PRODUÇÃO DE VÍDEO Luiz Filipe B. Moreira. PAUTA DO DIA RoteiroIluminação Captação de áudio Composição de cena.

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Transcrição da apresentação:

PRODUÇÃO DE VÍDEO Luiz Filipe B. Moreira

PAUTA DO DIA RoteiroIluminação Captação de áudio Composição de cena

O ROTEIRO

ROTEIRO Documento de referência para captação, produção e edição Modelo de 2 colunas

VÍDEOÁUDIO Cena 1 – 10 segundos Plano geral: pátio do colégio, alunos em horário de intervalo Câmera vai da esquerda para a direita Aos 7 segundos, entra o logo do colégio Trilha de fundo 01: pop rock instrumental, batida leve, animado Cena 2 – 8 segundos Mostra alunos em sala de aula, estudando Cena mais fechada, poucos alunos em quadro Trilha de fundo 01 Locução: O colégio Rodin está localizado no coração da cidade de Indaiatuba. Cena 3 – 8 segundos Professor dando aula com a lousa digital Cintura para cima Texto aos 4 segundos: “ensino forte e ambiente acolhedor” Trilha de fundo 01 Locução: com professores experientes e infraestrutura tecnológica, oferece um ensino forte em um ambiente acolhedor

ILUMINAÇÃO

ILUMINACÃO EM ESTÚDIO

ILUMINACÃO AO AR LIVRE

ILUMINAÇÃO Luz demais ou luz de menos são difíceis de corrigir na edição. Acerte na hora de gravar. Experimente brincar com efeitos de luz e sombra de acordo com a cena.

CAPTAÇÃO DE ÁUDIO

MIC BOOM

MIC SHOTGUN

MIC LAPELA

Produzir exemplo em sala

COMPOSIÇÃO DE CENA

ENQUADRAMENTO Produção de vídeo – Cena 6, Take 1

PLANO GERAL OU ABERTO: mostra tanto o assunto da cena como o ambiente, de forma bem ampla. PLANO GERAL OU ABERTO: mostra tanto o assunto da cena como o ambiente, de forma bem ampla. Sugestões de uso: Sugestões de uso: Cenas nas quais se quer mostrar onde o personagem está Cenas nas quais se quer mostrar onde o personagem está Apresentar ambientes, locais ou paisagens Apresentar ambientes, locais ou paisagens

PLANO INTEIRO: mostra o assunto da cena por completo. Se for uma pessoa, mostra o corpo inteiro. PLANO INTEIRO: mostra o assunto da cena por completo. Se for uma pessoa, mostra o corpo inteiro. Sugestões de uso: Sugestões de uso: Cenas em que se quer mostrar o que a pessoa está vestindo Cenas em que se quer mostrar o que a pessoa está vestindo Cenas em que se faz uma comparação de tamanho Cenas em que se faz uma comparação de tamanho Cenas em que se quer mostrar o personagem, mas também parte do ambiente Cenas em que se quer mostrar o personagem, mas também parte do ambiente

PLANO AMERICANO: mostra as pessoas do joelho para cima. PLANO AMERICANO: mostra as pessoas do joelho para cima. Sugestões de uso: Sugestões de uso: Cenas em que há várias pessoas em cena Cenas em que há várias pessoas em cena Cenas nas quais seja interessante mostrar a linguagem corporal

PLANO MÉDIO: mostra as pessoas da cintura para cima. PLANO MÉDIO: mostra as pessoas da cintura para cima. Sugestões de uso: Sugestões de uso: Equilíbrio entre mostrar ambiente, linguagem corporal e rosto Equilíbrio entre mostrar ambiente, linguagem corporal e rosto Cenas nas quais os personagens estejam manipulando objetos Cenas nas quais os personagens estejam manipulando objetos

PLANO PRÓXIMO: mostra as pessoas do peito para cima. PLANO PRÓXIMO: mostra as pessoas do peito para cima. Sugestões de uso: Sugestões de uso: Maior destaque para o rosto do personagem, durante uma fala, por exemplo Maior destaque para o rosto do personagem, durante uma fala, por exemplo

CLOSE: mostra o rosto, uma parte do corpo, um objeto. CLOSE: mostra o rosto, uma parte do corpo, um objeto. Sugestões de uso: Sugestões de uso: Cenas onde se precisa se dar destaque para o rosto do personagem Cenas onde se precisa se dar destaque para o rosto do personagem Mostrar objetos que estão num ambiente ou parte do cenário Mostrar objetos que estão num ambiente ou parte do cenário Destacar uma parte do corpo do personagem ou uma parte da cena Destacar uma parte do corpo do personagem ou uma parte da cena

SUPERCLOSE: mostra um detalhe pequeno da cena. SUPERCLOSE: mostra um detalhe pequeno da cena. Sugestões de uso: Sugestões de uso: Destacar um detalhe que tem muita relevância para a cena Destacar um detalhe que tem muita relevância para a cena Destacar uma parte de um objeto que tenha uma estética interessante Destacar uma parte de um objeto que tenha uma estética interessante Destacar o olhar do personagem ou a boca durante a fala, por exemplo Destacar o olhar do personagem ou a boca durante a fala, por exemplo

MOVIMENTOS DE CÂMERA Produção de vídeo – Cena 6, Take 2

MOVIMENTOS DE CÂMERA Pan: giro horizontal em torno do centro Tilt: giro vertical em torno do centro Travelling: deslocamento da câmera Zoom: aproximar ou afastar usando a lente