Crítica Apreciação Questionamento (Re)conhecer diferentes perspectivas Busca de legitimidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Dois modos de ler a Bíblia.
O RELATÓRIO DE PESQUISA: DIZENDO AOS OUTROS O QUE FIZEMOS E O QUE APRENDEMOS Profª Drª ELIZABETH TEIXEIRA.
Dra. Elizabeth Teixeira
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Um vocabulário para a interpretação
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Fundamentação Teórica
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Interpretação dos gêneros bíblicos
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
Gêneros Textuais.
Montagem de Textos Dissertativos
Programa aluno pesquisador
Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo. Autor desconhecido.
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
CONSELHO DE CLASSE CADEP
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
TEXTO E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
Artigo de Opinião GT6.
COMUNICAçÃO.
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte.
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
Leitura de Textos Científicos
MENSAGEM DO VELHO AO MOÇO.
Fidelização de clientes
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Mensagem do Velho ao Moço Ligue o Som
“Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: ‘Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o SENHOR. Mas.
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Como fazer a leitura de obra de arte?
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse: - Minhas orelhas,
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
De Ezequiel Theodoro da Silva
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
- O projeto é a promessa, a planta da pesquisa
Mensagem do Velho ao Moço Ligue o Som
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
HAMILTON SLIDE A Parte mais importante....
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
Título de Abertura em duas linhas
Apresentar de forma sucinta e pertinente principais resultados
Título do Trabalho com letras grandes para ser lido a até 3 metros de distância (Sugestão: Fonte Arial, tamanho 90). Texto centralizado. Nomes completos.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
1 LÍNGUA PORTUGUESA Escola Nome
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
Nome_completo_Autor1, Nome_completo_Autor2, Nome_completo_AutorN Nome_completo _da_instiuição { e_mail_Autor1, e_mail_Autor2, e_mail_AutorN } TÍTULO Introdução.
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
Olhar, ouvir e escrever - Faculdades do entendimento sociocultural;
Elementos da comunicação
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 12
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROFESSORA: SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO GÊNEROS ARGUMENTATIVOS GÊNEROS.
Transcrição da apresentação:

Crítica Apreciação Questionamento (Re)conhecer diferentes perspectivas Busca de legitimidade

Análise “Em geral, descrição ou interpretação de uma situação ou de um objeto qualquer nos termos dos elementos mais simples pertencentes à situação ou ao objeto em questão.”. Nicola Abagnnamo

Você pensa? O que você pensa? Por que você pensa? O que você pensa sobre o ato de pensar? Por que pensar sobre o pensar?

“Hoje, após ler as primeiras linhas do meu primeiro diário de Ciclo Um, fico a imaginar: o que o diário representava para mim naquele momento que estava escrevendo-o? ”.

Contextualização

Escrita: separação entre Texto e Contexto Sociedades assentadas na oralidade: aqui e agora; memória corporal; presentificação do passado; Sociedades assentadas na escrita: separação entre texto e autor; entre texto e contexto. A escrita transcende o espaço e o tempo.

Contexto: conjunto de condições externas à língua, e necessários para a produção, recepção e interpretação de texto Paulo de Tarso Galembeck

Os processos de contextualização são múltiplos e variados, e entre eles mencionam-se até alguns externos ao texto: nome do autor, publicação, seção (se periódico), natureza do texto. Todos esses dados funcionam como contextualizadores, pois permitem ao ouvinte/leitor avançar expectativas acerca daquilo que está a ouvir ou ler. Paulo de Tarso Galembeck

Os recursos internos são responsáveis por apresentarem o assunto e situarem no universo conceitual do ouvinte/leitor. Em outros termos, eles criam o espaço comum partilhado entre o produtor e o receptor. Paulo de Tarso Galembeck

Algumas perguntas: Quem diz? O que diz? Quando diz? De onde (espaço concreto, abstrato, imaginário) diz? Como diz?

Fundamentação Teórica Duas dimensões interligadas: Como processo: é fundamentar meu ponto de vista, qualificar meu argumento, buscar outras compreensões possíveis; Como produto: expor em quem me apoio para escrever desse jeito, desse modo (sem esquecer que existem outros modos possíveis);

Fundamentação Teórica “Cumprida a primeira tarefa de desenhar seu tema [...] cabe agora ao pesquisador convocar uma específica comunidade de argumentação em que se efetive o unitário processo de interlocução e certificação social de saberes postos à discussão em cada tópico a ser desenvolvido”. Mário Osório Marques