Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois modos de ler a Bíblia.
Advertisements

Período Simples e Período Composto
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Revisão 7º ano INÍCIO.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
técnicas de humor criativo
Transitividade Verbal
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
A c u c a r By Jorge Corrêa.
- Homem como animal político
Forma Canônica e Definições
FRASE ORAÇÃO PERÍODO Frase – é todo enunciado de sentido completo.
Açúcar.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
SITUAÇÕES.
Texto figurativo Texto temático
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Educação Financeira para crianças e Jovens
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
Aula 04 Sujeito e Predicado.
Falácias.
Clique em Espere carregar a página. Na parte inferior branca, selecione o idioma português e depois clique no botão amarelo.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Modelagem de Dados Aula 1.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.
Comportamentos operantes interrelacionados
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
ORAÇÃO E PERÍODO Oração é todo enunciado organizado em torno de um único verbo ou locução verbal. Joana estudou para a prova ontem. verbo = uma oração.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
As cinco mais de ROBERTO CARLOS
A língua de Eulália Capítulo 7: “Verbo pra que te quero” Grupo: Lilian
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
QUESTIONÁRIO.
GESTÃO DO TEMPO.
LOGARITMOS
Texto escrito: a entrevista
Acontece só uma vez... Progressão automática. U m dia eu tive a impressão de que o amor tinha chegado. Meio súbito, meio sem jeito, meio calado, e aquele.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Texto escrito: o diálogo
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
REDAÇÃO com Jardson Brito Gênero textual Carta.
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
Revisão para Fuvest PORTUGUÊS.
Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar: aprenda a fazer bonito o seu amor. Talvez seja tão simples, tolo e.
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.
COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
De: Lucas Matos. Para pessoas que buscam o sucesso financeiro pela internet! E- book distribuído pelo meu blog –
DIFERENÇA ENTRE LISBOA E O PORTO Não tenho a certeza se vai ser possível fazer isso! Lisboa.
O SEGREDO DA VIDA Hei!!! Psiu!!! Vou contar um segredo... Que a mim confiaram... Mas é um segredo que pode ser contado...
10 Expressões usadas pelas Mulheres... E seus reais significados:
Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO
Transcrição da apresentação:

Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto custa? — Três reais. — Obrigado. — De nada. — Gosto muito desse sorvete e acho que aqui na cidade não há nenhum lugar que vende outro melhor.

Na linguagem escrita, as palavras têm uma organização: a maiúscula no início e um ponto (final, exclamação, interrogação, as reticências, às vezes) no final. A maiúscula e o ponto estabelecem a unidade mínima do texto, que é a FRASE. Como unidade mínima do texto, a frase se apresenta ao ouvinte/leitor como uma unidade de sentido. Relendo as frases destacadas em vermelho, você vai perceber que, no contexto em que são usadas, todas têm sentido para o destinatário. Vemos aqui a importância do contexto: ele é o responsável não só por criar a condição para que uma ou várias palavras se transformem em frase, como também pela determinação de seu significado.

Resumindo A frase é a unidade do texto: caracteriza-se por apresentar, no contexto em que aparece, uma unidade de sentido. caracteriza-se por começar com maiúscula e terminar com uma pontuação específica: ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, certos casos de reticências e mesmo dois pontos. não se caracteriza pela extensão: se pode ter um único termo, pode também ter muitos elementos, criando uma estrutura às vezes bastante complexa.

Mas não é sempre que nossos textos têm a organização simples: Muitas vezes, as situações de comunicação são muito mais complexas. Sobretudo na escrita mais formal e em textos que exigem um grau maior de correlações (como textos argumentativos e expositivos, por exemplo), as frases apresentam muito mais elementos, e com uma elaboração mais complicada.

O período e a oração Pela conceituação feita de frase, vemos que, como nos casos das sentenças destacadas em vermelho, as destacadas em azul também são formadas por uma frase: todas têm uma unidade de sentido, começam com maiúscula e acabam com ponto. Mas há uma grande diferença entre as frases desses dois grupos (uma diferença de estrutura).

Há elemento(s) que aparece(m) nas frases em azul que não existe(m) nas frases em vermelho? Quais são esses elementos? — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto custa? — Três reais. — Obrigado. — De nada. — Gosto muito desse sorvete e acho que aqui na cidade não há nenhum lugar que vende outro melhor.

