Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Profissional Globalizado Atualização do Conhecimento
MICROCAMP. Dados da internet no Brasil Web 1.0, 2.0, e 3.0 O que são redes sociais? Cuidados com as redes Orkut Facebook Twitter LinkedIn Blogs – Blogger.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O futuro da publicidade no jornal
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
Impacto das novas tecnologias
Redação Publicitária I
A grande rede mundial de computadores
Unidade 2 Formatação: Myrian Laste NTE / Concórdia.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
LIVRO – TRADICIONAL X ELETRÔNICO
Redes Sociais e Mídias na Educação
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA/NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Por Ana Paula Moreira.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Linguagens, códigos e suas tecnologias
SEO O processo de fazer com que o seu site se destaque e apareça no topo dos mecanismos de busca é denominado SEO ( Search Engine Optimization ).
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
Apresentação | | +55 (11)
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Aprendizagens em Arte Coordenadora
Comunicação Digital Prof.: Klaus Rabello Realizado por: Barbara Freire Luciana Garcez.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
O que é Design ? Denomina-se Design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato.
Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
 O Hipertexto é um texto em formato digital, na forma de blocos, textos, palavras, imagens ou sons.  O Hipertexto se dá através de links.
Como tudo começou Guerra Fria ( EUA x URSS) – Satélite Sputnik;
 .
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
A Revolução da Internet.
__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características.
O que é Web 2.0?. Web 2.0 Há alguns anos, os sites eram disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de seu interesse; Hoje os.
Edição multimédia aula 09
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
SIDROLANDIA MS E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO Progetec: Simone Rodrigues Selles de Oliveira Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Um novo desafio cada vez mais presente : o hipertexto e a internet na sala de aula Apontamentos a partir do texto Leitura, texto e hipertexto, de Antônio.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Artista multimídia e curadora; Professora dos programas de pós- graduação em Comunicação, Semiótica e Tecnologias da Inteligência e Design Digital da.
DANIELA DELAVECHIA CAÇADOR INTRODUÇÃO O USO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TANTO PARA ALUNOS, QUANTO PARA PROFESSORES TEM POR OBJETIVO.
Entrevistas Thamires Sousa – 2PPM.
Faciminas - Uniminas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina Informática Aplicada a Educação II 4º Período Noturno Uberlândia, 2005.
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
Componentes do Jornalismo Online
Prof. Orlando Santos Brito. Autoformação e formação à distância Você como cursista? E suas expectativas, quais são? Certamente, você as tem! Em relação.
GUIA PARA USO DO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA2013 PARTE I - CONSULTA AO ACERVO PARTE II - ACESSO USUÁRIO PARTE III - INTERATIVIDADE (WEB 2.0) Universidade Tecnológica.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea

Tas e Palacios consideram que a incoporação do termo digital às chamadas novas tecnologias vai se tornando natural, pois a “o digital” já faz parte do cotidiano da humanidade. Em se tratando de cultura digital, Santaella e Lemos sinalizam que tudo é cultura, uma vez que a cultura contemporânea e sua interface com as tecnologias influenciam, entre outros campos, a comunicação, o trabalho, a produção científica e tecnológica, a educação, o comércio e o lazer.

Segundo Palacios, estamos compreendendo a noção de ciberespaço, onde as pessoas têm acesso a informações e, ao mesmo tempo, podem produzir e divulgar informações.

Tas argumenta que as mídias tradicionais como a TV e o jornal impresso apenas falam, não ouvem. A evolução digital veio para inverter essa ideia.

mídias ciberespaço informação conectividade interação feedback c comunicação

A emergência na produção tecnológica provoca o deslumbramento e o fascínio que levam alguns à superestimação da tecnologia. Mas é preciso ter discernimento e saber reconhecer o que há de relevante no sistema. Por outro lado, ocorre também a subestimação resultante da maneira como os preconceituosos encaram essas novas tecnologias. Eles tendem a resistir a tudo e a todos, chegando a negar suas influências.

“A internet é uma mídia de acesso e não de difusão” [Palacios, p. 259] As mídias são suportes materiais, recursos ou canais físicos para materialização e propagação de diversas linguagens. A essência da comunicação está na mensagem, e não nos meios tecnológicos utilizados. Difusão Comunicação Mensagem informação ideia

Parafraseando Lemos, devemos aproveitar a tecnologia, fazendo dela o que pudermos, uma obra de arte, talvez... Só assim, poderemos nos apropriar dessa tecnologia e utilizá-la de acordo com nossas necessidades e interesses. Olha o meu caso, por exemplo, tentando produzir um vídeo para depois publicá-lo como atividade de um curso de especialização. Não é o máximo??! Se alguém cogitasse isso há alguns anos atrás, eu diria: “Jamais!! Isso é loucura...”

Vejam só onde chegamos! Hoje utilizamos a internet para realizar pesquisas, compras, pagar contas e muito mais. Além disso, ela possibilita a produção multimídia - jornalismo on line, webdesigner gestão de informação e outras tantas atividades. Tudo isso é possível graças a grandes obras a que temos acesso. São os chamados hipertextos e suas múltiplas facetas.

Os hipertextos, sejam on-line (web) ou off-line (CD-Rom), são informações textuais, combinadas com imagens (animadas ou fixas) e sons, organizados de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto também é considerado multilinear por ser uma produção com várias entradas, onde o leitor/navegador define o percurso pelos links, de acordo com seus interesses ou prioridades.

A exemplo dessa funcionalidade da internet, cito novamente nossa experiência no curso de Mídias na Educação. Por meio da internet e dos hipertextos, conseguimos fazer downloud de livros, imagens, múscias, e outros arquivos, produzimos e publicamos slides, textos, e vídeos, os quais publicamos na web por meio de blogs, You tube, Facebook, SlideShare, Orkut e outras redes. É a produção de informação fortalecendo o contato social, a interatividade.