CENÁRIOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - CCT0410

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
‘ Por que estudar sistemas de informação?
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Participantes do Processo de Desenvolvimento de Software
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Tendência de Mercado.
GERENCIAMENTO DE REDES
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Implementação de Sistemas
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Fundamentos de Sistemas de Informação
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
Apresentação Institucional 2008/04
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
A PRESENTAÇÃO I NIT N ET A INIT NET é uma empresa idealizada no final de 1999 tendo como finalidade fornecer soluções comerciais baseadas em três pilares:
Pós-Graduação em TI de A a Z
gestão em inteligência competitiva
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
IFSul – Campus Venâncio Aires
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Arquitetura Cliente /Servidor
Análise e Projeto de Sistemas
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Gestão de defeitos.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
A ITC Service é uma empresa com foco em Tecnologia da Informação para Empresas Orientada para a Tecnologia como solução de problemas empresariais Conformidade.
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
Sistemas de Informação: Estrutura básica dos Sistemas Empresariais.
Mercado de trabalho TIC !?!? Eng. Samuel M. B. Cavalcante
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
E-commerce e E-business
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Capítulo 6: SAD – Arquitetura e aspectos de rede e segurança
Bem-vindo!.
Logística Integrada Engenharia de Produção
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Tema 1: Princípio do desenvolvimento seguro
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Introdução aos Sistemas Operacionais
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Superintendência de Gestão da Informação
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Macrofluxo de um processo Objetivo do processo – parece obvio, mas, as pessoas se esquecem do obvio. Se vou começar um projeto.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
Portfólio de Serviços TI
Quem Somos Somos uma empresa com foco alinhado ao seu negócio. Buscamos obter o máximo aproveitamento dos recursos disponíveis por meio de automações.
Estrutura Organizacional da Infor Gerência de Tecnologia da Informação Diretoria de Administração.
Introdução ao Gerenciamento de Redes de Computadores Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Capítulo 01 Gerenciamento de Redes.
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
Projeto Integrador I Implementação de Servidor de Arquivos Eliane Linhares Mota 1.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

CENÁRIOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - CCT0410 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal 1

Contextualização Objetivos Identificar os profissionais de TI; Entender a importância das profissões, tanto as que lidam com software quanto as que lidam com infra estrutura; Apresentar o CBO para as profissões de TI

Introdução Com o avanço das tecnologias, do poder de processamento e dos meios de armazenamento e dos dispositivos móveis, hoje há uma necessidade muito grande por todo o tipo de profissional de TI A sociedade demanda novas soluções para facilitar e automatizar a vida e está nas mãos das pessoas que trabalham na informática analisar estas necessidades, desenvolver estas soluções e entregar estes produtos É possível dividir a área de TI em 3: Análise e desenvolvimento Infraestrutura e suporte Gestão e governança de T

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ementa Análise e desenvolvimento Analista de sistemas - o profissional tem contato direto com os clientes, para verificar suas nece ssidades, requisitos e ou problemas que os usuários possam ter Analista de requisitos - é o profissional que analisa a empresa para identificar os requisitos e as especificações para projetos de TI Analista de negócios - é o profissional que auxilia na coordenação e moderação de planejamentos estratégicos e na realização de reuniões para estabelecer metas, para que os gerentes abarquem novas ideias ao invés de diminuí-las

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ementa Análise e desenvolvimento Analista de organização, sistemas e métodos - é uma evolução do analista de organização e métodos (OM), que sofreu forte impacto com o surgimento do analista de sistemas, que, com a tarefa de introduzir novos métodos de trabalho sempre via computador, começou a avançar sobre a função do analista de O&M Analista de business intelligence (BI) - identifica padrões nos dados armazenados e, tendo como base esses padrões, ele propõe análises que preveem o andamento de determinado produto ou o comportamento de um cliente Analista de qualidade de software - é o profissional que valida o processo utilizado em sua criação e desenvolvimento Analista de processos - este profissional analisa e define processos de trabalho, estuda tempos e parâmetros, mapeia fluxos das atividades e identifica falhas, com o objetivo de estabelecer novas estratégias para a solução de problemas no processo de melhoria contínua

