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1 NÍVEIS DA ARQUITETURA CONSTITUTIVA DOS TEXTOS 1 NÍVEIS DA ARQUITETURA CONSTITUTIVA DOS TEXTOS.

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1 1 NÍVEIS DA ARQUITETURA CONSTITUTIVA DOS TEXTOS 1 NÍVEIS DA ARQUITETURA CONSTITUTIVA DOS TEXTOS

2 macroestrutura do texto (tipos de discurso, tipos de seqüência, plano geral do texto) macroestrutura do texto (tipos de discurso, tipos de seqüência, plano geral do texto) mecanismos de textualização mecanismos de textualização mecanismos enunciativos (distribuição das vozes, dêiticos, termos subjetivos e marcação das modalizações) mecanismos enunciativos (distribuição das vozes, dêiticos, termos subjetivos e marcação das modalizações)

3 2 Discurso argumentativo Pressupõe uma estreita relação entre a atividade discursiva e o seu contexto: necessidade de análise dos aspectos enunciativo-pragmáticos desse tipo de discurso. Pressupõe uma estreita relação entre a atividade discursiva e o seu contexto: necessidade de análise dos aspectos enunciativo-pragmáticos desse tipo de discurso.

4 3 Mecanismos enunciativos  Contribuem para o estabelecimento da coerência pragmática (ou interativa) do texto: esclarecem os posicionamentos enunciativos (quais são as instâncias que assumem o que é enunciado no texto, quais são as vozes que aí se expressam) e traduzem, através das modalizações, as diversas avaliações (julgamentos, opiniões, sentimentos) formuladas a respeito de algum aspecto do conteúdo temático.

5 3 MECANISMOS ENUNCIATIVOS 3.1 Posicionamentos enunciativos 3.1 Posicionamentos enunciativos 3.1.1 Vozes 3.1.1 Vozes 3.1.2 Índices da enunciação 3.1.2 Índices da enunciação 3.2 Modalizações 3.2 Modalizações

6 3.1 Posicionamentos enunciativos Partindo do princípio de que um discurso argumentativo se constrói sempre em relação a um contradiscurso efetivo ou virtual, ele é sempre um discurso polifônico: pressupõe uma heterogeneidade e uma hierarquização de vozes discursivas no interior de um mesmo texto. Partindo do princípio de que um discurso argumentativo se constrói sempre em relação a um contradiscurso efetivo ou virtual, ele é sempre um discurso polifônico: pressupõe uma heterogeneidade e uma hierarquização de vozes discursivas no interior de um mesmo texto.

7 3.1.1 Vozes Entidades que assumem (ou às quais são atribuídas) a responsabilidade do que é enunciado. Entidades que assumem (ou às quais são atribuídas) a responsabilidade do que é enunciado.

8 3.1.2 Índices da enunciação Marcas lingüísticas da posição do argumentador em relação ao enunciado/traços de subjetividade: Marcas lingüísticas da posição do argumentador em relação ao enunciado/traços de subjetividade: dêiticos dêiticos termos subjetivos (afetivos ou avaliativos) termos subjetivos (afetivos ou avaliativos)

9 Dêiticos Termos que articulam o enunciado sobre a realidade extralingüística, referindo-se à situação de comunicação: podem ser pessoais (pronomes pessoais de 1ª e 2ª pessoas e pronomes possessivos correspondentes), espaciais (pronomes demonstrativos, advérbios ou expressões adverbiais) e temporais (advérbios ou expressões adverbiais). Termos que articulam o enunciado sobre a realidade extralingüística, referindo-se à situação de comunicação: podem ser pessoais (pronomes pessoais de 1ª e 2ª pessoas e pronomes possessivos correspondentes), espaciais (pronomes demonstrativos, advérbios ou expressões adverbiais) e temporais (advérbios ou expressões adverbiais).

10 Termos subjetivos Podem ser de qualquer categoria gramatical (adjetivos, substantivos, verbos, advérbios): através deles, o argumentador manifesta sua reação a respeito do que está sendo questionado (termos afetivos) ou avalia, qualitativa ou quantitativamente, o que está sendo questionado (termos avaliativos). Podem ser de qualquer categoria gramatical (adjetivos, substantivos, verbos, advérbios): através deles, o argumentador manifesta sua reação a respeito do que está sendo questionado (termos afetivos) ou avalia, qualitativa ou quantitativamente, o que está sendo questionado (termos avaliativos).

11 3.2 Modalizações Traduzem, a partir de qualquer voz enunciativa, os diversos comentários ou avaliações formulados acerca de alguns elementos do conteúdo temático. Traduzem, a partir de qualquer voz enunciativa, os diversos comentários ou avaliações formulados acerca de alguns elementos do conteúdo temático.

12 FONTES ADAM, J.-M. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992. ADAM, J.-M. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992. BOISSINOT, A. Les textes argumentatifs. Toulouse: Bertrand- Lacoste, CRDP de Toulouse, 1994. BOISSINOT, A. Les textes argumentatifs. Toulouse: Bertrand- Lacoste, CRDP de Toulouse, 1994. BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1999. BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1999.


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