RavenaBatistérioNeoniano(mosaico) (séc. V). Três experiências humanas fundamentais A água destrói, é perigosa, origem de morte, dá medo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pelo Batismo somos Filhos de Deus
Advertisements

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
Seja Bem-Vindo !.
DOUTRINAS E DISTINTIVAS DA NOVA IGREJA BATISTA
RESTAURANDO A CAPACITAÇÃO
Batismo de Jesus.
Outros pps você encontrará em: Visite-nos em:
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: “Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
PLANO DA SALVAÇÃO.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
2014. Nascer da água nada tem a ver com “batismo nas águas”. Absolutamente, nada a ver com águas naturais. Ninguém nasce de novo com base em águas batismais.
Formação para Catequistas O SÍMBOLO DA FÉ. Sétima Sessão SANTÍSSIMA TRINDADE: UMA RELAÇÃO DE AMOR.
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
 Com a qual é aprovada e promulgada a edição típica do Catecismo da Igreja Católica.  Aos veneráveis Irmãos Cardeais, Patriarcas, Arcebispos, Bispos,
Páscoa, A Grande Celebração pela Liberdade Pr. Leôncio Martins.
O Evangelho de Mateus. Início do ministério de Cristo 02.
Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril O grande conflito entre Cristo e Satanás constitui o pano de fundo.
“A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados...
TRÊS SEGUNDOS Para mudar sua história “Jesus disse ao paralítico (...) Levante-se (...) Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos,
A Paz do Senhor Jesus Esteja com você irmão e com toda a sua família!
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
DEUS CONOSCO: Deus Filho Texto Bíblico – João 1:1-14 Presb. Josimar Santos Rosa.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27) Nos capítulos anteriores, Paulo apresenta o pecado e suas consequências, bem como, o plano de salvação. Já,
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
15 de Abril de 2012 Domingo II da PÁSCOA Cântico Gregoriano.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
Ciclo C VII Domingo da Páscoa A Ascensão do Senhor VII Domingo da Páscoa A Ascensão do Senhor 9 de Maio de 2013 Música: Jesus ressuscitou das trevas.
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Ministério de Formação Dercides Pires da Silva
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Que a ária da Cantata 36 de Advento, de Bach, nos traga um alento litúrgico Regina.
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em.
26 de Fevereiro de 2012 Domingo I Domingo I da Quaresma da Quaresma Domingo I Domingo I da Quaresma da Quaresma Música: “Paulus” antes da conversão, de.
A B C Lucas revela em seu evangelho que a combinação do Espírito Santo com a oração foi o SEGREDO da vida vitoriosa e bem- sucedida de Jesus. Ao longo.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Quem crer e for batizado será salvo. Mc Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.
Creio no Espírito Santo 17 GIAQUINTO, Corrado O Espírito Santo Cerca de 1750 Colecção privada.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Nas pegadas dos primeiros cristãos
Lição da Escola Sabatina 28 de Maio a 3 de Junho.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
Eu sou muito tua amiga Eu também sou teu amigo e gosto de falar contigo.
Iniciar Concurso Leituras da Semana: Reavivados por Sua Palavra – Lucas 18 a João 01.
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
TEOLOGIA & PRÁTICA DE CULTO As crenças e o jeito presbiteriano de adoração Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida.
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
Orações do Padre Carlos Démia. “Ó Espírito Santo, luz da Igreja, enviado do céu por Jesus, para nos ensinar as verdades eternas. Disponde nosso coração.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
Os sacramentos são sinais eficazes de salvação de Cristo: são de fato a sua atuação no “tempo da igreja”.
12º Domingo do Tempo Comum ‘Jesus perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?‘ Lucas 9,20.
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
Ciclo B Música: Cantigas 7 de Outubro 2012 Domingo XXVll do Tempo Comum Domingo XXVll do Tempo Comum.
Transcrição da apresentação:

RavenaBatistérioNeoniano(mosaico) (séc. V)

Três experiências humanas fundamentais A água destrói, é perigosa, origem de morte, dá medo

TSUNAMI

ENCHENTE

TEMPESTADE

AÁGUAAÁGUA ÉPERIGOSAÉPERIGOSA

Três experiências humanas fundamentais A água destrói, é perigosa, o oo origem de morte, dá medo A água é indispensável, f ff fonte de vida para todo ser vivo

A ÁGUA DÁ VIDA

SEM ÁGUA, O DESERTO

A ÁGUA DÁ VIDA

A ÁGUA TRAZ BELEZA À PAISAGEM

E FAZ O ENCANTO DO MAR

Três experiências humanas fundamentais A água destrói, é perigosa, o oo origem de morte, dá medo A água é indispensável, f ff fonte de vida para todo ser vivo A água lava, é m mm meio de purificação, indispensável à higiene

Mas o simbolismo fundamental da água provém da junção da 1ª com a 2ª experiência MORTEVIDA PASSAGEM O simbolismo da água não se reduz a um dos polos: vida ou morte. Ele capta a relação entre ambos, a ambivalência da água expressa na passagem pela água: A vida tem a ver com a morte! A VIDA É O MILAGRE DE QUE OS SERES VIVOS ESCAPEM À MORTE, O COSMOS VENÇA O CAOS

