Literatura Paulina. HINO: QUEM NOS SEPARARÁ? Rm 8, 31-39 - (Valdir Nevada Silva) G Am Quem nos separará, quem vai nos separar? D7 G D7 Do amor de Cristo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A VIDA DO APÓSTOLO PAULO
Advertisements

O episódio que mudou a vida de São Paulo
Missões e o chamado de Paulo
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9;
A “conversão” Os Atos relatam três vezes a conversão de Paulo, e as versões nem sempre são iguais. Antes, os relatos se complementam e se justificam. A.
INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS
A compreensão da justiça de Deus
Gálatas 1,13-24 Irmãos, certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a.
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
Atos dos Apóstolos 13,22-26 Naqueles dias, Paulo disse: “Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei.
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
A vida do cristão no Espírito Texto bíblico – Romanos
PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS ASSUNTO: SALVAÇÃO TEXTO --- : O NOVO TESTAMENTO 1. A CULTURA BÍBLICA E GERAL, DEMONSTRADA POR SAULO, BEM COMO O ZELO E.
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
ONDE NASCEU JESUS ?.
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
Paulo, Apóstolo dos Gentios
Uma perspectiva Bíblica
DISCÍPULO MISSIONÁRIO DE JESUS CRISTO.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
+ Paulo, por ele próprio S. Paio de Arcos S. Tiago de Esporões S. Miguel de Guisande S. Tiago de Priscos S. Bartolomeu de Tadim.
Pr. Jaziel Rodrigues.
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS.
Carta aos Gálatas Seminário CF\2014 Bacabal,MA 25 a 27 de outubro de 2013 Martha Bispo.
Um julgamento deve sempre ter um resultado final,
Jesus Cristo “... o Diabo nunca se firmou na verdade, porque nele
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas III Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
A segurança do cristão Somos mais que vencedores
Que diremos, pois, a estas coisas
A HERANÇA.
Conversão de São Paulo, Apóstolo
“Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor.” Hebreus.
Simplesmente Igreja.
IGREJA CRISTÃ MARANATA
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 2.
UM MUNDO NOVO AO SEU ALCANCE!
JOÃO é seu nome.
1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /03/2012 JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /03/2012 JUSTIFICAÇÃO PELA.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
Eu Sou a Videira.
Cristianismo A face humana de Deus.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
CURSO BÍBLICO.
“...Pois eu sou o SENHOR que os cura.” Ex 15.26b
São Pedro e São Paulo Apóstolos.
O CHAMADO PARA A VIDA EXIGE UMA DECISÃO DE RELACIONAMENTO!
Pr Josenildo Oliveira Silva
TIMÓTEO (PESSOA) Timóteo era o convertido e a companhia do apóstolo Paulo. O seu nome significa "aquele que honra a Deus". Timóteo aparece primeiramente.
Onde e quando Jesus nasceu?
Paulo: seu passado e seu chamado
O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
Lição da Escola Sabatina 6 a 12 de setembro de 2015.
Apoio didático, Lição 7 - Expressão, Atos dos apóstolos e a evangelização na Igreja primitiva – Editora Cultura Cristã.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE TUDO.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Organização Interna da Bíblia
1. Sua percepção sobre Deus pode estar errada.
EM BOA FORMA ESPIRITUAL
Ciclo C VI Domingo da Páscoa 5 de Maio de Música: “Resonemus” (3’24) Da Liturgia Cristã primitiva.
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

Literatura Paulina

HINO: QUEM NOS SEPARARÁ? Rm 8, (Valdir Nevada Silva) G Am Quem nos separará, quem vai nos separar? D7 G D7 Do amor de Cristo quem nos separará? G G7 Se ele é por nós, quem será? Quem será C Am G contra nós? Quem vai nos separar do amor D7 G de Cristo quem será? G G7 C 1.Nem a espada ou perigo, nem os erros do meu irmão, Am D7 G Nenhuma das criaturas, nem a condenação.

G G7 2. Nem a vida, nem a morte, tampouco a C Am perseguição, Nem a angústia, a dor ou D7 G fome, nem a tribulação. G Am Quem nos separará, quem vai nos separar? D7 G D7 Do amor de Cristo quem nos separará? G G7 Se ele é por nós, quem será? Quem será C Am G contra nós? Quem vai nos separar do amor D7 G de Cristo quem será?

