Aula de Geografia Localização e Orientação Campus de Planaltina Professora Ednizia Ribeiro Curso Subseqüente em Guia de Turismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cartografia.
Advertisements

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Introdução a Geografia e Cartografia
Geografia Maria Christina
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
ORIENTAÇÃO.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Projeções cartográficas
CARTOGRAFIA Elementos para se produzir um mapa
PLANETA TERRA.
Cartografia É a arte ou ciência de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. O mapa mais antigo data de a.C., tendo.
ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
CARTOGRAFIA ELEMENTOS DO MAPA ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Cartografia Arte ou ciência de compor cartas geográficas
Cartografia I G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
Cartografia II G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Projeções cartográficas Prof: Humberto Miranda
Cartografia é a ciência que têm como principal objetivo a representação do espaço geográfico, de seus elementos e de suas diversas atividades por meio.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia Introdução aos conceitos da Cartografia 12/3/ Aula 5.
Cartografia II Movimento de rotação
Constelação de satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Elementos de um mapa Título – tema que é apresentado
Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Fusos Horários Cartografia.
Constelação de satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
CARTOGRAFIA: Noções Básicas
CARTOGRAFIA A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Cartografia Os mapas – Elementos dos Mapas – Orientação pela Rosa dos Ventos- Projeções Cartográficas – Anamorfoses Gráficos – Sensoriamento Remoto – SIG.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Capítulo 3 – Os mapas UNIDADE I - CARTOGRAFIA 1 – Evolução dos mapas
REPRESENTAÇÕES DA TERRA
Forma e movimentos da Terra
PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA Professor: Cláudio.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Geografia - Cartografia
FUSOS HORÁRIOS.
REPRESENTAÇÃO: OS MAPAS
CARTOGRAFIA.
Coordenadas Geográficas
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
Projeções Cartográficas
Projeções Cartográficas
GEOGRAFIA I - PARTE 1 PROF. AILTON ASSIS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Projeções cartográficas – 1º B Ensino Médio
Fases da Lua Posição dos astros Situação da Lua Eclipse Maré Lua nova (Novilúnio) Sol Lua Terra alinhados conjunção.
Cartografia: e suas Projeções Pág.56 à 81. LOCALIZAÇÃO DO BRASIL Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares, hoje, após várias evoluções tecnológicas,
PLANETA TERRA.
O planeta Terra no sistema solar.
CARTOGRAFIA O planeta terra é um geóide, logo a única forma possível de representar a Terra com perfeição é através de um globo terrestre, ocorrendo distorções.
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Cartografia.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Prof. Márcia. GLOBO Representação correta Sem distorções Respeita a forma da Terra Dificuldade de visualização e transporte.
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Prof. José Victor Instituto GayLussac
Transcrição da apresentação:

Aula de Geografia Localização e Orientação Campus de Planaltina Professora Ednizia Ribeiro Curso Subseqüente em Guia de Turismo

Localização e Orientação Localizar-se no espaço sempre foi uma das primeiras preocupações do ser humano... “O conhecimento do espaço é um conhecimento estratégico” Lacoste, 1980

Cartografia: “O conjunto dos conhecimentos científicos, artísticos e técnicos voltados para a elaboração dos mapas ou plantas” Moreira e Sene, 2008.

Rosa-dos-ventos Os quatro pontos cardeais: Norte, (N) Sul, (S) Este, (E) Oeste, (O ou W) Os pontos colaterais situam-se entre dos ângulos formados pelos pontos cardeais. NE Nordeste SE Sudeste SO Sudoeste NO Noroeste Aos pontos que se situam entre os pontos cardeais e os colaterais dá-se o nome de pontos sub-colaterais. NNE Nor-nordeste ENE Les-nordeste ESE Les-sueste SSE Sul-sueste SSO Sul-sudoeste OSO Oes-sudoeste ONO Oes-noroeste NNO Nor-noroeste

Implicações da esfericidade da Terra

O Movimento de translação e as estações do Ano

Coordenadas Geográficas

Grande São Paulo Rio de Janeiro O mesmo ponto geográfico com outro recurso de satélite realça outras cidades. Por exemplo: O ponto luminoso acima da região de São Paulo é a região da cidade de Campinas. A nordeste, as capitais dos estados destacam-se um pouco mais que as outras cidades. Salvador Recife Fortaleza Brasília Goiânia Uberlândia Belo Horizonte Florianópolis

Este “amontoado” de luzes, por ordem, de cima para baixo, são Boston, New York, Filadélfia e Washington. MiamiHouston Dallas Chicago Na Califórnia, ainda está claro. Puerto Rico

Fusos Horários

Antigo fuso horário brasileiro

Mudanças no Fuso Horário do Brasil

Novos fusos horários brasileiros

Questão: Um avião parte do Rio Branco no Acre às 10 horas da manhã do dia 15 de julho com destino à Fernando de Noronha. O tempo de viagem é de 4 horas. Pergunta-se (Considerando os fusos horários atuais): Hora em F. de Noronha no momento da decolagem: 12 horas Hora que o relógio do passageiro estaria marcando na chegada a F. de Noronha, caso o relógio não tivesse sido acertado: 14 horas Hora em F. de Noronha no momento do pouso: 16 horas Hora em Rio Branco no momento do pouso em F. de Noronha: 14 horas Hora em Londres (Greenwich) no momento da decolagem no Rio Branco: 14 horas

Projeções Cartográficas

Definição: Uma Projeção Cartográfica é o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, por meio de paralelos e meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície de uma esfera.

