Faculdade de Letras | Universidade de Lisboa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Advertisements

ARTE ROMÂNICA.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
BARROCO s.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.
Arte Paleocristã.
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
Trabalho de História Giotto Di Bondone. Prof.:Vânia. Série:7º ano A.
A Revolução Industrial
Humanismo e individualismo
Funcionamento do tempo na obra “Frei Luís de Sousa”
BARROCO.
Santo Antonio.
Conheces s. Francisco de Assis ?.
Capítulo 4 Baixa Idade Média
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Tintoretto.
Cultura, Arte e Religião
Renascimento Alexandre Neto.
1º de Maio, São José Operário
Rainha das Virgens.
Desenho de Arquitectura
O último paga o churrasco
Maria, Mãe da Humanidade
Nossa Senhora das Dores
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
“A arte dos contrastes”
Imaculada Conceição de Maria
RENASCIMENTO.
BARROCO.
São Benedito, o Negro.
Nossa Senhora do Bom Conselho
Em 7 de novembro de 2008 encerrou-se o ano comemorativo aos 700 anos de morte do representante máximo da Escola Franciscana: o beato João nascido em.
Clique para avançar (Lucas 1,31)) Meu irmão, minha irmã, Queremos presentear você com essa bela pintura da Renascença. Nela, o pintor retrata dois momentos.
CLICK para avanzar A Vida de Miquelângelo Nasceu em 6 de março de 1475 em Capri, Itália. Sua mãe morreu quando ele tinha 6 anos. Cresceu sem afeto.
Margarida nasceu em 22 de agosto de 1647, em Verosvres, na Borgonha, França. Sua formação cultural e religiosa foi feita por monjas clarissas. Porém,
As Religiões Abraâmicas
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
No dia 17 de junho de 1603, nasceu, no reino de Nápoles, na aldeia de Copertino, um menino de nome José. Era o filho mais novo da família Desa, cujo.
Oração de São Francisco de Assis
Imaculada Conceição da Virgem Maria
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
São Francisco de Assis, "homem apaixonado por Cristo", vivia segundo a regra do Evangelho, imitando Jesus, Filho de Maria.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Cândido Portinari.
São Francisco de Assis Fr. Marcos Roberto Rocha de Carvalho, OFMCap.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
História da arte: breves considerações
S. Gonçalo de Lagos Discente: Adriana Maria Pardal Costa Curso: História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Afonso Lisboa,
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Curso: História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Luís Urbano Afonso Ano Letivo: 2015/2016.
Santo Agostinho Unidade Curricular: Iconografia Docente: Luís Afonso Ano Lectivo: 2015/2016 Aluna: Sara Florêncio nº
Santo Antão Maria Francisca Antão Nº145689Iconografia Professor Doutor Luís Urbano Afonso 2ºSemestre 2015/2016 Estudos Gerais.
São Tomás, Apóstolo Curso de Licenciatura em História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano de Oliveira Afonso Ano Letivo.
LADAINHA DOS SÍMBOLOS DE SANTO ANTÔNIO (Cris Cunha, junho/2016)
S. Luís de Toulouse Licenciatura: História da Arte Cadeira: Iconografia Prof. Luís Urbano Afono Bárbara Inês Martinez Caetano Clemente Ribeiro Licenciatura:
Santa Catarina de Siena História da Arte Iconografia Professor Doutor Luís Afonso Catarina Fernandes nº Ano letivo
Santa Matilde de Ringelheim Matilde Outeiro | nº Artes e Humanidades Iconografia | Professor Luís Urbano 2016.
SANTA ISABEL da Hungria 17 de Novembro Curso de Licenciatura de História Da Arte Disciplina de Iconografia Docente Professor Doutor Luís Urbano Afonso.
São Gonçalo de Amarante
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Letras | Universidade de Lisboa São Francisco de Assis Curso: História da Arte Cadeira: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano Afonso Discente: Rafaela Ramos de Faria nº147497

Vida do Santo Nasce em 1182 com o nome Francesco “Giovanni” Bernardone, filho de mercadores têxteis Infância feliz, adolescência boémia em busca do sonho nobre: ser cavaleiro e converter os infiéis. 1202: Participa na batalha da ponte de S. Giovanni, entre os nobres e a burguesia mercantil. Fica prisioneiro em Perugia até 1204. Regressa doente, apesar de voltar à vida boémia começa a questionar-se e a refletir nas relações entre o homem interior e o homem exterior. – Ínicio da conversão. Primeira prova da sua conversão: Renúncia de todos os bens – homem da dávida total Última prova: Acontece em Pociúncola, ao restaurar um oratório entre duas leprosarias. Aqui ouve o Capítulo X de Mateus Fig. 1 - São Francisco de Assis, (1585-90) retrato de Annibale Carracci (Bolonha 1560 - Roma 1609)

