Antiguidade Oriental: Persas, Fenícios e Hebreus Prof. Alan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

Os grandes espaços religiosos
HEBREUS HISTÓRIA PROF.ª MARYELLA
Os Hebreus.
“ OS FILHOS DO MAR & O POVO DE DEUS ”
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
Revisão Antiguidade Oriental
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
I D A D E A N T I G A ( 4000 a.c – 476 ) PROF° Garrido.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política;
As civilizações hebraica e fenícia.
HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
HEBREUS PERSAS FENÍCiOS.
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Antiguidade Oriental Parte II Fenícios, Persas e Hebreus
UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.
Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas
Hebreus.
Fenícios, persas e hebreus.
Estado, Cultura e Sociedade
Antiguidade Oriental.
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
OS HEBREUS.
Antiguidade Oriental Fenícios, Persas e Hebreus
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Os Hebreus.
Os Filhos de Abrão ou Abrãao
Hebreus.
Os persas: Um dos maiores Impérios da Antiguidade
Hebreus Egito.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Hebreus.
As Civilizações Hidráulicas:
GÊNESIS & ÊXODO Autor Moisés a.C. Data Foram escritos no deserto Local Povo de Israel Alvo.
Fenícios /Hebreus / Persas
Professor: Rodrigo Neves Disciplina: Geografia..
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Aulas 6 e 7. I- Local: região da Palestina (“Canaã” ou “terra prometida”). Atualmente: Israel. II- Fontes: Bíblia (Antigo.
Pentateuco I Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
OS PATRIARCAS SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA. OS PATRIARCAS SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA MÓDULO 4.
Yarim Ha’Am Veyokhiakh Shedvaro Vetorato Omdim ירים העם ויוכיח שדברו ותורתו עומדים A Noticia que Abalou ISRAEL pelo Rabino pelo Rabino Yitzhak Kaduri 2014.
Os contributos das primeiras civilizações urbanas
A páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes. Isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
A Civilização Romana – parte 1
Origem Local: Palestina (integrava o império romano) Fundador: Jesus Cristo O cristianismo encontra condições favoráveis na Palestina pois os judeus eram.
Terra entre rios..
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
As grandes regiões culturais
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
Trabalho de história nome:Leticia n°12 nome:Paulo n°15 nome:iasmim n° 07 nome:thais n°18 profª:joelma E.E. Braz sinigaglia.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
PROF. JOSÉ AUGUSTO FIORIN
Depois de Babel, que simboliza o máximo do pecado, Deus intervém, dando início à história da salvação. Escolhe Abraão e seus descendentes. Liberta-os da.
1/1 No princípio...
Prof° Joyce de Sousa História da Arte Módulo 3 - Escola Quarup.
Hebreus, Fenícios e Persas
Hebreus.
História/6ºA Profª Tatiane
As Civilizações Hidráulicas
Transcrição da apresentação:

Antiguidade Oriental: Persas, Fenícios e Hebreus Prof. Alan

Peculiaridades: As civilizações persa, fenícia e hebraica fazem parte da Antiguidade Oriental, porém não se enquadram totalmente no paradigma das chamadas Civilizações Hidráulicas (Egito e Mesopotâmia).

Fenícios Civilização comercial-marítima – termo: Talassocracia Colonização fenícia pelo mar Mediterrâneo- Conexões (trocas materiais e imateriais) Alfabeto fonético como uma necessidade (facilitador) nas trocas comerciais.

Persas Organização imperial centralizada com uma eficiente burocracia (20 províncias- satrápias) Caráter expansionista e integrador Religião Zoroastrista (dualista)

Curiosidades - Zoroastrismo Constante luta do Bem (Ahura-Mazda) contra o Mal (Ahrimã-serpente) Crença na vinda de um messias (Shaoshyant) Crença na ressurreição dos mortos e no Juízo Final A comunidade zoroastriana existente no mundo contemporâneo pode ser dividida em dois grandes grupos: os Parses e os zoroastrianos iranianos. Em 2004, o número de zoroastrianos no mundo foi estimado entre e O Censo indiano de 2001 contabilizou zoroastrianos parses.

Peculiaridades da História do povo Hebreu 1° aspecto: o povo hebreu vai dar origem ao atual povo judeu. Com as devidas proporções, a cultura hebraica se preservou ao longo do tempo. 2° aspecto: os hebreus foram a primeira comunidade monoteísta da história da humanidade. Sua religião influenciará o cristianismo e o islamismo. 3° aspecto: principal fonte sobre os hebreus- Velho Testamento (Pentateuco- Torah).

Origens: Os Hebreus eram, inicialmente, oriundos de tribos semitas da Mesopotâmia (região da Caldeia). Segundo relato bíblico os primeiros patriarcas se deslocaram da cidade de Ur para a atual palestina. Organização tribal: 12 tribos de Israel.

E tomou Terá a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã e habitaram ali. E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos; e morreu Terá em Harã (Gênesis 11:31-32 )

Porém, ao chegarem na Palestina (Canaã) os Hebreus entraram em conflito com outros povos da região (filisteus e cananeus). Por conta dessa disputa por terras, o povo hebreu foge para o Egito. Ao longo do tempo serão escravizados pela sociedade egípcia.

Êxodo= Saída Retorno dos Hebreus à Palestina pelo deserto do Sinai Figura emblemática de Moisés e do primeiro registro de leis do povo Hebreu, os chamados 10 mandamentos (Decálogo). “ Os 10 mandamentos podem ser analisados como uma forma simples e prática de organização social e jurídica”.

Sucessivas Diásporas

Os filhos cangaceiros de Moisés Muitos brasileiros do nordeste são de origem judia e nem desconfiam disso por Adriano Costa Expulsos de Portugal, muitos judeus se instalaram no nordeste brasileiro no século XVII. Por volta de 1635 chegaram aos portos do nordeste judeus vindos da Holanda, mas originários da Península Ibérica (sefardins). Atraídos pela prosperidade, os navios fretados por judeus chegavam aos nossos portos quase que mensalmente. Uma vez aqui, muitos prosperaram sobretudo no comércio. Em 1910, uma nova leva, desta vez vindo da Rússia, chega a nossa região.