// 1 Desempenho recente do BNDES 14 de Maio de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Apresentação Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
PRODUTOS E RECURSOS PARA INDÚSTRIA NAVAL 02 de julho de 2012.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
AGROEX Cuiabá - MT 30 de outubro de Fundado em 20 de junho de 1952; Empresa pública de propriedade integral da União Federal; Principal fonte de.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Programas de Incentivo e de Fomento à Inovação às Empresas
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Movimento Brasil Competitivo
Plano de Negócio Elber Sales.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Política de Desenvolvimento Produtivo Estímulos ao investimento, inovação, exportações e MPEs 29/06/2009.
21 de Outubro de 2009 VII Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul Painel I: Integração e Sustentabilidade – O Cenário Pós Crise.
Capitalismo Concorrencial, Estado e Regulação
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
28 de Janeiro de 2010 O BNDES em 2009 e as Perspectivas de Investimento na Economia Brasileira.
O apoio do BNDES às exportações brasileiras 13 de maio de 2009 Belém - PA 13 de maio de 2009 Belém - PA Alessandra Marques da Silva Área de Comércio Exterior.
A VALORAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL DA EMPRESA NA AVALIAÇÃO DE PROJETOS PELO BNDES 64º Congresso da ABM Belo Horizonte 16/07/2009 João Carlos Ferraz.
ATO 1 Nove meses de pesquisas. Trinta oito entrevistas. Quatro painéis temáticos. Dezenas de estudos revistos.
22 de Outubro 2009 Desempenho do BNDES – 3º trimestre 2009.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
A crise mundial e o papel do BNDES
Apresentação  Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
1 Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná Setembro de 2007.
Objetivo geral A estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação tem como intuito o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama do.
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
12ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 05 de Outubro de 2011.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
A Integração Sul-Americana: O papel do BNDES VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul 16 de Agosto de 2007 A Integração Sul-Americana:
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
3 a Reunião do Grupo de Trabalho do P.I.F.E.C. – Processos de Integração Física, de Energia e de Comunicações COMITÊ DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA.
1 Julho/2009 BNDES Balanço e Destaques 2009 * Presidente Luciano Coutinho 29 de dezembro de 2010 *dados provisórios.
1 24/11/2009 BNDES O Setor de Software Brasileiro e o Apoio do BNDES Mauricio Neves Departamento de Indústria Eletrônica Área Industrial Banco Nacional.
28 de Janeiro de 2010 O BNDES em 2009 e as Perspectivas de Investimento na Economia Brasileira.
1 9 de Julho 2009 BNDES Desempenho 1º Semestre de 2009.
Tipos de Operações de Crédito
1 IV SEMINÁRIO NACIONAL DE APLs DE BASE MINERAL Gestão e Desenvolvimento sustentável Setembro de 2007.
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro Balanço 2009 e Perspectivas 2010 Apresentação: Haroldo Silva Economista Chefe - ABIT São Paulo, 05 de março de 2010.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
Perspectivas de Investimento no Brasil Ministro Paulo Bernardo Londrina, 10 de junho de 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Agenda para Dinamizar a Exportação de Serviços
28 de agosto de 2014 Dir 5/Guilherme Lacerda Evento: Congresso Unimed.
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
República Federativa do República Federativa do BRASIL BRASIL ‘ FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE CARNES MDIC/SDP/DEORN.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
1 Boletim Trimestral BNDES 1º Trimestre de 2010 Abril de 2010.
BNDES. BNDES/ÁREA DE PLANEJAMENTO ATUAÇÃO DO BNDES EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS JUNHO DE 2004 AP/DEPRO.
Departamento de financiamento a máquinas e equipamentos
Brasília, 10 e 11 de julho de Conjuntura econômica e negociações coletivas 5º Congresso dos Bancários de Brasília/DF.
Captação de recursos em TI
17 de fevereiro de 2016 Previdência: Aperfeiçoar para Fortalecer Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Ministro.
Ministério das Relações Exteriores – MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos – DPR Painel 1: Visão Panorâmica e Ações de Promoção Comercial.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
O BANCO QUE ACREDITA NAS PESSOAS ONDE QUER QUE ELAS ESTEJAM.
Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
1 O desempenho do BNDES Comissão de Assuntos Econômicos Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional SENADO FEDERAL 25 de Março de 2014 Luciano Coutinho.
O BNDES Macapá - AP 04 de dezembro de Quem somos Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC A Política Industrial para o Setor Automotivo Brasília – 23 de novembro de 2011.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Financiamento à Inovação em Rio Grande do Sul Abril/2013.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

// 1 Desempenho recente do BNDES 14 de Maio de 2013

// 2 A Instituição Desempenho Histórico Recente Comparado Efetividade Agenda

// 3 A Instituição Desempenho Histórico Recente Comparado Efetividade Agenda

// 4 BNDES na União e estrutura societária República Federativa do Brasil Poder LegislativoPoder ExecutivoPoder Judiciário Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior BNDESPARFINAMEBNDES Limited Financiamentos de longo prazo Participações Societárias Internacionalização de Empresas Brasileiras Produção e Comercialização de Máquinas e Equipamentos

