VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois Tipos de Líderes Pr Enoc.
Advertisements

A TIGELA DE MADEIRA Criação Ria Slides.
Dois modos de ler a Bíblia.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Les meilleures photos de
BORDADOS DA VIDA.
ESTOU PRONTO AGORA !.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
Verbo Língua Portuguesa.
Aprendi Clique.
PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA. PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA.
COMO EM BREVE QUEREIS SER CASADOS PELO SACRAMENTO DA NOSSA IGREJA, QUERO HOJE FALAR COM VÓS SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS QUE ESTE PASSO TEM PARA VÓS.
Apresentam TERAPIA CONJUGAL AUTOMÁTICO Após décadas juntos, um casal resolve ir a um psicólogo.
8 Clicar.
As intervenções verbais do terapeuta
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,
Falácias.
O ministério da visitação foi a ferramenta missionária que o próprio Céu usou. Deus enviou Seu Filho, que se fez Deus conosco, para adentrar a este mundo.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
UNIVERSIDADE RED JACKET
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Família Professor: Cordeiro.
Sentei em uma varanda, em um dia de verão, bebendo chá gelado enquanto visitava minha mãe. "Nunca esqueça de suas amigas" ela falou, mexendo nos cubos.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
“Juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração.” Atos 2.46b
Felipe Moreira. contexto MÉTODO DE CONVENCER OS OUTROS A FAZEREM O QUE FOI PLANEJADO. “CONSEGUIR QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE É NECESSARIO EM VEZ DE VOCÊ”.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Templates O.Ribeiro A geração que nasceu nas décadas de 60 e 70 cresceu e se desenvolveu cercada de proibições e censuras. A ditadura ainda estava presente.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
SAJ/J.SARDINHA CFMTFA Atendimento – Técnicas de Comunicação Comunicação O que é?
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
QUESTIONÁRIO.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
Mensagem dos Anjos com Ann Albers Beleza, amor, graça e orientação estão sempre aí à espera de serem descobertos. Meus queridos, nós os amamos muito.
Workshop de Planejament o Estratégico Rick L. Souza Plano Estratégico Para o Século 21.
«Alienação» | 1 Tanto em Marx quanto em Hegel, a alienação está ligada ao trabalho. Todavia, para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer,
Educando após o divórcio ” Manual para pais divorciados Autor: Philip M. Stahl, Ph.D.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS Os Conflitos Podem Afetar a Motivação dos Envolvidos na Busca dos Objetivos Empresariais? Qual o Melhor Modelo Para Solucionar.
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
PRESTA ATENÇÃO AO QUE VAIS LER!!! DEPOIS DE LERES, VAIS FICAR A SABER A RAZÃO PELA QUAL ISTO TE FOI ENVIADO.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
M inha Família Não Será Um Fracasso, Ela Foi Projetada Para o S ucesso Pr. Gilvane Batista I Samuel e
O DIA DA TEMPESTADE. “Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que.
Sou Teu Deus Ligue o som e aguarde! Sou Teu Deus Ligue o som e aguarde! Clique para avançar!
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
A CPCJ EXPLICADA AOS JOVENS CONTACTOS: Morada: Praça da Paz, Bloco F - Cave Lagos Telefone: E – mail:
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
Catecismo da Igreja Católica nº 2360 “A sexualidade está ordenada para o amor conjugal entre o homem e a mulher. No casamento, a intimidade.
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS.
O maior instrumento de poder de que se tem notícia se encontra dentro de nós: o nosso pensamento.
Psicodiagnóstico O contato com o paciente. O aparecimento do sintoma A interpretação do distúrbio pela família A decisão de procurar ajuda O movimento.
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Transcrição da apresentação:

VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família é no fundo uma terapia conjugal

Como fazer isto: 1) Procurar entender como se conheceram. Isto vai levar a perceber o primeiro padrão de relação 2) O modo pelo qual se escolheram. Tem a ver com o desapontamento que tem em relação ao outro 3) O modo como expressam o desapontamento. Pode ter a ver com o modo como o PI expressa o desapontamento

