R OCHAS S EDIMENTARES Classificação 1. R OCHAS S EDIMENTARES “ C LASSIFICAÇÃO “ 2 -As rochas sedimentares constituem uma fina camada da crusta terrestre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
Advertisements

Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Rochas Sedimentares Ciências Naturais 7º ano Prof. Teresa Marcelino.
Rochas sedimentares.
Professora Aleide Cristina
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Rochas sedimentares estratificadas
Propriedades dos Minerais.
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Rochas.
Rochas Sedimentares.
Ciências Naturais – 7.º ano
Brechas Cimento calcário e silicioso Cimento calcário.
Rochas sedimentares(cont)
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Formação de rochas sedimentares
Classificação das Rochas Sedimentares
- génese e constituição
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Aula IV Funções Inorgânicas Parte I: ácidos e bases Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 22 de Novembro de 2014.
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
PARA SE DAR BEM NA PROVA DE GEOGRAFIA!!! TUDO O QUE VOCE DEVE SABER NAO SEJA BESTA E PRESTA ATENCAO!!!
Terra e os seus subsistemas. Sistema: uma área limitada do espaço que possui sempre uma fronteira (real ou imaginária), que o separa do meio envolvente,
Dinâmica Externa da Terra
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
A Atmosfera e a Radiação Solar
Métodos para combate à Corrosão
DESTILAÇÃO.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Química Ambiental Capítulo 5 – Chuva Ácida.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
CHUVA ÁCIDA.
PETRÓLEO Prof. Msc. Arthur M.A. 1.
Geapoio Apresenta Ge apoio Apresenta: As Rochas e o Vestibular Aprofunde seus conhecimentos sobre geologia e saiba de que forma pode ser cobrado em sua.
Rochas Sedimentares Formação.
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Processos de Separação de Misturas 2013 PROFª BEATRIZ DERISSO.
A pesca.
As Rochas Arquivos que revelam a história da Terra.
ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA 1 AS ROCHAS.
Dinâmica externa da Terra
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
M.Sc. Alice Ferreira Souza. ROCHAS E MINERAIS Minerais: são elementos ou compostos químicos com composição química definida dentro de certos limites,
Petróleo Profª Beatriz Derisso.
QUÍMICA GERAL Processos de separação de misturas PROF. BETO.
As Ciências da Terra Adelaide Semedo Patrícia Moreira Sara Cid Sílvia Monteiro Susana Loureiro.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
Dinâmica externa da Terra: Rochas metamórficas.
SISTEMAS ESTRUTURA DA MAT É RIA O termo matéria refere-se a todos os materiais ou coisas que compõem o universo. A matéria é formada por moléculas, que.
Geologia para Espeleologia Dina Dias 3 de abril de )
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
RECORDANDO FENÔMENO FÍSICO FENÔMENO QUÍMICO NÃO OCORRE FORMAÇÃO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS FORMAÇÃO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS SUBSTÂNCIA PURA SIMPLESCOMPOSTA O 2,
Produção industrial dos principais
6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL. Materiais formados por um conjunto de minerais. Materiais formados por um conjunto de minerais. São classificadas.
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
N7 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ciclo das rochas.
PROPRIEDADES QUÍMICAS Os metais do Grupo II são menos eletropositivos do que os do Grupo I mas ainda reagem com água, libertando H 2 e formando hidróxidos.
Química Ambiental Engenharia Ambiental Prof. Alonso Goes Guimarães.
MAGMÁTICAS ( Classificação ) 1. 2 Composição Modo de ocorrência Ácida (>66%SiO 2 ) Intermediária (66-52%SiO 2 ) Básica (52-42%SiO 2 ) Ultrabásica (
ORIGEM DO SOLO Página 359.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Transcrição da apresentação:

R OCHAS S EDIMENTARES Classificação 1

R OCHAS S EDIMENTARES “ C LASSIFICAÇÃO “ 2 -As rochas sedimentares constituem uma fina camada da crusta terrestre e representam 75% das rochas expostas à superfície.  Tendo em conta a origem da fração dominante podem classificar-se em rochas detríticas, rochas quimiogénicas e rochas biogénicas.

R OCHAS D ETRÍTICAS 3 Constituem mais de 75% das rochas sedimentares da superfície terrestre. Formam-se a partir de fragmentos sólidos obtidos de outras rochas, por processos de meteorização e de erosão. Os sedimentos detríticos são classificados em função do seu tamanho. Os depósitos de balastros, areias, siltes e argilas são consideradas rochas detríticas não consolidadas. A consolidação destes sedimentos detríticos, por diagénese, origina rochas sedimentares detríticas consolidadas, como por exemplo, brechas, conglomerados, arenitos, siltitos e argilitos.

R OCHAS D ETRÍTICAS - N ÃO CONSOLIDADAS 4 Balastros Areias – Construção civil (Cimento, betão) ; Indústria vidreira; Indústria cerâmica Argilas – Indústria cerâmica

R OCHAS D ETRÍTICAS - CONSOLIDADAS 5

6

R OCHAS D ETRÍTICAS 7 Consolidação dos balastros. Bem rolados formam os Conglomerados; Mal rolados formam as Brechas. Formam-se em rios de montanha, praias de forte ondulação e águas do degelo dos glaciares.

