NOME DATA INFORMAÇÃO ________________ ENC. DE EDUC. ____________.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CORPO HUMANO É UMA CASA!
Advertisements

Avaliação do mês de Abril/Maio
Avaliação do 3.º Período NOME DATA
Escola da pontuação.
Os Animais Características dos animais: mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios e insectos.
O comboio dos números.
A gota de água que precisava de tomar banho
Era uma vez uma casa nas dunas, voltada para o mar
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
O que é preciso para classificar as plantas ?
Trabalho para a disciplina de Moral
Língua Portuguesa Nome : ______________________________________
A árvore generosa Uma história adaptada e formatada a partir do original “The giving tree”, de Shel Silverstein (1964) por Maria Jesus Sousa (Juca)
A EQUIPA COMPREENSÃO.
O PESCADOR MEXICANO Autor Desconhecido.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
“Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo...
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
NATUREZA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
As crianças são seres espirituais
Viajando Espiritualmente
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
BOMBEIROS... Uma filosofia de vida!.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
a primeira árvore disse:
Ética e Moral na formação dos filhos

Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Qual será a tua Escolha??? Uma família tinha comprado um carro novo, com 0kms detalhe, por detalhe; os estofos; a côr .... era tudo lindo.
Clica para continuar.
Porque faz vento? DA TERRA. COLOMBO, AO ATRAVESSAR O ATLÂNTICO EM 1492, DESCOBRIU QUE ERA EMPURRADO POR VENTOS CONSTANTES SOPRANDO DO LESTE. NA VOLTA.
O casamento de Isaque e Rebeca
A CASTANHA CAROLINA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Qual será a tua Escolha??? Uma família tinha comprado um carro novo 0km... Uma família tinha comprado um carro novo 0km detalhe, por detalhe; os.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A tigela de madeira.
A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6
Esta é uma “historinha” Click para mudar de slide
A menina dos olhos castanhos
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca.
Era uma vez ………….
A importância da gratidão a Deus
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
Estudo do Meio Nome : ______________________________________
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
Agrupamento de Escolas Duarte Lopes Centro Escolar de Benavente
Matemática D U Nome Data Ler e escrever números
Missões – 28/novembro Zimbábue Papias. A professora sorria, enquanto as crianças entravam na classe, na pequena escola de Ensino Fundamental, no campus.
Língua Portuguesa I Um rato na máquina de café
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Língua Portuguesa Eu chamo-me Verão Interpretação do Texto
Avaliação do mês de __________________
Língua Portuguesa Livro Ilustra 
A SEGURANÇA DO CORPO FICHA SUMATIVA
Agrupamento de Escolas
Matemática Nome Data Completa as sequências
1 2 3 Língua Portuguesa Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________.
O ESQUELETO FICHA FORMATIVA
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
Transcrição da apresentação:

NOME DATA INFORMAÇÃO ________________ ENC. DE EDUC. ____________

3.º À DESCOBERTA DE SI MESMO I Nasci na freguesia de __________________, do concelho _________________ e do distrito _____________. A minha nacionalidade é ____________________. 1 – Completa : 2 – Completa com o nome dos órgãos. rins coração bexiga pulmões Órgãos Nome:________________________________________ Data: ___/___/___ Classificação:_____________________ A professora:_________________ O Enc. de Educação:___________________________________________ Ficha de Avaliação Global de Estudo do Meio

3 – Relaciona correctamente : Está muito calor Ai, que frio, Estou há muito tempo sem comer, Magoei-me : Estou no quentinho da minha cama, estou a tremer. estou confortável. e transpiro muito. ai, que dor ! até tenho fome. 4 – Completa com puro ou poluído e responde. O menino vive junto de grandes fábricas. O ar que respira é _______________. A menina vive perto de florestas e lindos jardins. O ar que respira é _________ Qual das duas crianças tem mais possibilidades de ser saudável ? Porquê ? 5 – Escreve V (verdadeiro) ou F (falso), nas frases que se seguem : Devemos tomar medicamentos sem serem receitados pelo médico. O fumo só faz mal a quem fuma. Quem conduz não deve beber bebidas alcoólicas. O tabaco contém substâncias venenosas que provocam doenças. Só devemos tomar medicamentos receitados pelo médico. As bebidas alcoólicas são benéficas à saúde. O fumo é prejudicial para o fumador e para quem está ao seu lado.