O indivíduo disfuncional: Utilizará mensagens em níveis de comunicação diferentes com sinais diferentes O indivíduo disfuncional não contextualiza no presente suas interpretações O indivíduo disfuncional não é capaz de verificar suas percepções A dificuldade de comunicação do indivíduo disfuncional está ligada a sua auto-imagem e auto-estima

– O terapeuta deve dar exemplo de uma comunicação clara e ensinar aos pacientes a fazê-la: A) Apresentar as regras que permitem a comunicação. Enfatizar a necessidade de verificar o significado transmitido com o recebido. Cuidar para que o paciente preserve as seguintes Imagens de Espelho:

a.1) Idéia do Self: “como eu me vejo?” a.2) Idéia do Self acerca do outro: “como eu vejo você?” a.3) Idéia do Self acerca da idéia que o outro faz do Self: “como eu vejo você me vendo?” a.4) Idéia do Self acerca da idéia que o outro faz sobre a idéia que o Self faz do outro: “como eu vejo você vendo ver você?”

B) Ajudar o paciente a tomar consciência das mensagens que são incongruentes, confusas ou veladas C) Mostrar ao paciente como verificar suposições não válidas que são usadas como fato: “O que você disse; O que você escutou eu dizer; O que você viu ou ouviu que o tenha levado a tirar tal conclusão; Que mensagem você queria transmitir; Como é que você sabe e o que pode descobrir?”

D) Deverá ser claro, repetindo, reafirmando e enfatizando suas observações e as dos membros da família. Cuidar para que o paciente entenda a lógica de suas conclusões

- Terapia: - Idade: menos de 4 anos – duas sessões; mais de 4 anos – farão parte de quase todas as sessões - Perguntar aos pais como eles planejam informar seus filhos sobre as sessões terapêuticas das quais eles deverão participar: o modo pelo qual comunicam seus planos aos filhos pode preparar o terreno para uma exploração posterior do grau de clareza com que eles conseguem transmitir mensagens na família (posteriormente perguntar as crianças o porquê de estar naquele local)

1 – Ninguém (inclusive os pais) tem permissão para falar em nome de outros 2 – Não “mexer” ou quebrar as coisas, riscar, rasgar... 3 – Todos deverão falar de modo a poderem ser ouvidos com clareza 4 – Todos deverão cooperar de modo a ser possível que os outros possam ser ouvidos 5 – Controlar o número de vezes que uma criança pode ausentar da sala de terapia 6 – Reduzir o tempo de sessão para ajustá-lo às idades das crianças 7 – O terapeuta dá claramente a entender logo de início que tem um objetivo a alcançar

- Introduzir a idéia de individualidade: cumprimentar cada criança separadamente, chamando pelo nome; repetir o que cada um diz, para demonstrar que está prestando atenção; dar valor a todas as perguntas que as crianças fazem para demonstrar que perguntas não trazem problemas e não são ilegítimos, que as pessoas podem fazer perguntas e saber o que não sabem

- O filho precisa desenvolver auto- estima em duas áreas: 1 – Pessoa de Domínio: capaz de resolver seus próprios problemas Um dos pais validarem seu crescimento e desenvolvimento: tomar decisões; raciocinar; criar; planejar; tolerar fracasso e desapontamentos; sincronizar as necessidades com relação à realidade Validação e restrições não se opõem

2 – Pessoa Sexuada: O filho somente desenvolverá estima em relação a si mesmo, na condição de pessoa sexuada, se ambos os pais validarem sua sexualidade Identificar-se com o próprio sexo e aceitação do outro sexo: como o tratam e que o relacionamento homem-mulher é gratificante;

Perguntas para uma base de identificação sexual: “Como é que o pai (homem grande) trata a mãe (mulher grande)?” “Como é que o pai me trata (homem pequeno)?” “Como é que o pai diz que trata minha mãe?” “Como é que a mãe (mulher grande) trata o pai (homem grande)?” “Como é que a mãe me trata (homem pequeno)?” “Como é que a mãe quer que eu trate meu pai?”

“Seu fracasso em validar constitui mais um ato de omissão do que de comissão. Eles desejam desesperadamente ser bons pais” (Virginia Satir)