R OCHAS D ETRÍTICAS 8 Consolidação de areias; Com vários minerais, mas principalmente quartzo; Arenitos ou Grés

R OCHAS D ETRÍTICAS 9 Consolidação do silte ou limo; Com vários minerais; Depositam-se em correntes de baixa energia ( lagos ). Siltitos

R OCHAS D ETRÍTICAS 10 Consolidação das argilas; Com minerais variados feldspatos, micas, quartzo…; São transportados em suspensão e depositados em ambientes de baixa energia ( Lagos); Quando são puras, são brancas e chama-se o caulino; Quando os sedimentos de argila cheios de água ficam expostos ao ar, formam as fendas de dessecação ou de retracção. Argilitos

R OCHAS Q UIMIOGÉNICAS 11 Formadas, essencialmente, por materiais resultantes da precipitação de substâncias em solução Ocorre quando a evaporação da água onde as substâncias estão dissolvidas leva à formação de cristais que se acumulam ( formando os evaporitos ) ou quando a precipitação é provocada por reações químicas, resultado da variação de certas condições do meio ( como a temperatura e a pressão ). Exemplos: os calcários de precipitação ( travertino ), o sal- gema e o gesso.

R OCHAS Q UIMIOGÉNICAS 12 Rocha de precipitação A precipitação é provocada pela evaporação das águas, chamam-se evaporitos

R OCHAS Q UIMIOGÉNICAS Ao gotejar do tecto de uma gruta, cada gota abandona CaCO3, que por acumulação ao longo de milhares de anos, formam-se as e stalactites ; O gotejar do solo da gruta formam as e stalagmites ; As duas podem unir-se e formar as c olunas. 13

E STALACTITES 14  Estalactites  A Água goteja na extremidade das estalactites

R OCHAS Q UIMIOGÉNICAS 15 A atividade das águas acidificadas está bem patente nas inúmeras grutas que existem nas regiões calcárias. Nos monumentos edifícios de calcário ou mármore, nas grandes cidades e zonas industrializadas, em que o ar está poluído (Chuvas ácidas). Lápias são sulcos ou rendilhados no exterior das grutas.

R OCHAS Q UIMIOGÉNICAS – R OCHAS DE P RECIPITAÇÃO 16 Grão muito fino; Aspeto compacto e homogéneo; O calcário travertino é constituído por 99% de calcite e 1% de minerais argilosos. Calcários de precipitação.

R OCHAS Q UIMIOGÉNICAS - E VAPORITOS 17 Halite ou sal-gema, evaporação das águas marinhas e precipitação do NaCl; Utilizado em indústrias como o fabrico de sabão, borracha, vidro, detergentes, medicamentos. Gesso, evaporação das águas marinhas e precipitação do Sulfato de cálcio. Utilizado na indústria do cimento, estuques, ornamento de paredes, esculturas, dentistas.

R OCHAS Q UIMIOGÉNICAS 18 Sílex Cherte ou o Sílex, são formados por precipitação da sílica. Foi utilizado pelos hominídeos para o fabrico de armas e outras ferramentas. Margas, precipitação de carbonato de cálcio e argilas. Matéria-prima do cimento e da cal hidráulica,  Margas

R OCHAS Q UIMIOGÉNICAS - F ORMAÇÃO 19

R OCHAS B IOGÉNICAS OU Q UIMIOBIOGÉNICAS 20

R OCHAS B IOGÉNICAS (C ARBONATADAS, COM CARBONATOS ) 21 Calcário conquífero possui conchas de moluscos. Calcário recifal resulta da atividade de seres vivos, nomeadamente os corais. Os corais vivem em mares quentes de águas límpidas e pouco profundas.

C ARVÕES - F ORMAÇÃO 22 Incarbonização – Ricos em carbono Em zonas pantanosas, acumulam-se restos de plantas e por ação de microrganismos anaeróbios formam a matéria-prima, turfa Por afundimento e compactação dão-se reações onde há perda de água e substâncias voláteis e enriquecimento em carbono – incarbonização bioquímica e geoquímica Maior afundimento e continua as incarbonizações Elevada pressão ou tensões

C ARVÕES – C OMBUSTÍVEIS F ÓSSEIS 23

C ARVÕES – C OMBUSTÍVEIS F ÓSSEIS 24

C OMBUSTÍVEIS FÓSSEIS - F ORMAÇÃO 25

P ETRÓLEO - C OMBUSTÍVEIS F ÓSSEIS Não é uma rocha; É toda a concentração ou mistura natural de hidrocarbonetos líquidos ou gasosos. Hidrocarbonetos líquidos designam-se p etróleo ; Hidrocarbonetos gasosos designam-se g ás natural. Resultam de deposição de minúsculos seres vivos, fitoplâncton e o zooplâncton em ambientes aquáticos pouco profundos, pouco agitados e pobres em oxigénio. 26

P ETRÓLEO - C OMBUSTÍVEIS F ÓSSEIS 27 Rochas argilosas e salinas Rochas porosas e permeáveis Arenitos e calcários Rochas argilosas ou carbonatadas O petróleo é menos denso que a água e tende a subir lentamente em direcção à superfície

A RMADILHAS P ETROLÍFERAS 28