A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
Advertisements

HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
NAZI FASCISMO Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
Fatores e Características
Regimes autoritários nos anos 30
Regimes de Extrema Direita
Fascismo e Nazismo Está um bom trabalho, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Faltou enunciar os princípios do Fascismo,
NAZISMO.
FASCISMO NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
Nazismo e Fascismo.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
IDADE CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX
OS FASCISMOS Conceito de fascismo: simbologia. Contexto Italiano.
Benito Mussolini.
Nazifascismo.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
CRISE DE 1929 EUA após I Guerra: maior potência do planeta Liberalismo
IDADE CONTEPORÂNEA – SÉCULO XX O NAZIFACISMO
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
O Fascismo.
Estados Totalitários Século XX.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
2º Guerra Mundial.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
Nazi-fascismo.
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
(1919 – 1939)..
2ª Guerra Mundial.
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
II Guerra Mundial.
Nazismo e Fascismo.
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
A crise de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Fascismo e a crise de 1929 AULA 19.
Os Regimes Totalitários
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
1- Antecedentes 1ª Guerra Mundial
Prof. Raphael de Almeida Prado
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
Os Fascismos Itália Alemanha
Regimes Totalitários e 2ª Guerra Mundial
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
Profº Waldejares Oliveira História Geral Set/09 O NAZIFASCISMO.
NAZISMO E FASCISMO.
A Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
Transcrição da apresentação:

A Segunda Guerra

Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido Nacional Fascista.  A crise socioeconômica da Itália tornou-se grave a partir do fim da Primeira Guerra Mundial.  Em março de 1919, Mussolini fundou uma organização denominada fasci di combattimento.

 Mussolini organizou em 28 de outubro de 1922, a Marcha sobre Roma. Pressionado, o rei Vítor Emanuel III encarregou Mussolini de formar um novo governo (Chanceller) No ano seguinte tornou-se Duce.

 Adolf Hitler na Primeira Guerra Mundial - Do lado esquerdo, por baixo da cruz branca.

Ascensão Hitler  Putsch da Cervejaria (em 1923) os Nazistas marcharam desde uma cervejaria de Munique para o Ministério da Guerra Bávaro (Munique é a capital da Baviera), tencionando derrubar o governo.  Foram rapidamente dispersados pelo exército e Hitler foi preso.

Base ideológica. As idéias de Adolf Hitler foram exprimidas no livro Mein Kampf (A Minha Luta), editado inicialmente em 1924, que se tornou um guia ideológico e de ação para os partidários das ideologias nazista e fascista, primeiro dentro e depois fora da Alemanha.

 A partir do final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha mergulhou em uma crise econômica agravada ainda mais pelas enormes indenizações impostas pelo Tratado de Versalhes.  Em 1931, há 4 milhões de desempregados, quase 30 mil falências e a produção cai em todos os setores.  No plano político, a situação também era grave, pois vários golpes de direita e esquerda se sucederam, todos fracassados.  A crise econômica mundial de 1929 permitiu a ascensão ao poder do líder do partido Nazista, Adolf Hitler.

No ano seguinte tornou-se Führer.  Em, 1933 centenas de nazistas fizeram a Marcha sobre Munique, levando o governo a convidar Hitler a ocupar o cargo de Chanceller.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NAZIFACISMO CCCCaracterísticas em comum: Culto a personalidade- o líder é infalível e inatacável. Nacionalismo- o país sempre em 1º lugar. Totalitarismo- nada deve vir acima do Estado. Militarismo- um país forte tem que ter um exército poderoso. Corporativismo- existência de um único partido que organiza a sociedade. Anticomunismo- O comunismo é o grande inimigo em comum. Antiliberalismo- ausência de liberdade sindical, econômica e de imprensa. Grande máquina de propaganda controlada pelo Estado. Apoio das elites em temor ao comunismo.

Guerra Civil Espanhola Ensaio Geral da Segunda Guerra Mundial ( )  Em 1931 terminava o período monárquico e instalava-se a II República.  Em 1936, a Frente Popular (formada por socialistas, burguesia progressista e comunistas) ganhou as eleições.  Forças da direita nacionalista (Junta de Defesa Nacional) lideradas por Francisco Franco oposeram-se a governo.  Os nacionalistas representavam setores conservadores (latifundiários, Igreja monarquistas).

 A aviação alemã, testou novos modelos de aviões, bombardeando várias cidades. Entre eles Guernica, praticamente desapareceu sob as bombas nazistas.  As forças franquistas tiveram a ajuda da Alemanha nazista e da Itália fascista.

Pacto de Munique (1938)   Alemanha, Itália, França e Grã-Bretanha participaram.   Implicava a aceitação, por parte do Reino Unido e França, das exigências territoriais de Adolf Hitler sobre a cessão dos Sudetos. Hitler se comprometia a não exigir a soberania sobre mais territórios europeus.

Ribbentropp -Molotov  Acordo firmado entre União Soviética e Alemanha (dividindo a Polônia) de não agressão.

O. O abandono da política de apaziguamento.   O pacto foi firmado por Arthur Neville Chamberlain, Édouard Daladier, Adolf Hitler e Benito Mussolini.   Não obstante, Hitler lançou um ataque sobre a Polônia, em A Grã-Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha.  Iniciando a 2 a GUERRA

FIM