Campus Pau dos Ferros Disciplina de Algoritmos Prof. Demétrios Coutinho INFORMÁTICA BÁSICA Algoritmos de Ordenação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização e Gerência de Arquivos - OGA
Advertisements

Ordenação de Dados em Memória
Estruturas de Dados Marcio Gonçalves.
Linguagem de Programação IX Métodos de Ordenação
Pesquisa de Informação
Algoritmos de Ordenação
Algoritmos de Ordenação
Classificação de Dados
Principais famílias de algoritmos
1 MergeSort Seja uma lista A de n elementos. O algoritmo consiste das seguintes fases Dividir A em 2 sub-listas de tamanho n/2 Conquistar: ordenar cada.
Pesquisa em Memória Primária
David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados I DECOM – UFOP
HeapSort Filas de Prioridade – Heap
Pesquisa em Memória Primária – Árvores de Busca
Pesquisa em Memória Primária – Árvores de Busca
David Menotti Estruturas de Dados I DECOM – UFOP
Pesquisa em Memória Primária
David Menotti Estruturas de Dados I DECOM – UFOP
FACENS – Engenharia da Computação Lógica Computacional II
Ordenação Facilitar e aumentar a eficiência das operações de pesquisa sobre esses dados Pode ser crescente ou decrescente A seqüência de entrada, normalmente,
Ordenação Facilitar e aumentar a eficiência das operações de pesquisa sobre esses dados Pode ser crescente ou decrescente A seqüência de entrada, normalmente,
Classificação e Pesquisa de Dados
Classificação (Ordenação) de dados
Algoritmos Escher.
Algoritmos de Ordenação
Algoritmos de Ordenação
Insertion Sort.
Algoritmos de ordenação
Simulador de Algoritmos de Ordenação
Algoritmo de Ordenação
Complexidade de algoritmos e Classificação (Ordenação) de dados
Ordenação por inserção
Ceça Moraes – Introdução à Programação SI1
Algoritmos de Ordenação
Módulo I Capítulo 5: Vetores
© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice.
Introdução à complexidade de algoritmos Luiz Gonzaga da Silveira Junior.
Aula 10 Algoritmos de Busca
Capítulo VI – Variáveis Indexadas 6.1 – A necessidade de variáveis indexadas 6.2 – Vetores e matrizes 6.3 – Aplicações com vetores numéricos 6.4 – Aplicações.
Como analisar um algoritmo
Métodos de Ordenação.
CLASSIFICAÇÃO DE DADOS
Prof. Alessandro Gonçalves
ATAL – Prof. Jorge Figueiredo Ordenação AT AL Análise e Técnicas de Algoritmos Análise de Algoritmos de Ordenação.
Classificação Ordenação de Dados
Berilhes Borges Garcia Algoritmos Uma ferramenta para resolver um problema de computação bem- especificado (O espírito da computação) Exemplo: ordenação.
Programação II Laboratório II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo - Transparências baseadas nos originais da Prof.
Métodos de Ordenação Externa
USP – ICMC – SSC SSC0300 2º Semestre 2015
Ordenação (Sorting) Ordenar é dispor os elementos de um conjunto numa ordem ascendente ou descendente. Problema: Dados n números, arranjá-los em ordem.
Classificação (Ordenação) de dados. Roteiro Contextualização e definições sobre Classificação Métodos de Classificação de Dados.
Curso Programadores de Informática
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
INE5408 Estruturas de Dados Complexidade de Algoritmos - Complexidade de tempo - Interpretação da complexidade de tempo - Cálculo da complexidade de tempo.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Rede IGOR ALVES.
1 Unidade 1 - Minimização Computacional: Código BCD e Gray Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações Aula 7 Lucas Santos Pereira.
Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :19 1 Respostas: 1. O que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
Programação para Internet Aula 12 SQL (Comandos de Consulta ao BD)
Estruturas Lineares de Dados Revisão Wolley W. Silva.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
INE5408 Estruturas de Dados Estruturas de Dados básicas utilizando Vetores - Listas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Listas Lineares Cristiano Arbex Valle Vinicius Fernandes dos Santos
Organização de Arquivos e Indexação
1 Heap Sort Algoritmos e Estuturas de Dados Cátia Vaz.
Algoritmos com matrizes e vetores
Ordenação dos Elementos de um Vetor - Bubble Sort e Quick Sort .
Ordenação: Terminologia
CES-11 ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
Transcrição da apresentação:

Campus Pau dos Ferros Disciplina de Algoritmos Prof. Demétrios Coutinho INFORMÁTICA BÁSICA Algoritmos de Ordenação

A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Importância da ordenação ou classificação de dados em atividades rotineiras: Livros numa biblioteca Agenda e catálogos telefônicos Dicionários Arquivos com cadastro de funcionários

Um pouco de história A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Desde o surgimento da computação, o problema de ordenação atraiu muita pesquisa. Bubble sort foi analisada já em 1956 Library sort foi publicada. primeiramente em Novos algoritmos são inventados até hoje.