// 5 Organização Interna Vice-Presidente Operações Indiretas Crédito Recursos Humanos Financeira Secret. de Gestão do Projeto AGIR Presidente Comércio Exterior Conselho de Administração Insumos Básicos Estruturação de Projetos Secretaria Geral Capital Empreendedor Gestão de Riscos Pesquisa Econômica Industrial Infraestrutura Social Planejamento Meio Ambiente InfraestruturaAdministraçãoInternacional Agropecuária e Inclusão Social Tecnologia da Informação Mercado de Capitais Chefe de Gabinete Auditoria Diretor 1Diretor 2Diretor 3Diretor 5Diretor 6Diretor 4Diretor 7 Área Jurídica Apoio à América Latina e África

// 6 Missão, Visão e Valores Missão Promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais. Visão Ser o Banco do desenvolvimento do Brasil, instituição de excelência, inovadora e pró-ativa ante os desafios da nossa sociedade.

// 7 Mapa Estratégico Corporativo do BNDES Mapa Estratégico Corporativo // 7 Desenvolvimento Sustentável e Competitivo Expandir investimentos em infraestrutura Aprendizado e Competências Processos Internos Sustentabilidade Financeira Diversificar e integrar produtos financeiros Promover melhores práticas de gestão e integração corporativa Propiciar um ambiente organizacional que estimule a inovação Induzir o fortalecimento da competitividade das empresas brasileiras Contribuir para a inclusão social e produtiva Fortalecer a estrutura patrimonial Aperfeiçoar a gestão de riscos e retorno Promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos empregados Valorizar a gestão de pessoal com pactuação de resultado e avaliação de desempenho Fomentar a inovação, a sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento regional PI2. Fortalecer a imagem e a presença do BNDES perante seus principais interlocutores e a sociedade em geral Fortalecer a imagem e a presença do BNDES perante seus principais interlocutores e a sociedade em geral

// 8 Maior provedor de crédito de longo prazo do Brasil 100% patrimônio da união Estabilidade de Fundo (FAT) empregados Instrumentos  Operações Diretas  Operações Indiretas  MPME (financiamento e garantia)  Exportação (Pré e Pós embarque)  Project finance  Renda Variável  Fundos Não reembolsáveis O BNDES em resumo Estrutura de Capital

// 9 Evolução dos Ativos R$ bilhões

// 10 Evolução do Lucro Líquido R$ bilhão

// 11 Qualidade da Carteira de Crédito Classificação de Risco AA - C D-G H Sistema BNDES Sistema Financeiro Nacional Instituições Financeiras Privadas Instituições Financeiras Públicas ,799,1 1,10,8 0,20, ,392,4 4,64,5 3, ,890,5 5,6 3,63, ,194,5 3,33,2 2,62,3

// 12 Formas de Atuação Opera ç ões Diretas Contratadas diretamente com o BNDES EMPRESÁRIO Instituição Financeira Credenciada EMPRESÁRIO Opera ç ões Indiretas Instituições financeiras credenciadas pelo BNDES Informação e Relacionamento

// 13 EMPRESA Análise da consulta para enquadramento Comitê de Enquadramento e Crédito Análise do Projeto Reunião de Diretoria Contratação Desembolso Cronograma Físico- Financeiro Fluxo de Tramitação de Projetos e Instrumentos de Decisão Carta Consulta Acompanhamento da Operação Decisão de Enquadramento Decisão de Diretoria

// 14 A Instituição Desempenho Histórico Recente Comparado Efetividade Agenda

// 15 em R$ bilhões Obs: valores em R$ constantes ( IPCA - ano base 2012) Evolução das aprovações e desembolsos Fonte: BNDES Valores constantes (ano base 2012) Valores Nominais

// 16 Eletricidade Logística R$ milhões Alinhamento com prioridade para a Infraestrutura econômica Fonte: BNDES

// 17 em R$ bilhões Alinhamento com o PBM: Competitividade empresarial Desembolsos por setores do Plano Brasil Maior Fonte: BNDES

// 18 Desembolsos por Setor de Atividade Fonte: BNDES

// 19 Desembolsos para MPME, por instrumento em R$ milhões Inclusão produtiva Fonte: BNDES

// Cartões Habilitados Total de Crédito Concedido Desembolsos Limite de Crédito Médio Produtos Cadastrados Fornecedores Cadastrados R$ 32.4 bilhões R$ 1.4 bilhões (Jan-Fev) R$ Cartão BNDES - Estatísticas Em fevereiro/ 2013 O Cartão BNDES alcançou a marca de 2 milhões de operações em 2013

// 21 Cartão BNDES - Evolução // ,4% ,14% 286 5,14%

// 22 Inovação R$ milhões Distribuição regional Sustentabilidade e eficiência energética Desenvolvimento regional, sustentabilidade e inovação Fonte: BNDES

// 23 Apoio à exportação Pós-embarque: evolução recente Em US$ bilhões Acumulado 12 meses