Geóide e Elipsóide Geóide: Superfície irregular, definida pelo nível médio dos oceanos Elipsóide: Superfície regular que evidencia o achatamento dos pólos terrestres.

A questão da Projeção... Para representar uma superfície esférica num plano, sempre haverá distorção. Uma projeção sempre vai refletir interesses e visão de mundo dos cartógrafos.

Tipos de Projeção: Cilíndrica (paralelos e meridianos retos)

Cônica (meridianos retos e paralelos curvos

Azimutal (meridianos retos e paralelos curvos)

Propriedades das Projeções: Conformes – É aquela na qual os ângulos são idênticos aos do globo. As formas terrestres são representadas sem distorção, porém com alteração da área. Projeção de Mercator (conforme, cilíndrica): preserva a forma, mas distorce as áreas.

Equivalente – preserva as áreas, mas distorce as formas: Projeção de Peters (equivalente e cilíndrica): preserva as áreas, mas distorce as formas

O que essa imagem quer dizer?????????

Eqüidistantes – Preserva as distancias no mapa. Projeção azimutal, com centro no Brasil

Cilíndrica afilática ou arbitrária – não preserva conformidade, equivalência ou eqüidistância, mas apresenta os menores índices de distorção nesses aspectos.

Exercícios: 1. Vitória, capital do Espírito Santo, tem 40º de longitude oeste; Tóquio, capital do Japão, tem 140º de longitude Leste. Qual a diferença de horário entre as duas capitais? Qual horário está mais adiantado? 2. Por que, ao representar o globo terrestre, toda e qualquer projeção provoca algum tipo de distorção? 3. Observando os planisférios correspondentes a cada projeção (Mercartor, Peters, Azimutal e Robinson), comente a respeito das distorções verificadas em cada um. 4. Qual a ideologia que está por trás da projeção de Mercator e a de Peters?

Os Mapas

Histórico dos Mapas Feitos em pedra ou argila; Pergaminho ou papiros Desenhados os originais em pedra ou metal e depois impressos no papel; Desenhados em computador, através de software específico, como o ArcGis, por exemplo.

Definição: São instrumentos – ou linguagem- essenciais aos estudos geográficos. Tem como função representar graficamente o fenômeno estudado. (VICENTINE, 2003) A forma mais eficaz de representar espacialmente a informação e, por isso, constituem a ferramenta de trabalho mais importante da Geografia. MARTINELLI. 2003

Elementos do Mapa Título Legenda Escala Símbolos Indicação do Norte

Escalas Relação entre o tamanho na realidade e o tamanho na representação. Tamanho da escalas Grande escala: menor que 1: (muitos detalhes, áreas menores) Média escala: de 1: à 1: Pequena escala: maior que 1: (poucos detalhes, área extensa)

Tipos de escala: A escala gráfica é apresentada por uma figura na qual se indicam as medidas reais sobre as medidas no papel. A escala numérica é aquela que mostra a relação entre dois números: o numerador que é sempre o número 1 e o denominador que varia bastante de acordo com o tamanho da área a ser representada podendo ser 500, , e etc. Por exemplo: 1: é a escala usada no mapa de Salvador. O que significa essa escala? Significa que o lugar representado no mapa é vinte mil vezes maior do que estamos representando no papel (no mapa que estamos fazendo), ou seja, para cada um centímetro do papel (do mapa que estamos fazendo) equivale a vinte mil centímetros na realidade (no terreno).

Trabalhando com escala: KmHmDamMDmCmMm E = Escala D = Distância na superfície terrestre d = distância no mapa D = d. E d = D E E = D d

Questão: Num mapa do Brasil feito na escala de 1: , a distância no papel, em linha reta, entre a cidade de São Paulo e de Brasília é de aproximadamente 16 cm. Qual a distância real entre as duas cidades? Cada centímetro no papel corresponde a cm, ou seja 50 km no terreno. Portanto: D = d. E D = km D = 800 km

Exercícios: Considere um mapa geográfico cuja escala é de 1: , e a distância em linha reta entre duas cidades é de aproximadamente 7 cm. Indique corretamente a distância real entre as duas cidades. ABC Considerando a distancia real entre os pontos A e B ser de 12 km e entre os pontos A e C ser de 24 km e a distância gráfica entre os pontos A e B ser de 2 cm e entre os pontos A e C ser de 4 cm, qual é a escala correta desta representação? Indique usando a escala numérica.