E a família, como vai? Deus a instituiu (Gn ).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus
Advertisements

“O Chamado de Deus”..
Família Cristã – IPJG – Maio 2011
OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS
CASAMENTO, DIVÓRCIO E RECASAMENTO
Os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre do Seu galardão.
“Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.” (Lucas 7:47).
CONVIVÊNCIA FAMILIAR 1. BENEVOLÊNCIA É querer bem ao outro;
YOU NEEDED ME Você precisa de Mim ....
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
Juizes 14:3 “Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em.
Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho Cântico dos Cânticos 1: 2.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Para refletir... e mudar!!!.
CELEBRAÇÃO LITÚRGICA DO MATRIMÔNIO
PAPO DE HOMENS – 24/08/2013 PALESTRA HOMENS - PORNOGRAFIA.
Rotina....
Por que lemos a Bíblia, hoje?
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
Rotina....
O próprio Deus nos chama à liderança.
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
Namoro Santo: uma Caminhada em
Na Roma Antiga era assim:
Jesus Eu quero ser como as crianças
SINTOMAS COMUNS DA EXISTÊNCIA DE MALDIÇÃO.
O casamento de Isaque e Rebeca
A BÊNÇÃO DO PERDÃO NA FAMILIA
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Edificando Famílias Saudáveis
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
Desenvolvimento 1. O pai é o sacerdote do lar. Qual deve ser a sua função diária? LA, O pai é em certo sentido o da família,
By Búzios Slides Para refletir... e mudar!!! Automático.
JESUS NOS DÁ ALÍVIO E DESCANSO
As qualidades do discípulo de Cristo
NA INJUSTIÇA, MOSTRA-ME O TEU CAMINHO SENHOR!
PERDOA-NOS, SENHOR ! Jesus faz-nos descobrir a alegria de reencontrar a amizade com Deus, nosso Pai. “Amb nosaltres 2-8”
Rotina....
EDIÇÃO ESPECIAL DIA DO TRABALHO. ELE QUER QUE VIVAMOS COMO SEU FILHO.
“Se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir.” (Marcos 3.25)
FAMÍLIA PROTEGIDA Mateus
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde,
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
POR QUE TANTOS PROBLEMAS?
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
Aprenda a perdoar.
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
EVANGELHO DE MATEUS 19:3-9 3 Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?
Então da costela que o senhor Deus tomou do homem, formou a mulher e a trouxe ao homem.
A VERDADEIRA AMIZADE Ewald Koch INÊS VIEIRA Automático.
Décimo Oitavo Dia Quando o dízimo não funciona
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” 1Co 10:31.
Família É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (Pai, mãe, tios padrasto, avós etc.) A família é unida por.
20 de fevereiro de Seja um agente da paz Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. (Mt 5:9)
LIÇÃO 2 RELACIONAMENTO EM FAMÍLIA
O que é felicidade?.
ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE... Aula 04 – A Família Cristã.
4. Por Que é Difícil Ser Pai?
RELACIONAMENTO COM DEUS Identidade de Filho
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gên. 2:24)
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

E a família, como vai? Deus a instituiu (Gn 2.18-25). A regra bíblica é a de que homem e mulher permaneçam juntos até que a morte os separe (Mateus 19.4-6). Para os fins: a) companhia (Gn 1.18); b) prazer sexual (1 Co 7.2-5; 1 Co 6.9-10 e 15-18); c) preservação da espécie (Gn 1.28).

Conseqüências de uma separação: Marcas que o tempo não apaga? Traumas nos filhos? Nem sempre a separação é a melhor saída. O orgulho é, provavelmente, a maior causa de separações.

Para refletir: Cuidado com o legalismo ao abordar o assunto separação, divórcio. Será que todos casamentos que aconteceram, aconteceram segundo a vontade de Deus? Quem nunca amou seu cônjuge, quem lhe coloca um jugo terrível pela falta de amor, tem mesmo o direito bíblico de prendê-lo ao seu casamento pelo resto da vida? Será mesmo toda a separação pecado diante de Deus?

Mais para refletir: É preciso que lembremos em nossas igrejas, nas orações gerais, dos cônjuges que vivem um segundo casamento debaixo da bênção de Deus e não de sua condenação. É preciso que lembremos de pais e mães de um segundo casamento no dia dos Pais e das Mães, demonstrar-lhes gratidão também, porque amam e cuidam dos seus enteados como se seus próprios filhos fossem.

Deus não proíbe novo casamento! Existe o problema do abrasamento 1 Co 7.9. Cabe-nos proclamar o perdão e recomendar: Vai e não peques mais João 8.11.

Quando buscar auxílio? Quando: há conflitos não resolvidos. há falta de comunicação. existem sentimentos depressivos ou grande desânimo. diminuem as relações sexuais. há baixo rendimento na escola e ofício.