A frase que, como as destacadas em vermelho, não se organiza em torno de verbo chama-se NOMINAL. Por lhe faltar o verbo, a frase nominal é especialmente adequada para a descrição. É muito adequada, também, no extravasamento de emoções. Em textos que pretendem captar momentos, lembranças, emoções, é comum que a frase nominal seja dominante e até exclusiva.

Embora a frase nominal seja muito utilizada nos mais diferentes tipos de textos, podemos dizer que a situação mais comum é a frase organizar-se em torno de um verbo, ou de um conjunto de formas verbais que equivalem a um só verbo – as chamadas locuções verbais. Bom dia, posso ajudar? Locução verbal: verbo auxiliar + verbo principal

Quando a frase se organiza em torno de um ou mais verbos, ela recebe o nome de PERÍODO. Cada verbo ou locução verbal é, em princípio, o núcleo de uma informação. Cada informação centrada no verbo chama-se ORAÇÃO. — Gosto muito desse sorvete e acho que aqui na cidade não há nenhum lugar que vende outro melhor.

Que diferença há entre os períodos destacados em vermelho e o destacado em verde? — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto custa? — Três reais. — Obrigado. — De nada. — Gosto muito desse sorvete e acho que aqui na cidade não há nenhum lugar que vende outro melhor.

Você já deve ter usado, em vários momentos de sua vida, as palavras: simples, composto/a, absoluto/a. Considerando o significado dessas palavras, complete o texto abaixo, usando nas lacunas uma dessas três palavras. O período que apresenta apenas uma oração é chamado _________________, e a oração única é chamada _________________. O período com mais de uma oração é chamado _________________. A partir das informações acima, podemos concluir que há uma situação em que a frase é, ao mesmo tempo, período e oração. Qual é essa situação?

Leia o poema abaixo: Poesia sapeca A poesia sapeca sapecou um verso no caderno de tarefas. BINHO. Na ponta da língua. Belo Horizonte: Miguilim, a) Com relação à presença de frase, período e oração, que situação temos no poema? Justifique. b) Como você justificaria o adjetivo usado para a poesia, no contexto do poema? c) Que lhe sugere o uso do verbo “sapecou”?

Indique, nos parênteses à frente de cada frase, se temos: F – só frase; O – uma frase que é, ao mesmo tempo, uma oração absoluta; P – uma frase que é, ao mesmo tempo, um período composto. ( ) a) Tenho três livros dela. ( ) b) Pode até dar suspensão, do jeito que é aborrecido. ( ) c) Saiu. ( ) d) Que poesia, hem? ( ) e) Está vindo pro nosso lado. ( ) f) Deve ser muito difícil a professora dar aula desse jeito, pelejando pra esquecer uma coisa. Marque, nas frases acima, as locuções verbais.

Resumindo A frase pode ou não ser organizada em torno de um ou mais verbos. A frase que não apresenta verbo chama-se frase nominal. A frase organizada em torno do verbo chama-se período. Cada informação centrada em torno de um verbo cria uma oração. O período pode ser simples, quando apresenta apenas uma oração, ou composto, quando apresenta mais de uma oração. A oração, portanto, pode ser apenas uma parte do período, e, nesse caso, não representa a unidade de sentido. A oração que é única no período chama-se absoluta.

As várias possibilidades de organização da frase e do período Vamos trabalhar, agora, com uma foto do livro Querida Mamãe – obrigado por tudo, de Bradley Trevor Greive, que já tinha publicado anteriormente, com enorme sucesso, “Um dia daqueles”. Nesses dois livros, o autor cria um texto divertido e sensível a partir de belíssimas fotos de animais. GREYVE, Bradley T. Querida Mamãe – obrigado por tudo. Rio de Janeiro: Sextante, p.16

Observe cuidadosamente a foto e depois escreva, no espaço de cada item abaixo, um período simples sobre o que você vê nela. Em cada período, focalize elementos diferentes da foto. Indicamos um elemento de cada um. O importante é que seus textos revelem o carinho/cuidado com que a macaca levanta/segura o rosto do filhote para beijá-lo e o jeito “encostador”, emocionado, do filhote, correspondendo ao beijo. a) _________________ levanta carinhosamente _______________. b) _____________________ beija ______________________. c) O filhote ______________________________.