// 24 Imagem: Google Maps AR: Aerolíneas MX: Aeromexico US: Republic UK: BA CityFlyer NL: KLM FR: Régional CAE AE: Al Jaber Aviation AO: Governo GH: Governo JP: JAL SP: Air Europa PL: LOT US: Jetscape US: Jetblue BR: Azul BR: Trip SV: TACA US: AMR US: COL DR: Governo GT: Governo IR: Aldus MN: Montenegro Airlines Apoio à exportação - Aeronaves

// 25 Equador: UHE São Francisco Venezuela: Metrôs de Caracas e de Los Teques, obras civis; Siderúrgica Nacional Peru: Bayovar, captação e abastecimento de água, Camisea, gasoduto Uruguai : Rede de Gás de Montevidéu; LT Punta del Tigre Argentina: Berazategui, estação de tratamento de esgoto, Las Palmas: abastecimento de água; Ampliação dos Gasodutos TGS e TGN Republica Dominicana : Aqueduto Noroeste; UHE Las Placetas; Corredor Viário Duarte; UHE Pinalito Cuba: Porto Mariel Guatemala: Sistema de transporte urbano Angola: Infraestrutura viária; Linhas de transmissão; Abastecimento de água e saneamento; Aeroporto e aeronaves; África do Sul: Sistema de transporte urbano Ghana: Corredor Oriental Mozambique: Aeroporto de Nacala América Latina África Apoio à exportação - Serviços e Equipamentos

// 26 A Instituição Desempenho Histórico Recente Comparado Efetividade Agenda

// 27 Operações 2012 Número de Operações Desembolsos R$ 156 bilhões MPME Média-grande Grande Fonte: BNDES

// 28 Desempenho do Sistema BNDES Últimos 12 meses Fonte: BNDES

// 29 em R$ milhões Fonte: BNDES Obs: não inclui operações de mercado secundário 1° Trimestre/2013 – Desembolso para Desenvolvimento Regional

// 30 Desembolsos 1T/2013 Micro, Pequena e Média Empresa em R$ milhões Fonte: BNDES Obs: não inclui operações de mercado secundário

// 31 Desembolso dos Programas PSI e Progeren Progeren PSI Fonte: BNDES Queda dos juros no 2°/3° trim. de 2012 ampliou demanda Crescimento de 263% (1T2013 / 1T2012) Crescimento de 252% (1T2013 / 1T2012)

// 32 1° Trimestre/ Desembolsos Fonte: BNDES

// 33 Obs: não inclui capital de giro associado. em R$ milhões Desembolsos 1T/2013 BNDES FINAME – Setor demandante x equipamentos Fonte: BNDES Próxima página

// 34 Obs: não inclui capital de giro associado. em R$ milhões Fonte: BNDES Desembolsos 1T/2013 BNDES FINAME – Setor demandante x equipamentos

// 35 A Instituição Desempenho Histórico Recente Comparado Efetividade Agenda

// 36 BNDESKFWCDBKDB Ativos Carteira de crédito Lucro líquido Retorno sobre ativos (%) 1,65 0,42 0,80 1,00 Inadimpl (%) 0,14 0,35 0,40 1,60 Fundação N. empregados na Fonte: Balanços de BNDES, Kreditanstalt für Wiederaufbau, KfW, China Development Bank, CDB e Korea Development Bank, KDB 2011 (em US$ milhões) BNDES e seus pares: não o maior mas entre os mais eficientes

// 37 BNDES e seus pares internacionais em 2011 (carteira de crédito s/PIB e s/crédito total) Fonte: Relatórios anuais dos respectivos bancos, Banco Mundial e Bancos Centrais dos respectivos países. Elaboração: BNDES. BDC: Business Development Bank of Canada; DBJ: Development Bank of Japan; KDB: Korea Development Bank; CDB: China Development Bank; KfW: KfW Bankengruppe (Alemanha). BNDES: tamanho relativo equivalente Mercado de crédito brasileiro: limitado BNDES e seus pares

// 38 A Instituição Desempenho Histórico Recente Comparado Efetividade Agenda

// 39 Empregos gerados / mantidos com a realização do projeto financiado por conta dos desembolsos e do investimento total (milhares) Participação na geração e manutenção do emprego Fonte: IBGE, MTE, FGV, BNDES. Elaboração : AP/DEINCO.

// 40 Importante atuação anticíclica Fonte: BNDES

// 41 BNDES financiou 42% do aumento nos investimentos dos setores produtivos Os outros 58% vieram de lucros retidos e demais fontes de financiamento Desembolsos BNDES e o Investimento em Setores Produtivos (R$ bilhões) Fonte: IBGE e BNDES

// 42 Investimentos aumentam 3 trimestres após alta dos enquadramentos do BNDES Desempenho do BNDES mostra retomada do investimento em 2013 Enquadramentos BNDES e o Investimento Fonte: IBGE e BNDES

// 43 Efetividade (ou impacto) Acesso MPE: Fundo Garantidor de Investimento: 62% dos equipamentos adquiridos c/garantia => novos clientes Governança: De 639 empresas de capital aberto, as 117 na carteira BNDES estão enquadradas nos melhores níveis de governança da BM&Fbovespa. Energia: 220 projetos de geração aprovados entre 2003 e 2012 => + 45,2 GW

// 44