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ementa Analista de testes - profissional ligado à área de teste de software, cuja função inclui desde a criação das estratégias de testes que serão utilizadas no produto em desenvolvimento até a criação dos planos de testes, que são passos predefinidos que o testador terá de executar, com a finalidade de verificar os resultados esperados de cada passo Arquiteto de software - O arquiteto de software fará a escolha dos módulos, da tecnologia, irá pensar na segurança e em como fazer a interface gráfica. Irá analisar a forma de reportar os erros e de gerar a comunicação entre as várias camadas Consultor de TIC - é responsável pela análise de algum problema específico ou não do cliente. Com base nessa análise, o consultor propõe possíveis soluções para resolver os pontos falhos Desenvolvedor de software - este profissional tem por objetivo desenvolver softwares, fazer a programação de computadores

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ementa Desenvolvedor de games Desenvolvedor de App - Este desenvolvedor também é um profissional multifacetado, pois terá que compreender as necessidades do consumidor bem como ter conhecimento técnico de desenvolvimento em linguagens específicas nativas Programador - é o profissional que tem a responsabilidade de escrever rotinas e instruções em linguagens de programação Programador desktop - programador de aplicações ou sistemas para ambiente local, ou seja, programas que vão funcionar em um computador ou numa rede de computadores, dentro de um sistema operacional como Windows, Linux ou MAC

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ementa Programador Web - responsável por programar websites ou sistemas web. Os websites são caracterizados por funcionar na rede mundial da Internet e serem acessíveis em qualquer lugar Programador mobile - é especializado em criar aplicativos para celulares e dispositivos móveis. Ele pode trabalhar com uma das plataformas Android, IOS, Windows Phone ou Java, entre outras Programador de jogos - é o responsável por desenvolver partes das instruções lógicas de um jogo digital ou, até mesmo, o jogo completo

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Objetivos Profissionais de banco de dados DBA - é um profissional que se dedica, em especial, a tudo que está relacionado com a administração de bases de dados Administrador de dados - É um profissional que se dedica a estudar os dados e a melhor forma de armazená-los Profissionais Web Analista de sistemas Web - é aquele que trabalha com o desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos para o comércio e marketing eletrônico, além de portais para Internet e Intranets

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Objetivos Profissionais de banco de dados Desenvolvedor Web - é o profissional especializado em desenvolver aplicações que funcionam na nuvem Web designer - O especialista tem a responsabilidade de codificar o que foi criado pelo designer de interface Analista de conteúdo Web - atua na produção de conteúdo, alimenta sites e gerencia redes sociais Analista de E-Commerce/E-Business - este profissional tem como principais funções a gestão de projetos de comércio on-line, o que envolve a disponibilização de produtos na rede, a venda e cobrança de produtos pela Internet, a logística de clientes a distância e o combate a fraudes

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Objetivos Profissionais de banco de dados Webmaster - é a pessoa encarregada do site, que decide a tecnologia que será utilizada, os servidores e a estrutura em geral, bem como possui as senhas para fazer modificações na página

Gestão e governança de TI Objetivos Gestão de TI Gerente de desenvolvimento de sistemas - é o profissional responsável por gerenciar as operações de serviços de tecnologia Gerente de projeto - é o profissional cuja função principal é gerenciar um projeto em todos seus estágios, sendo o grande responsável por seu sucesso final Gerente de tecnologia da informação – é o profissional responsável por gerenciar projetos e operações de serviços de tecnologia da informação e comunicação