Sieger Köder

Segundo a oração sobre a água, pronunciada na Vigília Pascal Ó Deus, pelos sinais visíveis dos sacramentos realizais maravilhas invisíveis. Ao longo da história da salvação Ao longo da história da salvação, vós vos servistes da água para fazer-nos conhecer a graça do batismo. RECORDAÇÃO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

na origem do mundo Já na origem do mundo, vosso Espírito pairava sobre as águas para que elas concebessem a força de santificar. PRIMEIRA AÇÃO DE DEUS ATRAVÉS DA ÁGUA: A CRIAÇÃO Gn 1,1-2: No princípio Deus criou o céu e a terra. A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. O batismo é a nova criação

ACRIAÇÃOACRIAÇÃO SIEGERKÖDERSIEGERKÖDER

águas do dilúvio Nas próprias águas do dilúvio prefigurastes o nascimento da nova humanidade, de modo que a mesma água sepultasse os vícios e fizesse nascer a santidade. SEGUNDA AÇÃO DE DEUS ATRAVÉS DA ÁGUA: O DILÚVIO O batismo é morte ao pecado e fonte da santidade

SIEGERKÖDERSIEGERKÖDER

SIEGERKÖDERSIEGERKÖDER

XAVIERCARNEIRO*MARIANAXAVIERCARNEIRO*MARIANA

Concedestes aos filhos de Abraão atravessar o mar Vermelho a pé enxuto atravessar o mar Vermelho a pé enxuto, para que, livres da escravidão, prefigurassem o povo nascido na água do batismo. TERCEIRA AÇÃO DE DEUS ATRAVÉS DA ÁGUA: A PASSAGEM DO MAR VERMELHO O batismo cria o novo povo de Deus, livre pecado na liberdade dos filhos

Marc Chagall Moisés conduz o Povo de Deus pelo deserto

Vosso Filho, ao ser batizado nas águas do Jordão ao ser batizado nas águas do Jordão, foi ungido pelo Espírito Santo. PRIMEIRA REFERÊNCIA AO NOVO TESTAMENTO: O BATISMO DE JESUS NO JORDÃO O batismo de Jesus, figura de nosso batismo Somos filhos no Filho At 10,37-38:...depois do batismo pregado por João: como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder...

Igreja de Santa Ifigênia – Ouro Preto Teto da sacristia

Batismo de Clóvis Iluminura Séc. XIV

Pendente da cruz, do seu coração aberto do seu coração aberto pela lança fez correr sangue e água. SEGUNDA REFERÊNCIA AO NOVO TESTAMENTO: SANGUE E ÁGUA DO LADO DE CRISTO O SANGUE E A ÁGUA DO LADO DE CRISTO NA CRUZ, FONTE DOS SACRAMENTOS DA IGREJA SANGUE = EUCARISTIA ÁGUA = BATISMO, OS DOIS SACRAMENTOS PRIMORDIAIS

Cristo crucificado Velázquez

Após sua ressurreição, ordenou aos apóstolos: “Ide, fazei meus discípulos todos os povos, batizai-os em nome do Pai e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e do Filho e do Espírito Santo”. TERCEIRA REFERÊNCIA AO NOVO TESTAMENTO: A INSTITUIÇÃO DO BATISMO OBSERVAR A ORDEM DOS FATORES: 1º FAZER DISCÍPULOS 2º BATIZAR INSTITUIÇÃO DO BATISMO

Olhai agora, ó Pai, a vossa Igreja, fazei brotar para ela a água do batismo e fazei brotar para ela a água do batismo. Espírito Santo Que o Espírito Santo dê, por esta água, a graça do Cristo, a fim de que o ser humano, criado à vossa imagem, seja lavado da antiga culpa pelo batismo e renasça pela água e pelo Espírito Santo para uma vida nova. SÚPLICA PELO ESPÍRITO SANTO

Nós vos pedimos, ó Pai, que por vosso Filho a força do Espírito Santo desça sobre toda esta água a força do Espírito Santo. E todos os que, pelo batismo, sepultados na mortecom Cristo forem sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com ele para a vida ressuscitem com ele para a vida. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Batistério ariano Ravena

LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) *** *** LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) *** *** LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice- versa) LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) *** *** LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) *** *** LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice- versa) LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) *** *** LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) *** *** LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice- versa) LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) *** *** LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) *** *** LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice- versa) LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) *** *** LEX ORANDI statuit LEGEM CREDENDI (e não vice-versa) Estes GRÁFICOS DIDÁTICOS, preparados para diversos cursos, em Belo Horizonte e outros lugares, nos anos de 2007, 2008 e 2009, têm por finalidade ajudar o estudo dos sacramentos. Podem ser usados livremente e podem passar-se a quem os requeira. Grato a quem quiser mencionar a proveniência. Francisco Taborda SJ