Interação Biosfera-Atmosfera Prof. Dr. José de Souza Nogueira Instituto de Física/UFMT Prof. Dr. José Holanda Campelo Júnior Depto. de Solos e Eng. Rural.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Ceará
Advertisements

ESTÁGIO NÃO REMUNERADO – OBRIGATÓRIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
Bacharelado em Sistemas de Informação
Programa de Pós-Graduação em Informática
CIÊNCIAS AMBIENTAIS ESPECIALIZAÇÃO EM UNIVERSIDADE
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
(Metodologia Científica)
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
“Dicas” para o Supervisor de Ensino
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Órgãos fiscalizadores da Profissão e registro profissional
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL
DINTER em Administração UFMG/UFAM e associadas
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
O que é? Programa de Auxílio Estudantil
ORIENTAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS PARA O ANO LETIVO DE 2013 PORTARIA CGRH Nº 3, DE 30/07/2012.
Auxílio participação em eventos
PROCESSO SELETIVO PARA A TURMA DE 2015
Como adquirir seu Certificado
Inscrições Online Creditações. Inscrições Verifique se a sua matrícula foi validada e aproveite para realizar a inscrição online Serviços Académicos Prazos.
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
Tutorial de Inscrição para novos membros. Guia Passo a Passo.
DEPARTAMENTO DE DERMATOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DA USP
Prof. Edilson História Prof. Edilson História NOVO ENEM 2009.
MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE X CLIENTE
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Como adquirir seu Certificado
PROCEDIMENTOS PROUNI (EAD)
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Estágio Supervisionado
Seleção, qual a melhor proposta ?
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Cooperação Internacional - CGCI Setor Bancário Norte – Quadra.
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – P,D&I BioLogicus – Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda A Diretoria de P,D&I da BioLogicus.
NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO Características do Curso
Criação: Mestrado: 14 de Janeiro de 1983
SECRETARIA ESCOLAR.
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 21/08/2015
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
PÓS-GRADUANDOS SEJAM BEM-VINDOS À FACETEG APRESENTAÇÕES Coordenador Geral de Pós-Graduação da UPE: Prof. Dr. Fernando Buarque Prof. Dr. Fernando Buarque.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
BEM-VINDOS!.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
O QUE É? É uma linha de crédito para apoiar a realização de projetos pessoais onde um terreno, uma casa ou um apartamento fica de garantia na operação.
Serviço de Psicologia e Orientação
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS PROAA F RESOLUÇÃO N º 020/2013 CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM 22 DE NOVEMBRO DE 2013 Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ HOSPITAL PRONTOCÁRDIO LIGA DO CORAÇÃO – Estágio Concursado em Emergência e UTI Prontocárdio – – Edital de Seleção.
Orientações gerais para a posse.  Parabenizar os aprovados;  Repassar as informações referentes às documentações exigidas em edital, a serem entregues.
Tutorial Editais FIEX 2016 Elaborado por: Taiani Bacchi Kienetz
Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional
INFORME DE AÇÃO EDUCACIONAL CURSO TÉCNICO EM GERÊNCIA EM SAÚDEwww.cosemsmg.org.br REUNIÃO COSEMS – FEVEREIRO 2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente.
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA RECONHECIDO PELO MEC. INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS O seu Curso de Teologia Livre pode ser reconhecido pelo MEC, através da complementação.
EMBRAPA CERRADOS EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO O Chefe Geral da Unidade Embrapa Cerrados.
Procedimentos para participação nos processos seletivos para concessão dos auxílios previstos nos Programas de Promoção à Permanência do Campus Ceilândia.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
PEP EJA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO DO ENSINO Autores: Énery.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
As Atividades Complementares têm por objetivo flexibilizar os currículos, de forma a incentivar o discente a expandir sua formação para além das áreas.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
COMO FAÇO PARA ME INSCREVER?
Transcrição da apresentação:

Interação Biosfera-Atmosfera Prof. Dr. José de Souza Nogueira Instituto de Física/UFMT Prof. Dr. José Holanda Campelo Júnior Depto. de Solos e Eng. Rural /FAMEV/UFMT Prof. Dr. Francisco de Almeida Lobo Depto. de Solos e Eng. Rural/FAMEV/UFMT Prof. Dr. Eduardo Guimarães Couto Depto. de Solos e Eng. Rural/FAMEV/UFMT Prof. Dr. Geraldo Lúcio Diniz Depto. de Matemática/ICET/UFMT Profa. Dra. Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira Depto. de Arquitetura e Urbanismo /FAET/UFMT Prof. Dr. George Louis Vourlitis – Biological Sciences Department/California State University San Marcos, CA, USA. Prof. Dr. Carlo Ralph De Musis Universidade de Cuiabá/UNIC Profa. Dra. Luciana Sanches Depto. de Eng. Sanitária e Ambiental/FAET/UFMT Prof. Dr. Peter Zeilhofer Depto. de Geografia/ICHS Prof. Dr. Marcelo Sacardi Biudes Instituto de Física/UFMT Profa. Dra. Carmen Eugenia Rodríguez Ortiz Depto. de Botânica e Ecologia/IB/UFMT Prof. Dr. Josiel Maimone de Figueiredo Instituto de Computação/UFMT Prof. Dr. Osvaldo Borges Pinto Júnior Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES Prof. Dr. Denilton Carlos Gaio Instituto de Física/UFMT Análise e Modelagem de Processos Ambientais Complexos Profa. Dra. Iramaia Jorge Cabral de Paulo Instituto de Física/UFMT Prof. Dr. Sérgio Roberto de Paulo Instituto de Física/UFMT Reitora Maria Lúcia Cavalli Neder Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação Leny Caselli Anzai Diretor Alberto Sebastião de Arruda Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental José de Souza Nogueira Secretária da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental Soilce Beatriz de Paula Carrilho Cesário Gonçalves Queiroz Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental Av. Fernando Corrêa da Costa, n° 2367 Cidade Universitária, Bloco PG Física Ambiental, Sala 20, CEP: Cuiabá - MT Fone/Fax: (65) Informações - Edital 2014: Editais >Pós-graduaçãowww.pgfa.ufmt.br UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FÍSICA MESTRADO ÁREA NA CAPES: CIÊNCIAS AMBIENTAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS SELEÇÃO 2014 Cuiabá – Mato Grosso – Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO OUTRAS INFORMAÇÕES INSTITUTO DE FÍSICA LINHA DE PESQUISA

