O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Terra, Fogo, Água e Ar - apelo para a vida do planeta preservar”
Advertisements

POLUIÇÃO, AQUECIMENTO BLOBAL, E EFEITO ESTUFA
O Ciclo do Carbono.
AQUECIMENTO GLOBAL.
Programa UFBA Ecológica
O Ciclo do Carbono.
Turma Colégio Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
Química ambiental – Problemas ambientais
Energia das Biomassas.
ILHA DE CALOR Fenômeno climático que resulta no aumento incomum das temperaturas. O termo “ilha” é empregado por se tratar de um fenômeno que se resume.
Professor Carlão. ENERGIA TEM COMO SER LIMPA? Professor Carlão Usina Hidrelétrica Prós: Eficiência em torno de 95% energia de baixo custo (combustível)
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
PARA SE DAR BEM NA PROVA DE GEOGRAFIA!!! TUDO O QUE VOCE DEVE SABER NAO SEJA BESTA E PRESTA ATENCAO!!!
Luciana Antunes Ciências da Natureza Construções Humanas  Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
História das células a combustível
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°02 9ºAno.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Victoria Amorim Fermino Braga Orientadora: Profa. Zilda Aparecida Godoy Bianchim ; Coorientadora: Patrícia.
Química Ambiental Capítulo 5 – Chuva Ácida.
Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
: Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria UNIDADE 2 : Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria Evolução da Atmosfera Atmosfera actual: Componentes,
CHUVA ÁCIDA.
2) Dentre os equilíbrios abaixo, quais não podem ser deslocados por variação da pressão total? I) N 2 O 4(g) = 2 NO 2(g) II) 3Fe (s) + 4H 2 O (g) = Fe.
Deslocamento de equilíbrio (Princípio de Le Chatelier) Em uma reação reversível em equilíbrio: aA(g) + bB(g) cC(g) Uma perturbação externa faz O equlíbrio.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Energias Renováveis e Alterações Climáticas António Sá da Costa Viana do Castelo 6 de Dezembro 2007 I Congresso de Energias Alternativas.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
José Cláudio Junqueira Ribeiro José Cláudio Junqueira Ribeiro Assessor Especial SEMAD As oportunidades do mercado de carbono do Sudeste e na região da.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
1 Integrantes: Daliana A. Oliveira Hans Braunnier Aguiar Silva Isabela Luíza Batista Leite Disciplina: Microbiologia Orientadora: Juliana Calábria.
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
Como se alimentam as plantas?
Convenção de Viena e o Protocolo de Montreal
PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese.
“Tributação e subsídios para uma economia de baixo carbono ” Contexto para consideração do Tema CMMC Brasília, 28 de Maio de 2014 Adriano Santhiago de.
Baseado no site da Educopedia. VOCÊ SABIA QUE A ATMOSFERA TEM UMA RELAÇÃO DIRETA COM OS PROCESSOS VITAIS DOS SERES VIVOS COMO A RESPIRAÇÃO E A FOTOSSÍNTESE.
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
Como se alimentam as plantas?
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
Histologia Vegetal MERISTEMAS Origem dos demais tecidos; Atuam no crescimento da planta. PERMANENTES Revestimento; Sustentação; Parênquimas; Secreção;
Commodities ambientais. Evolução do Conceito (Projeto CTA) Protocolo de Kyoto (1997) Projetos MDL Créditos de Carbono Passivo Ambiental.
Clima 1. Diferença entre clima e tempo 2.Elementos do clima:
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
A Equação do Novo Acordo Climático Global. Nossa conversa O tamanho do problema O que precisa ser feito O que esta se desenhando no novo acordo O nível.
Professora Manuela Cardoso Poluição atmosférica. A ação humana tem aumentado a quantidade e a frequência das emissões de poluentes para a atmosfera pondo.
Produção industrial dos principais
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
The life span of the biosphere revisited CST-305: Introdução à Modelagem do Sistema Terrestre Dr. Gilberto Câmara Eduardo Gigliotti Elói L. Dalla Nora.
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
N3 Impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
Transcrição da apresentação:

O Ciclo do Carbono

O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz parte das conchas...

do diamante do carvão e da grafite.

Absorção do Carbono:  Fotossíntese  Quimiossíntese. Devolução do Carbono:  Respiração celular  Fermentação  Combustão  Decomposição CICLO DO CARBONO

Ciclo do Carbono

O gás carbônico é um dos gases que ajudam a prender as radiações solares na Terra. Além do gás carbônico, o vapor de água e o metano também são importantes para manter o efeito estufa. Sem eles, todo calor enviado pelo Sol voltaria novamente para o espaço.

CICLO DO CARBONO Efeito estufa: 1.Utilização excessiva de combustíveis fósseis (falta de incentivos para a geração de energia alternativa). 2.Desmatamento. 3.Poluição ambiental. 4.Intensificação do efeito estufa. 5.Mudanças climáticas. 6.Aquecimento global. 7.Mudança nos níveis dos oceanos.

A queima de combustíveis libera MUITO gás carbônico

CICLO DO CARBONO Desmatamento: 1.Aumento do CO 2 emitido em função da emissão no momento da queima. 2.Redução da taxa fotossintética. 3.Queimadas de florestas. 4.Efeito estufa – intervenções no ciclo do carbono.

Os oceanos são capazes de dissolver uma grande parte do CO 2 lançado na atmosfera.

Entretanto, se a temperatura subir demais, os corais podem morrer.

Boa Notícia !!!! O gás carbônico estimula a fotossíntese. Quanto mais gás carbônico houver, mais as plantas crescem.

Mais de 50% do gás carbônico resultante da queima de florestas e combustíveis fósseis é recapturado por esses dois processos. Eles estão ajudando a Terra a manter o aquecimento global um pouco mais sob controle. Mas não podemos abusar.

A CAPTURA DE CARBONO atmosférico através do plantio de mudas é algo que todo mundo pode fazer.

Diminuir o uso de combustíveis fósseis e investir no uso de “energia limpa”, como a combustão a hidrogênio, também ajuda. Veículo da GM que obtém hidrogênio a partir da gasolina no próprio veículo e com eficiência total de 40%, duas vezes maior que um motor a combustão.

Reduzir o consumo de produtos industrializados diminui o Aquecimento Global. Você já pensou quanta energia é gasta no processo de fabricação?

O que você pode fazer para diminuir o aquecimento global ? A participação individual é MUITO importante para combater o AQUECIMENTO GLOBAL

Permita que sua alma seja um diamante que em cada golpe do buril revele uma nova face. Permita-se deixar lapidar de forma que um dia te reveles enfim, a pedra mais preciosa que há. Pode levar tempo, mas... O que é uma vida diante da eternidade? Di Castilho