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES Nome:_____________ II 1 – Observa atentamente a árvore genealógica da Rita e do Tiago. Completa o texto com os nomes que faltam. A Rita e o Tiago são irmãos. No domingo foram com os pais, o senhor _________ e a senhora _______________, visitar os avós paternos. Esses avós chamam-se _____________ e _____________. Na casa desses avós estava o tio ______________, irmão do seu pai. No regresso a casa visitaram também os avós maternos, o senhor ____________ e a senhora _____________. Lá comeram um delicioso pudim que o tio ________________, irmão da sua mãe trouxera. 2 – Em que mês se comemora o feriado municipal da tua terra ? 2.1 – Porque se comemora nesse dia e o que representa ?

3 – Preenche as etiquetas com as palavras destacadas no rectângulos. África ● Itália ● China ● Zonas Geladas À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL III 1 – Indica o nome de uma árvore de : folha persistente – folha caduca – 2 – Completa com nomes de : plantas comestíveis – plantas não comestíveis – 2 – Indica dois processos de reprodução das plantas. 3 – Completa. Sou um animal mamífero. Tenho o corpo coberto de ___________________, respiro por ______________ e em bebé alimento- -me de _______________. Sou um ______________. Tenho o corpo coberto de ___________________, respiro através das guelras. Estou adaptado a viver dentro de _______________.

4 – A figura representa uma paisagem natural. ● Legenda-a com as palavras da coluna. mar rio montanha planície 5 – Assinala as afirmações verdadeiras. uma estrela um planeta um satélite O Sol é :A Terra é : 6 – Completa com os nomes dos pontos cardeais. Norte Nome:_____________

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS IV 1 – Dá exemplos de aves migratórias. 1.1 – Porque migram essas aves ? 2 – Completa, com nomes de produtos alimentares que se podem conservar, através dos processos que se seguem : congeladosenlatadosfumadossalgados 3 – Faz a ligação correcta : transporte marítimotransporte terrestretransporte aéreo 4 – Comunicar é uma necessidade na vida do Homem. Para isso tem construído máquinas de comunicação cada vez mais perfeitas. 4.1 – Escreve algumas formas de comunicação à distância utilizadas actualmente pelo Homem. 5 – Assinala as substâncias que são atraídas por um íman : tesouramadeirapregoalfinete papelplásticoaramemoeda 6- Explica como podes fazer flutuar um pedaço de plasticina? ________________________________________________________________

À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS V 1 – A luz é importante. Sem ela não poderíamos ver tudo o que nos rodeia. 1.1 – Como se chamam os corpos que emitem luz ? Dá alguns exemplos. 2 – Escreve o nome de um corpo : opacotransparente 3 – Escreve o nome da propriedade de cada um dos materiais. molaíman 4 – Qual a vantagem da utilização de alavancas ? 5 – Escreve alguns cuidados que se deve ter na utilização de cada um dos seguintes objectos. serra - ________________________________________________________ tesoura - ______________________________________________________ secador - ______________________________________________________

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE VI 1 – O que é a agricultura ? 2 – Relaciona as matérias-primas com os produtos a que dão origem. uva azeitona trigo marmelo pêssego azeite marmelada conserva de fruta vinho farinha 3 – Liga correctamente. Galináceas Gado suíno Gado caprino Gado bovino Gado ovino Gado cavalar Criação de ovelhas Criação de cavalos Criação de aves Criação de bois e vacas Criação de cabras Criação de porcos 4 – Qual é a importância da floresta ? 5 – Relaciona correctamente : Todas as árvores nos fornecem O pinheiro fornece-nos O sobreiro fornece-nos a cortiça a resina a madeira