Gestão e governança de TI Objetivos Gestão de TI Gerente de infraestrutura de TIC - é o profissional que coordena as atividades da infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação da organização, buscando melhorias contínuas nos processos e na qualidade da entrega do serviço prestado Diretor de TIC – CIO - é o profissional responsável por dirigir a implementação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia da informação que visa atender às necessidades de informação de um órgão ou entidade para um determinado período

Gestão e governança de TI Objetivos Governança de TI Auditoria de Ti - tem a missão de gerenciar o risco operacional, ou seja, adotar melhores práticas de infraestrutura, políticas e metodologia e avaliar a adequação dos sistemas de informação utilizados Gerente de segurança da informação - é o profissional que cria e administra as políticas de segurança da informação e comunicação, das métricas e dos indicadores da área de operações de segurança, gerencia as oportunidades de aplicação de tecnologia e interage com outras áreas de maneira a garantir a segurança das informações da empresa

Gestão e governança de TI Objetivos Governança de TI Analista de segurança da informação - este especialista desenvolve técnicas para que os riscos quanto ao acesso não autorizado e/ou roubo de informações sejam minimizados, procura corrigir falhas encontradas nos processos, reduzindo vulnerabilidades e impedindo que dados sensíveis sejam acessados por invasores (internos ou externos à empresa), gerencia equipamentos e softwares que previnam o ambiente contra ataques, como firewall, servidores antivírus, filtros de spam, políticas de senhas etc

Infraestrutura e suporte Conteúdos Infraestrutura Projetista de rede - é o profissional responsável por projetar a estrutura de comunicação da empresa Administrador de rede - é o profissional responsável por atuar no desenvolvimento, configuração e manutenção de soluções e na administração de servidores Linux, Windows, virtualizados ou não, e redes de dados em ambiente data center

Infraestrutura e suporte Conteúdos Suporte Analista de suporte - é o responsável pela correta manutenção dos sistemas operacionais, dos sistemas de gestão e das bases de dados Analista de suporte técnico - em a função de dar suporte técnico presencial (nível 2 ou superior) aos usuários, em relação a softwares, hardwares, rede, utilização da Internet em sistemas interligados por rede, entre outros, para evitar qualquer tipo de paralisação Analista / operador de help desk – help desk – é serviço de apoio a usuários/clientes para suporte e resolução de problemas relacionados à tecnologia da informação e comunicação (TIC)

Infraestrutura e suporte Conteúdos Suporte Analista de service desk / help desk - o service desk é a evolução do help desk, porque agrega em si mais qualidade e abrangência. O service desk em si é um centro de registro de entrada e saída de pedidos de assistência por parte dos clientes de determinada empresa Analista de storage - o analista de storage trabalha diretamente com “redes de área de armazenamento” (em inglês storage area network, cuja sigla é SAN), que agrupam dispositivos de armazenamento de dados de vários computadores. As SANs são projetadas para comportar grande tráfego de informações e utilizadas por várias empresas que necessitam de uma rede computacional rápida e segura

Infraestrutura e suporte Conteúdos Suporte Analista de telecomunicações - é o profissional responsável pela execução dos procedimentos de instalação, testes e manutenção da plataforma (servidores) de comunicação corporativa, basicamente telefonia, call center, correio de voz e videoconferência utilizando o protocolo IP, garantindo ao máximo a continuidade dos serviços, mesmo em momentos de crise

Bibliografia Básica Novos papéis da TI Arquiteto de nuvem – é um projetista de armazenamento de dados para a grande massa de dados. Administrador de nuvem – responsável por monitorar o funcionamento e a qualidade dos ambientes de armazenamento na nuvem Projetista de capacidade de nuvem – responsável pelo dimensionamento da capacidade de armazenamento da nuvem Engenheiro de automação em TI – responsável pela análise e projeto de sistemas autônomos para resolver problemas diários por meio de sensores e atuadores Gerente de serviço – está no meio do gerente de vendas e o consumidor. É sua responsabilidade identificar necessidades da sociedade para propor novas soluções de TI Bibliografia Básica