...e o que será que o homem irá queimar quando não houver carvão? Porque é que o homem tem tamanha preocupação com a produção de energia?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

Química dos Biocombustíveis
De onde vem a energia ? Combustíveis Fósseis Alternativos Carvão
Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas
Velocidade das reacções químicas
Os sais e a sua solubilidade em água
Magia Sem Truques - Basta Ser Químico !!!!!.
O Ozono na Estratosfera
MAGIA SEM TRUQUES – BASTA SER QUÍMICO ACTIVIDADE EXPERIMENTAL Nº5 Nesta actividade, fizemos a decomposição do cloreto de cobre(II) em cloro (gasoso) e.
SERÁ QUE OS METAIS TAMBÉM REAGEM?
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
QUÍMICA GERAL Prof. Tarcisio Jr..
Aula 05 Calor e Trabalho.
DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no.
As forças Intermoleculares
TERMODINÂMICA Energia Livre Química
Termoquímica Turma 201 Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz.
Caracterização dos estados físicos da água
Caracterização dos estados físicos da água
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
As forças Intermoleculares
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
A Velocidade das Reacções Químicas
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
REACÇÕES QUÍMICAS E BALANÇOS ENERGÉTICOS
Termodinâmica.
Saiba mais no livro do Moysés!
CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende:
MATÉRIA E ENERGIA.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
CALORIMETRIA “Em um sistema isolado, as trocas de calor obedecem ao principio de conservação da energia.” “Calor – energia térmica em trânsito, que flui.
CALORIMETRIA.
Termoquímica é a área da Química
Mecanismos de transferência de calor
Ibrahim Pedro Henrique Yuri 16986
Termodinâmica Química
Trabalho, Energia e Potência
Síntese do Amoníaco e Balanço Energético
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
O ar da atmosfera é composto por uma mistura de gases e vapor d’água, que são exemplos de matéria no estado gasoso. As rochas existentes nesse e em outros.
DHreação = ∑Hprodutos − ∑Hreagentes
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Professores: Betinha / Marcos
As Reacções Químicas como Rearranjo de Átomos
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
LEIS DE NEWTON.
Termoquímica Introdução Por que as reações liberam ou absorvem calor?
Termoquímica Professor: Élcio Rogério Barrak
Termodinâmica.
TERMOQUÍMICA.
ATP – Adenosina trifosfato
TERMOQUÍMICA – CAP 5.
Seminário de Química Termoquímica
HIDRODINÂMICA Conceitos iniciais
Calor e a Primeira Lei da termodinâmica
TERMODINÂMICA.
Actividade exprimental nº1 Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco Verificamos que a dissolução de tang e cloreto de amónio provova.
DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 8ª
Síntese do Amoníaco e Balanço Energético
O calor. Calor e temperatura  Matéria é formada por átomos e moléculas em constante agitação.  Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento,
5ºC Trabalho realizado por : Florinda Ribeiro e João Fonseca.
QUÍMICA GERAL Prof. NEOCIR DA SILVA AULA 3.
Magia sem truques: Basta ser químico!. Actividade Experimental nº 1 Dissolução de cloreto de amónio e preparação de um refresco Nesta experiência medimos.
Conteúdos : Introdução e resumo histórico Objecto e Métodos de Estudo da FMT Aspectos e conceitos Básicos Temperatura e lei zero da Termodinâmica 1ª CONFERÊNCIA.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
A energia e sua conservação
Reacções precipitação. Reacções de Precipitação Os sais são sólidos à temperatura ambiente: Uns dissolvem-se bem na água Outros dissolvem-se mal na água.
Variáveis de Estado Pressão (P) = Quantidade de choques entre as partículas e as paredes do recipiente. Volume (V) = Espaço ocupado pela amostra. Temperatura.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
Termometria FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2016 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Transcrição da apresentação:

...e o que será que o homem irá queimar quando não houver carvão? Porque é que o homem tem tamanha preocupação com a produção de energia?

Uma das formas que o homem tem para produzir energia é através de certas reacções químicas que, muitas vezes são levadas a cabo, apenas pela energia que produzem e não pelos produtos que formam.

Porque haverá trocas de energia no decurso das reacções químicas?

Sistemas químicos

Energia interna de um sistema químico Da energia interna do sistema faz parte: A energia cinética – que resulta do movimento das partículas do sistema A energia potencial – que resulta da interacção entre as partículas (forças intermoleculares e forças interatómicas)

Energia interna de um sistema químico Energia interna = energia cinética (pode ser medida pela temperatura do sistema) + energia potencial U = E C + E P 1º Princípio da Termodinâmica – U = constante  U = 0   E C = -  E P Assim,...

Energia interna de um sistema químico (num sistema isolado) Reacção exoenergética – há aumento de temperatura, a que corresponde um aumento da energia cinética; logo tem de haver uma diminuição da energia potencial Reacção endoenergética – há diminuição de temperatura, a que corresponde uma diminuição da energia cinética; logo deve haver um aumento da energia potencial

Energia interna de um sistema químico (num sistema isolado) Reacções exoenergéticas - os produtos da reacção têm menor energia do que os reagentes pois durante o processo liberta-se energia Reacções endoenergéticas – os produtos da reacção têm menor energia que os reagentes pois, durante o processo absorvem, energia

Quando uma substância toma parte de uma reacção química, há uma energia posta em jogo como resultado da ruptura de ligações e da formação de novas ligações

Um exemplo,... No mercado existem “pacotes” instantâneos quentes e frios, como primeiros socorros para tratar lesões. São constituídos por uma embalagem plastificada com água e um produto sólido. Ao rebentar o saco que contém a água a dissolução do produto fará baixar a temperatura ou subir de acordo com o tipo de reacção que ocorre (cloreto de cálcio nos pacotes quentes e nitrato de amónia nos pacotes frios)