6 – Indica duas espécies de peixe capturados em Portugal. no marno rio 6.1 – Além da pesca, existem outras actividades que estão ligadas aos meios aquáticos. Indica uma. ___________________________________________ 7 – Liga de acordo com o local de onde se extrai. volfrâmio granito estanho areias mármore basalto ouro pedreiras areeiros minas 8 – Completa o quadro. Matéria-PrimaIndústria corticeira Produtos Fabricados lacticínios metalúrgica pasta de papel têxtil 9 – Quais os materiais que são usados na construção de edifícios. 10 – Os edifícios têm múltiplas funções. De acordo com esta afirmação, liga correctamente. Função de habitação Função de ensino Função de comércio onde se vendem as mercadorias. onde moram as pessoas. onde, essencialmente, se aprende.

 Lê o texto com atenção. Gianni Rodari Alice e o mar Uma vez, Alice Trambolhona foi ao mar e gostou tanto que já não queria sair mais da água. – Alice, sai da água – gritava-lhe a mãe. – Sim, já lá vou – respondia Alice. Mas o que ela estava era a pensar : – Vou ficar dentro de água até me crescerem barbatanas e me transformar num peixe. À noite, antes de ir para a cama, mirava-se no espelho para ver se já lhe haviam crescido barbatanas nas costas, ou pelo menos, algumas escamas de prata. Mas apenas descobria uns grãozinhos de areia sempre que o duche era tomado à pressa. Certa manhã, desceu até à praia mais cedo do que o habitual e encontrou um rapaz que andava a apanhar ouriços-do-mar e conchinhas. Era filho de pescadores e as coisas do mar não tinham segredos para ele. – Tu sabes como é que se faz para nos transformarmos em peixe ? – perguntou- -lhe Alice. – Já te mostro – respondeu o rapaz. Pousou sobre uma rocha o lenço com os ouriços e as conchas e atirou-se à água. Passa um minuto, passam dois, e o rapaz nada de voltar à tona. Mas eis que surge, em seu lugar, um golfinho a dar cambalhotas entre as ondas e a lançar no ar divertidos repuxos. O golfinho veio brincar entre os pés da Alice e ela não teve o menor receio. Passado um bocado, o golfinho fez-se ao largo, com um elegante golpe de cauda. Em seu lugar, reemergiu o rapaz das conchas e sorriu. Nome:________________________________________ Data: ___/___/___ Classificação:_____________________ A professora:_________________ O Enc. de Educação:___________________________________________ Ficha de Avaliação Global de Língua Portuguesa 3º ano

1 – Quais são as personagens que participam nesta história ?  Agora responde. I 2 – Localiza esta história no espaço ? 3 – O que disse a mãe à menina ? 4 – No que estava a pensar a Alice? 5 – Assinala a frase que completa a afirmação seguinte, de acordo com o texto. Antes de se deitar, Alice olhava-se ao espelho para ver… se estava mais morena. se tinha crescido um pouco mais. se lhe tinham crescido barbatanas. se estava bem penteada. 6 – O que andava o rapaz, tão cedo, a fazer na praia? 7 – O rapaz atirou-se á água. Quem surgiu no seu lugar ? 8 – Quem é o autor desta história ? Nome:_____________________

II 2 – Ordena as palavras e organiza uma frase. 1 – Explica por palavras tuas o que querem dizer as seguintes palavras: 3 – Escreve palavras da família de : 5 – Assinala com  a classe a que pertencem as palavras sublinhadas. mirava-se ao espelho voltar à tona da àgua 4 – Assinala a frase que tem o verbo no Presente do Indicativo. golfinho.rapazNodivertidolugarum Pousou o lenço numa rocha. Alice não teve receio. Vou ficar dentro de água. À noite mirava-se ao espelho. Alice desceu à praia e encontrou um rapaz. verbosnomesadjectivospronomes 6 – Divide a frase seguinte nos grupos constituintes e completa. “À noite, ela mirava-se no espelho antigo.” G.N. ► ________________________ G.V. ► ________________________ Verbo ► ______________________ Pronome ► ______________________ Adjectivo ► ______________________ G.M. ► ________________________ doapareceu