Definição A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Pôr em ordem; arrumar, Organização dos elementos de um conjunto de acordo com uma relação de ordem com a qual se atribui, em geral, a todo elemento, um antecedente e um sucessor.

Estrutura de Dados A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Arquivo ou tabela com uma sequência de n registros R1, R2, …, Rn. Cada registro contém uma certa quantidade de informações divididas em campos. Um destes campos, ou a combinação de dois ou mais, é conhecido como chave. O valor da chave é usado para a classificação dos registros. Os demais campos não têm influência alguma nos algoritmos de classificação.

Classificação A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Complexidade computacional Complexidade empírica Uso de memória Estabilidade Recursão/Iterativo Comparação/Exame de chaves

Estabilidade A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO

Tipos de Ordenação A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Ordenação interna: São os métodos que não necessitam de uma memória secundária para o processo, a ordenação é feita na memória principal do computador; Ordenação externa: Quando o arquivo a ser ordenado não cabe na memória principal e, por isso, tem de ser armazenado em ta ou disco. A principal diferença entre os dois grupos é que no método de ordenação interna qualquer registro pode ser acessado diretamente, enquanto no método externo é necessário fazer o acesso em algum dispositivo externo.

Metodos de Ordenação A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Particionamento (Partitioning) Mistura (Merging) Seleção (Selection) Inserção (Insertion) Troca (Exchanging) Sorte (Lucky)

Comparações A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Lista dos Algoritmos de ordenação

A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO BUBBLESORT

BubbleSort(Ordenação por Flutuação (Bolha)) A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Idéia: A idéia principal do algoritmo é percorrer o vetor n -1 vezes, a cada passagem, fazendo flutuar para o inicio o menor elemento da sequência. Essa movimentação lembra a forma como as bolhas procuram seu próprio nível, por isso o nome do algoritmo.

BubbleSort(Ordenação por Flutuação (Bolha)) A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO

BubbleSort(Ordenação por Flutuação (Bolha)) A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Bubble(A, n) Begin 1.For I = n downto 2 do 2. For j = 1 to i-1 do 3. If A[j] > A[j+1] then 4. Aux = A[j] 5. A[j] = A[j+1] 6. A[j+1] = Aux Return End

BubbleSort(Ordenação por Flutuação (Bolha)) A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Estudo da Complexidade Pior Caso: O(N^2) O vetor esta na ordem inversa. Melhor Caso: O(N^2) O vetor já está ordenado. Neste algoritmo tanto o melhor caso, como o pior caso tem ordem "n 2 " porque em ambos os casos os ciclos são sempre realizados até ao fim, mesmo quando os elementos já estão ordenados. Bubble(A, n) Begin 1.For I = n downto 2 do 2. For j = 1 to i-1 do 3. If A[j] > A[j+1] then 4. Aux = A[j] 5. A[j] = A[j+1] 6. A[j+1] = Aux Return End

BubbleSort(Ordenação por Flutuação (Bolha)) A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Características: Usa o método de troca. É o método mais simples em termos de implementação, porém é o menos eficiente. Seu uso não é recomendado para vetores com muitos Elementos. Método por troca. Fácil de implementar Estável Memória Constante O(1) Pior caso O(n^2), Melhor Caso : O(n^2) Iterativo

A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Seminários Seminário sobre algoritmos Cada dupla ficará com 2 algoritmos. Itens necessários de cada algoritmo: Ideia (Descrever como o método funciona) Mostrar a implementação Complexidade computacional(Pior e melhor caso) Complexidade empírica (Mostrar gráficos comparando os dois algoritmos) Uso de memória Estabilidade Recursão/Iterativo Método Bibliografia Relatório detalhado (Word/PDF) Apresentação (Cada apresentação terá no máximo 30 min)

A LGORITMOS DE O RDENAÇÃO Seminários Rodão -> Count sort/ BubbleSort 10/04 Jefferson/wander -> Shell sort/ Merge sort 10/04 Cristiano/Genildo -> Insertion sort/Selecction Sort 15/04 Evangilo/Mikael -> Bucket Sort/Radix sort 15/04 Junior/Luziana -> Heap sort/Gnome sort 17/04 Caio/Jackson -> Quick Sort/cocktail sort 17/04

Algoritmos Campus Pau dos Ferros Disciplina de Algoritmos Prof. Demétrios Coutinho BONS ESTUDOS :)