INSCRIÇÃO POR CORRESPONDÊNCIA LINHA DE PESQUISA TAXA DE INSCRIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS O Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental, em nível Mestrado, com área de concentração em Mudanças Climáticas Globais, está vinculado ao Instituto Física da Terra da Universidade Federal de Mato Grosso e tem como objetivo formar mestres aptos a estudar e entender o funcionamento dos ecossistemas da região, do ponto de vista físico, no contexto das mudanças globais. Igualmente, os impactos da ação antrópica sobre esses ecossistemas, na perspectiva de elaboração de políticas públicas voltadas a uma compatibilização entre a preservação do meio ambiente regional e a ocupação humana. INFORMAÇÕES GERAIS Quanto às inscrições, os documentos originais serão necessários tão-só para comprovação, sendo retida as fotocópias autenticadas. Não será aceito entrega posterior de nenhum documento. Serão admitidos candidatos com curso de graduação, nas áreas de Ciências Físicas e Biológicas, ou áreas consideradas afins pelo colegiado do Programa. Os pedidos de inscrição deverão ser encaminhados à Secretaria de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental/IF/UFMT. Documentos necessários à inscrição: Formulário de inscrição, devidamente preenchido; (Anexo 1 do Edital - e Fotocópia autenticada do diploma de graduação obtido em curso de duração pleno, devidamente registrado, ou comprovação do último ano de graduação, caso não esteja concluída; Histórico escolar de graduação, autenticado e completo; Cópia impressa do Currículo Lattes/CNPq documentado dos últimos cinco (05) anos (extraído da Plataforma Lattes: Duas cartas de recomendação; (Anexo 2 do Edital); Uma foto 3x4 (recente ); Fotocópia autenticada dos documentos pessoais (RG, Declaração de regularidade do CPF – Receita Federal, Título de Eleitor, com comprovante da última votação, Certidão de Nascimento ou Casamento); Fotocópia autenticada de quitação com o serviço Militar, no caso de o candidato ser do sexo masculino; Outros documentos exigidos pelo Colegiado do Programa; Taxa de Inscrição: R$ 132,64 (recibo original). Declaração de disponibilidade Os candidatos residentes fora de Cuiabá poderão solicitar inscrição, mediante procuração ou por via sedex. Os documentos exigidos deverão ser autenticados em cartório, ou fotocópias acompanhadas dos originais. Deverão ser postado nos correios até 25/10/2013 para o endereço Programa de Pós- Graduação em Física Ambiental, Instituto de Física/IF/UFMT, Bloco Física Ambiental, Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 Cidade Universitária, CEP: , Cuiabá-MT. O candidato inscrito por correspondência deverá entrar em contato com a secretaria do Programa para confirmar o recebimento da inscrição. O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 132,64 deverá ser efetuado mediante boleto bancário disponível on- line ( durante o período reservado para inscrição. Efetivado o depósito, não haverá devolução da taxa de inscrição. PERIODO DE INSCRIÇÃO: 14/10/2013 a 25/10/2013, das 14 às 17 horas. LOCAL: Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação em Física Ambiental – Instituto de Física/IF/UFMT – Bloco Física Ambiental. NÚMERO DE VAGAS: 12 vagas/Edital 2014/ SELEÇÃO Os candidatos serão selecionados pela Comissão Examinadora, mediante análise da documentação apresentada e prova escrita eliminatória. Selecionados, os candidatos serão submetidos a uma entrevista. PROVA ESCRITA: 25/11/13 às 8 horas, (com duração máxima de três horas). ARGUIÇÃO: 27/11/13 das 8 às 11 e das 14 às 17 horas. REQUISITOS Interação Biosfera-Atmosfera: O principal enfoque é a análise de trocas de matéria e energia entre a biosfera e a atmosfera. A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIASSEM.CRED. Teoria da Complexidade Aplicada ao Estudo do Meio Ambiente 1º4 Teoria em Física Ambiental I 1º4 Vegetação e Clima 2º4 Métodos Estatísticos em Física Ambiental I 2º4 B) DISCIPLINAS OPTATIVASSEM.CRED. Instrumentação Micrometeorológica 1º4 Métodos Experimentais em Física Ambiental. 2º4 Teorias e Técnicas de Tratamento de Dados com imagens de Satélite 2º4 Metodologia da Pesquisa Científica 2º2 Bioclimatologia I 1º4 Tratamento Computacional de Dados Ambientais 2º4 Para a obtenção do título de Mestre em Física Ambiental, o candidato deverá integralizar, no mínimo, vinte créditos em disciplinas, sendo dezesseis em disciplinas obrigatórias e quatro em disciplinas optativas. Análise e Modelagem de Processos Complexos: Análise e modelagem de processos inerentes a sistemas ambientais complexos, tais como ecossistemas, sistemas urbanos e sistemas rurais. ESTRUTURA CURRICULAR