A desflorestação Escola Secundária Dr. Augusto da Silva Ferreira Ano lectivo 2008/2009 Disciplina: Geografia Docente: Zilda Vasconcelos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Floresta amazônica. Itens pesquisados Localização Localização Características do ambiente Características do ambiente Clima Clima Vegetação Vegetação.
Advertisements

Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Protecção e Convenção da Natureza
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Escola : E.E. Dona Consuelo
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
A DESFLORESTAÇÃO.
Floresta Amazônica.
Manejo e Recuperação de áreas Degradadas
GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
AS ÁREAS RURAIS EM MUDANÇA. Douro Alentejo.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO NAMIBE DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS INTRODUÇÃO As acções no Âmbito de Energia eléctrica desenvolvida.
Ciências Ciclo da água. Quando bebemos um copo de água, não imaginamos que já foi utilizada milhares de vezes, pois a quantidade de água na Terra é sempre.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
S.O.S. Biodiversidade em Risco! Trabalho realizado por: Diana Ferreira e Soraia.
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido.
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Direito e Mudanças Climáticas Desmatamento na Amazônia Brasileira André Lima Advogado – Assessor de Políticas Públicas Programa de.
PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. A qualidade do ambiente próximo O nosso papel na preservação do ambiente A qualidade do ar ÍNDICE.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Agrupamento de escolas de Porto de Mós Escola Secundária de Porto de Mós Disciplina: Área de Integração Ano letivo Professora: Isaura Silva Diana.
Distribuição da Vegetação Brasileira
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
Planeta terra A Terra como um sistema.
ECO QUIZ Consumo Sustentável Nível II – 2º e 3º ciclos.
T ERRACEAMENTO Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o semiárido.
Professora Manuela Cardoso
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
Espécies em vias de extinção em Portugal Ciências Naturais – 8.ºano.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Evaporação Condensação Formação de NUVENS Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração.
Hidrografia - Características
PLANTAS AVASCULARES MAIS SIMPLES Pequeno porte Ausência de vasos condutores de nutrientes Lento transporte de água (célula a célula) Ausência.
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO. 1.PLANEAMENTO 2.ESTRUTURA 3.FORMATAÇÃO 4.IMPRESSÃO 5.ENCARDERNAÇÃO.
As florestas cobrem cerca de um terço da superfície terrestre. Superfície florestal mundial, em 2005.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Biodiversidade Viva o Ambiente!.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
A água na Terra 2009 Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Professora: Zilda Vasconcelos Trabalho realizado por: Ana Isabel – n.º 4 Bárbara.
Universidade Federal do Acre – UFAC Departamento X Curso Y Disciplina: Z Docente: Ribamar Torres Recuperação de Áreas Degradadas pelo Uso Intensivo do.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 5 19 jan
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
A distribuição da população a nível mundial
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
REGIÃO NORTE.
Profª.: Lydia Mota.
Professora Manuela Cardoso Poluição atmosférica. A ação humana tem aumentado a quantidade e a frequência das emissões de poluentes para a atmosfera pondo.
Compreender a Terra 7 3 Subdomínio. Riscos da atividade vulcânica Os gases e as partículas sólidas que os vulcões emitem para a atmosfera poderão ser.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 6 21 jan
Elefantes TEXTO DIFERENÇAS ARTE E O MARFIM PRESERVAÇÃO FIXAR E CÁLCULO.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
Interpretação de Mapas e gráficos
N3 Impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Florestas tropicais e equatoriais
Impactes ambientais da agricultura
PLANETA AMAZÔNIA.
Transcrição da apresentação:

A desflorestação Escola Secundária Dr. Augusto da Silva Ferreira Ano lectivo 2008/2009 Disciplina: Geografia Docente: Zilda Vasconcelos

Introdução O nosso trabalho aborda o tema da Desflorestação. A desflorestação é um processo de desaparecimento de massas florestais (bosques), causados principalmente pela actividade humana. Esta mesma é causada pelo abate realizado pela industria madeireira, tal como para a obtenção de solo para cultivo agrícola.

A importância da Floresta A importância da floresta é enorme, pois as suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. As suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.

1. Causas da Desflorestação A exploração da madeira para fins comerciais; O consumo de lenha como fonte de energia doméstica, sobretudo nos países em desenvolvimento; A construção de vias de comunicação ou de grandes barragens; A extracção de recursos minerais do subsolo; A deflagração de incêndios florestais; A ocorrência de chuvas ácidas mais frequentes na América do Norte e na Europa Central.

2. Principais consequências A desflorestação pode: acelerar a ocorrência das alterações climáticas; contribuir para o aumento do efeito de estufa á escala mundial; aumentar o risco de extinção de espécies; aumentar a erosão dos solos; facilitar o escoamento superficial das águas das chuvas; reduzir a infiltração; provocar a diminuição dos recursos hídricos subterrâneos.

3. Exemplos de uma Floresta em perigo A floresta Amazónica é a maior floresta tropical húmida e nela habita cerca de um terço das espécies existentes na Terra. O seu vasto território reparte-se pelo Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, mas é ao Brasil que pertence a maior parte da Floresta Amazónica – Ela representa quase 60% do território brasileiro e estende-se por nove estados. É também no Brasil que a destruição da Floresta Amazónica tem sido mais acentuada.

Exemplo da floresta em perigo (abate de árvores)

4.Soluções e medidas para a resolução de todos estes problemas Como medida de contenção diversos organismos internacionais propõem a reflorestação, medida parcialmente aceite pelos movimentos ecologistas ao entenderem estes que a repovoação deve considerar são só a eliminação do dióxido de carbono mas também a biodiversidade da zona a repovoar. A nível de incêndios é importante o grau de preparação dos bombeiros e outras entidades a investir intensamente no estudo das áreas de maior risco e garantir que existem acessos a densas áreas florestais. Nas situações em que o incêndio foi causado por negligência, vandalismo ou criminalização, há que promover campanhas de sensibilização e informação das populações.

Floresta em desflorestação Floresta Saudável

Conclusão Com a realização deste trabalho o grupo tomou consciência de que a desflorestação está cada vez mais na ordem do dia. É importante alertar as pessoas para a importância de preservar as florestas, porque ao destrui-la estamos também a destruir os habitats dos outros animais que posteriormente poderão ficar em vias de extinção entre outras causas que fazem com que o nosso planeta fique mais debilitado. Devemos preservar o nosso planeta para que a nossa sobrevivência não fique em causa.

Referências Bibliográficas Rodrigues, Arinda; Coelho, João, Viagens Geografia Contrastes de Desenvolvimento Ambiente e Sociedade 9º ano,Texto Editores,Lisboa Webgrafia e_files/image003.jpghttp://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9899/grupo0018_altglobais/desflor e_files/image003.jpg ; pghttp:// pg;

Trabalho realizado por: Alexandre Bento Joana Batista João Urbano 9º B