INTRODUÇÃO No Segundo Testamento, há 14 cartas ou epístolas atribuídas a Paulo, mas nem todas foram escritas diretamente por ele. Quem é Paulo? Quem é Paulo? É um judeu fervoroso, muito reto e sincero, que, no início do cristianismo, perseguia os cristãos. Convertido no caminho da cidade de Damasco, para onde ia, perseguindo os seguidores de Cristo (At 9,1-22), transformou-se em grande apóstolo do Senhor.

Atos dos Apóstolos 22,3 Eu sou judeu. Nasci em Tarso da Cilícia, mas fui educado nesta cidade, formado na escola de Gamaliel, seguindo a linha mais escrupulosa dos nossos antepassados, cheio de zelo por Deus, como todos vocês o são agora.

Filipenses 3,4a-6 Se alguém acha que pode confiar na carne, eu o posso mais ainda: fui circuncidado no oitavo dia, sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Quanto à lei judaica, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça que se alcança pela observância da Lei, sem reprovação.

Pontuando… Paulo era: Hebreu e filho de hebreu; nasceu entre os anos 5 e 10 em Tarso na Cilícia, região da diáspora; foi educado segundo as tradições do judaísmo na cidade natal e, mais tarde, em Jerusalém;

quanto ao zelo, fariseu; não há indícios de que tenha casado; era um homem urbano; cidadão romano – segundo Atos dos Apóstolos morreu entre os anos 64 e 68 em Roma

Paulo sempre foi um homem de fé Paulo era um judeu irrepreensível e vivia, segundo a sua fé, até as últimas conseqüências. Quando toma a resolução de perseguir os cristãos, Paulo acredita estar fazendo a vontade de Deus; contudo ele é confrontado pelo Ressuscitado que questiona-o: “Saulo! Saulo! Por que me persegues”.

Alguns alertas... Paulo não conheceu Jesus de Nazaré, mas Jesus Ressuscitado através do testemunho das comunidades e dos cristãos da primeira hora. Paulo era profundo conhecedor do Antigo Testamento, não havia ainda o Novo Testamento.

É atribuído a Paulo o primeiro texto do Novo Testamento: a Primeira Carta aos Tessalonicenses. Os ensinamentos de Paulo e suas cartas não constituem, num primeiro momento, dogmas de fé, mas um auxílio de um irmão a outros neste novo caminho que é o seguimento de Jesus.

Sua vida pode ser dividida em quatro períodos: 1 - Do nascimento aos 28 anos de idade. É o período antes da conversão, em que ele vive como israelita fiel e observante. 2 - Da conversão, aos 28 anos, até o envio para a missão, aos 41 anos. Período pouco conhecido.

3 - Dos 41 aos 53 anos. É o período das viagens missionárias, que foram três, e bem grandes para aquela época. 4 - Dos 53 anos até a morte, aos 63 anos de idade. É o período das prisões e da organização das comunidades (cf. MESTERS, Carlos. Uma entrevista com o Apóstolo Paulo. CEBI, Coleção “A Palavra na Vida”, n.° 1, 1988, p. 39).

Como dissemos, nem todas as cartas chamadas paulinas foram escritas diretamente por ele. Na Antiguidade, era comum atribuir a autoria de um livro a uma pessoa ilustre, para torná-lo mais aceito. Geralmente, tratava-se de um discípulo do pseudo autor, que até poderia possuir material original dele. Este discípulo sentia-se herdeiro legítimo daquele cujo nome usava.

É o que vemos, no Primeiro Testamento: no início todos os Salmos foram atribuídos a Davi, depois, se percebeu que o rei cantor só escreveu uma parte deles. O mesmo se deu com o livro de Isaías, que foi primeiro atribuído a um único profeta. Hoje sabemos que a obra tem três partes, sendo escritas em épocas diferentes, por discípulos do profeta e inspiradas no mesmo autor, o chamado 1° Isaías.

O mesmo se deu com as cartas de Paulo. A carta aos Hebreus, por exemplo, como está dito em Hb 2,3, é certamente obra de um autor da segunda geração cristã, a quem “foi fielmente transmitida” a mensagem da salvação. Dito isto, vejamos as chamadas cartas paulinas... Montagem: Pe. Renato,SJ.