Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
TERMOS RELACIONADOS AO NOME
Adjunto adnominal, aposto, complemento nominal e vocativo
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
COMPLEMENTO NOMINAL.
Revisão – termos da oração
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
Gramática da Sapatilha
Complemento Nominal e Adjunto Adnominal
Análise Sintática.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Sintaxe.
Professora: Raysa Ferreira
Aposto e vocativo Aposto e vocativo.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
(Port. Ling.- p. 100 à 107) DISCIPLINA: Português
DISCIPLINA: Português
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Análise Sintática Parte 2.
REVISÃO: PERÍODO SIMPLES
Profª Adriana Paula Chaves
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
Pronomes Relativos.
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
LÍNGUA PORTUGUESA IV: SINTAXE: TERMOS DA ORAÇÃO
Pré-vestibular Quilombo Ilha
PREDICADO VERBAL, NOMINAL E VERBO-NOMINAL
TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
TERMOS RELACIONADOS AO NOME PROFª.: ALINE BERNAR MATÉRIA: GRAMÁTICA.
Período Composto por Subordinação
Sintaxe da Frase - Funções sintáticas - Complementação do verbo AZEREDO, José Carlos de. Iniciação à sintaxe do português. p e PERINI,
Resumo Assuntos estudados
Análise sintática e classe gramatical
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Professoras: Claudiana e Márcia 7as séries
  É um termo da oração que se refere a um termo anterior, para dar explicações sobre ele, ampliá-lo, resumi-lo ou identificá-lo.  Entre ele e o termo.
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
Tipos de predicado Ex. Aquele menino brincava com uma pipa.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
PROFA. JOELMA ARAGÃO PRONOMES RELATIVOS. PRONOMES RELATIVOS: CONCEITO São aqueles que retomam um termo (substantivo ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
1 NÍVEIS DA ARQUITETURA CONSTITUTIVA DOS TEXTOS 1 NÍVEIS DA ARQUITETURA CONSTITUTIVA DOS TEXTOS.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
A DJUNTO A DNOMINAL X C OMPLEMENTO N OMINAL. D IFERENÇAS 1ª - o complemento nominal se liga a substantivos abstratos, a adjetivos e a advérbios; o adjunto.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo.
ORAÇÕES SUBORDINADAS Turma: ADM3AM Prof: Chico Arruda.
Pronome  É a palavra variável em gênero, número e pessoa que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso.
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
Professora Raysa Ferreira Aposto e Vocativo. Aposto O aposto é uma palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com o objetivo.
Principais diferenças entre complemento nominal e adjunto adnominal
Trabalho de PortuguêsTrabalho de Português Predicativo do sujeito e do objetoPredicativo do sujeito e do objeto.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Alunos:Gracielle Batista de Moraes Luana Carolina Ferreira Michael Welter Jaime Scarleth Menezes de Moura.
GRAMÁTICA Sintaxe - Funções sintáticas. Retoma e consolidação: sujeito, predicado, vocativo, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo,
Revisão para Fuvest PORTUGUÊS.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito.
FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS
Funções sintáticas.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão

Adjunto adnominal É o termo que vem associado a nomes substantivos que ocupam a posição de núcleo de uma função sintática qualquer, modificando, especificando ou precisando seu sentido no contexto. Não precisa de seguro de casa e de saúde. ↓ ↓ ↓ ↓ VTI Objeto indireto Adjunto adnominal

Adjunto adnominal Os adjuntos adnominais, associados a qualquer função sintática, costumam ser expressos por: Adjetivos: crianças obedientes, políticos corruptos. Locuções adjetivas: anéis de ouro, livro de histórias. Artigos definidos e indefinidos: o livro, uns livros. Pronomes possessivos: meu livro Pronomes demonstrativos: esses livros. Pronomes indefinidos: algum livro.

Adjunto adnominal Pronomes interrogativos: qual livro? Pronomes relativos: a biblioteca, cujos livros estão em mal estado. Numerais: duzentos de cinquenta livros.

Complemento nominal É o termo da oração que integra o sentido de certos nomes (substantivos e adjetivos) e advérbios, especificando-os. Sua relação com o termo cujo sentido complementa é feita por meio de uma preposição.

Exemplos As observações referentes às redações estão anotadas na margem. referentes → adjetivo às redações → complemento nominal Nossas previsões relativamente ao resultado das provas confirmaram-se. ↓ relativamente → advérbio complemento nominal

Exemplos A confiança nos amigos é uma característica das pessoas sinceras. confiança → substantivo nos amigos → complemento nominal

Predicativo do sujeito Atribuição para o sujeito. Liga-se ao sujeito através de verbo de ligação. Estrutura da oração: Sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito Exemplos: Durante a entrevista, ela pareceu-me nervosa. A fiscalização das rodovias permanece intensa neste feriadão.

Predicativo do objeto Atribuição para o objeto. Liga-se ao objeto através de verbo de ligação. Exemplo: O medo torna covardes os homens. o medo → sujeito torna → VTD covardes → predicativo do objeto os homens → OD

Aposto É o termo que, acrescentado a outro termo da oração, tem a função de ampliar, resumir, explicar ou desenvolver mais o conteúdo do termo ao qual se refere.

Tipos de aposto Explicativo: Assisti a um documentário sobre Chuck Jones, criador do Pernalonga, na TV a cabo. Enumerativo: Para vencer na vida, são necessárias três qualidades: coragem, determinação e paciência. Recapitulativo (resumidor): Lápis, cadernos, borrachas, canetas, todos esses objetos atraem a atenção das crianças nas papelarias.

Tipos de aposto Comparativo: O rio caudaloso, serpente negra, traz o progresso para as populações ribeirinhas. Na escrita, o aposto é sempre antecedido por vírgula ou dois-pontos. O aposto explicativo e o comparativo são antecedidos e seguidos de vírgula.

Vocativo É o termo que tem a função de interpelar diretamente o interlocutor. Como sua função é estabelecer um vínculo explícito com o contexto discursivo, o vocativo é um termo que tem independência sintática no interior das orações e dos períodos.

Exemplos Sossega, coração, não desesperes. (Fernando Pessoa) A vida, meus filhos, deve ser vivida intensamente. Podemos observar que na estrutura da oração, o vocativo é um termo à parte, isto é, não pertence nem ao sujeito nem ao predicado.