Conselhos para quem deseja casar: Reflita sobre a durabilidade do casamento. Respeite, perdoe, peça perdão. Tenha certeza dos seus sentimentos. Seja fiel. A infidelidade causa infelicidade, pobreza, filhos doentes, AIDS, Crimes, etc. Prepare-se para os compromissos. Saiba que ocorrerão mudanças físicas.

Queixas do esposo: Nunca está contente! Descontrola-se emocionalmente! Tem uma facilidade para ficar indisposta a um relacionamento sexual.

Queixas da esposa: Nunca está contente! Descontrola-se emocionalmente! Tem uma facilidade para ficar indisposta a um relacionamento sexual.

Cuidados no casamento: Saúdem-se com um beijo, antes/após o trabalho; Sejam carinhosos, mesmo vestidos; Abracem-se mais; Orem um pelo outro; Tenham programas em conjunto (janta/passeio); Escrevam bilhetes de amor; Dialoguem sobre o que gostam um no outro; Aprendam a dizer não pra os outros e sim para o cônjuge.

Mais cuidados: Façam da gratidão, do reconhecimento e do elogio uma prática diária. Surpreendam-se com algo agradável. Digam , quando for oportuno, como estão felizes por terem casado com ele/a. Não gritem impondo sua vontade. Negociem suas diferenças. Nunca vão dormir brigados.

Qualidades dos cônjuges! a) Respeito (Pv 31.10; Ef 5.22-24); b) Confiança mútua (cuidado com ciúmes); c) Fidelidade (Hb 13.4); d) Boa administração dos bens (Pv 31.15-16; 24). e) Amor, ao ponto do sacrifício (Ef 5.25).

Princípios da comunicação familiar: Comunicar também é ouvir e interpretar. Escolha o tempo certo para se comunicar. Fale sempre a verdade com amor. Não frustre seu parceiro com o silêncio. Não responda com raiva. Não se envolva em rixas. Evite ficar reclamando a todo momento.

Mais princípios da comunicação familiar. Esteja sempre disposto a perdoar imitando o exemplo que Cristo nos deixou. Não culpe o outro, nem critique. Procure descobrir soluções melhores para os problemas de você e aceite sugestões.

A química da união duradoura: Meu cônjuge é o(a) melhor amigo(a). Gosto dele(a) como pessoa. O casamento é um compromisso de longo prazo. O casamento é sagrado.

Mais sobre o que mantêm casais unidos: Temos objetivos comuns. Meu cônjuge está cada vez mais interessante. Eu desejo e luto para que nosso relacionamento seja bem sucedido. Rimos muito juntos. Estamos satisfeitos com nossa vida sexual.

Paternidade responsável! Quantos filhos devemos ter? Ter filhos depende: a) da saúde dos cônjuges; b) das condições financeiras; c) dos projetos de vida. Filhos são bênção de Deus (Sl 127.3) e não deveriam ser evitados por vaidade.

Sete necessidades básicas de uma criança. 1- Ela precisa ter nos pais modelos a seguir. 2- Ela precisa sentir-se segura. 3- Ela precisa ser aceita sem comparações. 4- Ela precisa notar e sentir que é amada. 5- Ela precisa de elogios em seus esforços. 6- Ela precisa conhecer seus limites. 7- Ela precisa conhecer o amor de Deus.

Um problema que merece ser abordado Cuidado especial devemos ter com o assunto abuso sexual, com a pedofilia. É possível que tenhamos, nos cultos e escola dominical de nossas congregações, vítimas inocentes sofrendo por esta causa. Ai de quem servir de pedra de tropeço a um desses meus pequeninos irmãos, diz o Senhor Jesus (Mt 18.6-7).

Algumas questões a serem tratadas com adolescentes: O que é o amor de Deus e nossa resposta? O que Deus quer do sexo que nos deu? Quais as influências da mídia? Pais têm autoridade sobre os filhos? Qual é mesmo minha vocação? Drogas, pagam a pena? O que podemos fazer como família? Como lidar com as perdas?

Fundamentos de um lar feliz: 1) A busca contínua da bênção de Deus. 2) Humildade para pedir e dar perdão. 3) A manutenção contínua do amor calcada no carinho, respeito e fidelidade.

O casamento religioso consiste: 1- De breve homilia. 2- De perguntas: a) casam livremente? b) querem que a união seja duradoura? c) querem ser auxílio e amparo mútuo? 3- Da troca de alianças, sinal de amor e de fidelidade. 4- De dar a bênção de Deus ao casamento civil.

Tipos diferentes de casamentos e de estruturas familiares: O monógamo é o padrão predominante. A união estável (Art 226). A poligamia, não permitido no Brasil. O poliandro (uma mulher com vários homens, também não permitido no Brasil). A família nuclear (pai, mãe e filhos). A família fracionária (falta um de seus membros).

Funções familiares: É dever da família assegurar à criança e ao adolescente o direito à vida, saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária, colocando-os a salvo de toda a forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (Art 227).

Mais funções familiares: Os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade (Art 229). A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. Honra a teu pai e a tua mãe para que vás bem... (4º Mandamento da Lei de Deus)