Vida do Santo Vai a Roma com os seus irmãos falar com o Papa Inocêncio III para que se crie a Ordem dos Frades Menores. Este acorda, verbalmente e, dá-lhe autorização para pregar e Francisco compromete-se ser fiél a todos os papas. Em 1223, faz a festa do Natal em Greccio, para comemorar a sua peregrinação a Jerusalém. Em 1224 tem a visão da Estigmatização – Acontece no Monte Albernia, no dia da festa da Exaltação da Cruz, onde viu Cristo-serafim e as feridas deste tornaram-se suas. Morre a 4 de Outubro de 1226. Canonizado em 1228 pelo Papa Gregório IX. Fig. 2 - São Francisco, Caravaggio, 1606, Galleria Nazionale d'Arte Antica, Roma

Iconografia Franciscana Medieval e Iconografia Tridentina

Iconografia Franciscana Medieval As suas lendas eram baseadas em profetas do Antigo Testamento e na história de Cristo - semelhanças com a vida de Cristo – Francisco alter Christus; Episódios que evocam outros santos como S. Martinho e ou profetas, como Moisés e Elias; No final da Idade Medieval havia-lhe uma grande devoção; Representação dos episódios da sua vida, visões e milagres; Maior obra: conjunto de 28 frescos na Basílica de Assis, datadas entre 1297-1300, feitos por Giotto, como forma de enaltecer a Ordem Franciscana. É de reparar que o santo aparece representado de forma ideal; Envolvimento da cena em espaços arquitetónicos, naturalismo e cores garridas;

Iconografia Franciscana Medieval Fontes literárias: Legenda Maior e Legenda Menor – de São Boaventura e Prima Vita e Secunda Vita de Tomás de Celano. Bonaventura marcou as primeiras representações do Santo. Estilização bizantina – Legenda de Francisco. Figura 3 e 4 BERLINGHIERI, Boaventura. São Francisco, milagres em vida e post mortem e S. Francisco 1235. Têmpera sobre Madeira, sem informações sobre as dimensões. Igreja de São Francisco, Pescia, Itália.

Iconografia Franciscana Medieval Cena 1 – Burguês que estende o manto para S. Francisco Cena 2 – S. Francisco a dar o manto a um nobre carente. Cena 3 – Sonho de S. Francisco com o Palácio do Paraíso.

Iconografia Franciscana Medieval Cena 4 – Manifestação de Cristo pela Cruz de S. Damião Cena 5 –Renúncia dos bens paternos Cena 6 – Sonho do Papa Inocêncio III

Iconografia Franciscana Medieval Cena 9 – Tronos do céu para a Ordem dos Frades Menores Cena 12 – Êxtase de S. Francisco Cena 14 – Milagre da fonte

Iconografia Franciscana Medieval Cena 15 – Sermão aos pássaros. Cena 19 – Estigmatização de S. Francisco

Iconografia Tridentina O nome foi dado por Louis Réau, embora haja diferenças que se notem antes do Concílio de Trento; Devido à estética da pintura barroca, as pinturas deixam de ter uma narrativa extensa e passam a dar ênfase a episódios secundários; Desaparecimento da abundância de cor; predomínio de tons escuros; jogos de luz/sombra, teatralidade; Maior ênfase nos elementos iconográficos do santo e a inclusão de novos; Desvanecimento das cenas de sermões e visões; Maior número de representações do santo sozinho, maioritariamente retratos; Aspecto mais aproximado aos camponeses e mais dramático e doloroso – Prova que Deus escolhe os mais humildes; Principais escolas – Veneziana: Tinteretto, Veronés e os Bassanos; Bolonha: Ludovico Carraci, Guido Reni e Guerniciano; Espanhola: El Greco e Zurbarán.

Iconografia Tridentina Concerto Angélico Guido Reni - 1605 Pinacoteca Nacional - Roma

Iconografia Tridentina São Francisco venera o crucifixo El Greco 1595 San Francisco São Francisco de Assis (1669) Claudio Coello Museo del Prado  Madrid, Espanhaa Oleo 159 x 89 cm

Iconografia: elementos que persistem Hábito Franciscano; Cinto de Cordão com 3 nós: Obediência, Castidade e Pobreza; Estigmas; Crucifixo; Terço; Caveira; Livro Sagrado; Animais "São Francisco de Assis Recebendo as Estigmas" - Peter Paul Rubens "São Francisco" - Mark Sanislo

Bibliografia Fontes gráficas: http://deniseludwig.blogspot.pt/2013/10/pinturas-de-sao-francisco-de-assis-arte.html (15 de Maio)* http://en.wahooart.com/ (15 de Maio)* http://www.san-francesco.org/immagini_pt.html (15 de Maio)* Fontes bibliográficas: RÉAU, Louis, Iconografia de los santos: De La A a F, Edição El Serbal BOAVENTURA, São, Lengenda Maior e Menor, tradução de Frei José Maria da Fonseca Guimarães. CESAR, Aldilene Marinho, Transformações na cultura religiosa: os ciclos pictóricos da vida de Francisco de Assis na Itália dos séculos XIII ao XVI, ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. CESAR, Aldilene Marinho, Imagens e práticas devocionais: A estigmatização de Francisco de Assis na Pintura Ibero-Italiana dos Séculos XV-XVI. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. FONTES BIOGRÁFICAS FRANCISCANAS - sine-data,_AA_VV,_Fontes_Biograficas_Franciscanas,_PT.pdf (10 de Maio) Histórias de São Francisco nos afrescos de Assis (2010) - YouTube ( 10 de Maio )