Texto Escrito Imagina que ias passar as tuas férias de Verão naquele local. Conta uma história. Dá largas à tua imaginação. Dá um final feliz à história. Dá-lhe um título. Não te esqueças de verificar a construção das frases, a pontuação e a ortografia. Nome:_________________

2 – Escreve por extenso o número 12350,54. I … quarenta e seis unidades e sete centésimas 460,746, – Rodeia o numeral que representa… 3 – Adivinha qual é o número que : ● É maior que 800 e menor que 900 ● O algarismo das dezenas é o menor número ímpar ● O algarismo das unidades é maior que 7 e menor que 9 R.: 4 – Escreve os números pares menores que – Assinala com  o número que corresponde à seguinte leitura : Dezoito mil trezentos e setenta e cinco unidades Nome:________________________________________ Data: ___/___/___ Classificação:_____________________ A professora:_________________ O Enc. de Educação:___________________________________________ Ficha de Avaliação Global de Matemática 3º ano

6 – Assinala com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas : Nove decímetros e meio são : 950 cm95 cm9,5 m9,5 dm 7 – Relaciona correctamente as várias representações dos números. 7 x 46 8 x x x : 3 8 – Assinala com  é múltiplo de :36 é múltiplo de : 9 – Escreve por ordem crescente o valor das moedas. Comboio A Comboio B Comboio C Hora de partidaDuração da viagemHora de chegada 7 h 30 m 15 h 45 m 1 h 15 m 45 m12 h 45 m 22 h 45 m 10 – Completa o quadro. ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______

11 – Observa a figura e assinala com  o seu perímetro. 4,5 cm 2 cm 20 cm6,5 cm13 cm12,5 cm 12 – Observa com atenção a figura representada. Quantos triângulos podes observar ? E quantos quadrados ? 13 – Adivinha quem sou : - Sou um sólido geométrico; - Tenho 6 faces quadradas; - Tenho 8 vértices; - Tenho 12 arestas. Quem sou eu ? 14 – Traça o eixo de simetria em cada figura. Nome:_____________

15 – A Sofia mora numa casa da rua 21. A Sara mora na rua n.º ____ paralela à rua da Sofia. A Isabel mora numa das casas da rua n.º____ que é perpendicular à da Sofia. O Tiago mora numa casa da rua que não é paralela nem perpendicular a nenhuma das outras. É a rua n.º ____. 16 – Observa a gravura – A área da figura A é de : A 1 cm 8 dm 2 0,08 dm 2 0,8 dm 2 12 cm14 cm16 cm 16.2 – O perímetro é de : 16.3 – Desenha no quadriculado uma figura diferente mas que tenha a mesma área. 17 – Numa corrida de bicicletas participaram 154 ciclistas. Escreve o lugar em que cada um dos rapazes ficou. Miguel – (três lugares antes do vigésimo). Ficou em _________________ lugar. Pedro – (quatro lugares depois do primeiro). Ficou em _______________ lugar. Bernardo – (cinco lugares antes do trigésimo). Ficou em _____________ lugar. Alexandre – (três lugares antes do quarto). Ficou em ________________ lugar.

18 – Liga ao número árabe correspondente. MDCLXX CMXCIX II Operações 1374, = ______ = ______ 371 x 45 = ______87 : 4 = ______ Nome:_____________

III Problemas DadosIndicaçãoOperação O Filipe foi às compras e comprou meio quilo de queijo, um quarto de quilo de presunto e 125 g de fiambre. Quantas gramas o Filipe comprou, na totalidade?

Expressão Plástica Segue as orientação da tua professora para realizares a dobragem de um golfinho, tal como o que veio brincar com a Alice. Desenha agora um belo fundo para servir de habitat ao teu mamífero. Nome:________________________________________ Data: ___/___/___ Classificação:_____________________ A professora:_________________ O Enc. de Educação:___________________________________________