem dificuldade de progredir economicamente e as disparidades sociais são enormes, que fazem do Brasil um país campeão da desigualdade social.

... Mas, diante de situações tão adversas, é necessário manter um projeto ético- político, não permitindo que o Neoliberalismo se instaure como forma de exclusão social. Há maneiras de resistir. Afinal, o último reduto a ser conquistado é a nossa própria consciência. Ninguém destrói o pensamento crítico.

DÉCADA 70 – O VALE DO JEQUITINHONHA SURGIMENTO DE IDEOLOGIAS COMO “VALE DA MISÉRIA...” EMPRESAS DE EXPLORAÇÃO DE TERRAS DEVOLUTAS PELAS GRANDES EMPRESAS - “A CULTURA DO EUCALIPTO” CULTURA DA MISERABILIDADE – O EMPOBRECIMENTO DO VALE. Desvios de verbas