Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paulo Pedrosa Tiago Nogueira
Advertisements

Especificação de Software
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Pof. Marcelo.
Sistemas Operacionais: Classificação e Evolução
© Proprietary and Confidential
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Professora Vanessa Fonseca
TI para uma Instituição de Ensino Dinâmica
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
Mais nova versão do sistema operacional da Microsoft voltado para o segmento de servidores.
As 7 coisas mais importantes que você deve saber sobre Volume Activation no Windows 7 ©2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Como profissional.
Sistemas Distribuídos
Instalação, Configuração e Administração de Servidores
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
Windows Server Versões Sistema de Arquivos Características Domínio
Bem-vindo!.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
MVP Virtual Conference 2013 Desktop Seguro Luciano Lima CISSP / MVP Enterprise
Apresentação da disciplina
Ferramentas e Suporte Multiplataforma Cliente Servidor ComputadorTelefoneTV Nuvem.
Gerencie sua franquia educacional com tranquilidade e segurança.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Sistemas Operacionais de Redes Windows IGOR ALVES.
1 Applied Stats ™ Versão 4.4 Software para Controle Estatístico de Processos (CEP) em Tempo Real.
031/5/2016 Redes Convergentes na GMB. 131/5/2016 Quem somos 1925 – início das atividades no Brasil empregados veículos por ano 4 fábricas.
Sistemas Operacionais 2 Introdução Aula O que é um sistema operacional 1.2 História dos sistemas operacionais 1.3 O zoológico de sistemas operacionais.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Elipse E3 CAPITULO 1 EQUIPE 1: CARLOS EDUARDO CAVALLIERI DESIDERIO EDUARDO MATHEUS VOLANSKI JADER JEPSEN SCHMIELE LINDOLFO SILVEIRA KEMMERICH MARCONDES.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais Prof.: Gustavo Wagner
Rafael C. Marques Projeto Integrador II SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1º Seminário Servidores Windows e.
Aula Zero Prof. Cleilson Gurgel. Apresentação  Cleilson Gurgel de Brito  
Introdução ao Gerenciamento de Redes de Computadores Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Capítulo 01 Gerenciamento de Redes.
© Homelaber Brasil Homelaber Brasil Homelab & Virtualização.
Sistemas Operacionais de Redes Windows – Active Directory IGOR ALVES.
Mhacker Software Inteligência Corporativa Mhacker Consultoria e Auditoria de Sistemas Ltda.
Gestão de Infraestrutura de TI
Projeto de Inclusão Digital Aula de introdução a Informática 10 de outubro de 2009.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais IESP - FATEC-PB Prof: Gustavo Wagner
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
PROJETO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO: SUPERMERCADO Danilo Camargo Diogo Formaggi Eduardo Luiz José Costa Leandra Palma.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Funcionalidades da.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Estudo de caso de IPv6 em ambiente corporativo Tecnologia em Redes de Computadores Maurício Bendjouya – Prof. Me.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento Estudo de caso.
Escola de Ciência e Tecnologia Disciplina: Tópicos em Sistemas Operacionais Implementando uma solução de Storage com iSCSI 1
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores TCC Seminário Final Aluno: Julio Cezar Oliveira de Borba Orientador: Professor Carlos Vinícius Rasch.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Endereçamento IP Básico
Oficina de Informática
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Uso da ferramenta Dude.
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas I Aula 04: Engenharia de Software Profa. MSc. Daniela Gibertoni.
SISTEMA OPERACIONAL Administra todos os recursos do computador fazendo a interação entre software e hardware. Sua função é gerenciar e disponibilizar.
Tecnologias Atuais de Redes Apresentação da disciplina Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
SOFTWARE Software Aplicativo – Executa Tarefas de Processamento de informações para usuários finais. Software de Sistemas – Gerencia e Apóia operações.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 1. Engenharia de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Introdução Gerência de Redes PROFESSOR – RENATO WILLIAM, MSC – IFCE – CAMPUS CEDRO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – S3.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais 1 - Windows

Agenda Aspectos Gerais Sistemas Operacionais Atuais Expectativas do mercado de trabalho Referências Bibliográficas

 O Sistema Operacional é o primeiro software a ser executado pela máquina e permanece gerenciando a entrada e saída de dados do computador até que ele seja desligado;  O S.O. é o software que permite a comunicação entre os softwares que utilizamos e o hardware;  Permite que o usuário interaja com a máquina sem que este necessite de conhecimento técnicos e complexos sobre o funcionamento do hardware. O que é mesmo um Sistema Operacional? Aspectos Gerais

Sistema Operacional Possui restrições de acesso, não possibilita a manipulação de instrução particular. Software Aplicativo Pode ser manipulado, alterado e configurado pelo usuário, conforme suas preferências.  Um sistema de computador é visto como uma série de camadas partindo da mais complexa (inferior) para a mais amigável (aplicativos);  O S.O. é executado em modo núcleo: Modo em que a CPU disponibiliza todas as instruções que pode executar.  Sistemas aplicativos e programas de sistemas executam em modo usuário: Modo em que a CPU disponibiliza apenas um subconjunto das instruções que pode executar. Aspectos Gerais

Camadas de um sistema de computador: Modo Usuário Modo Núcleo Sistema Operacional Programa de interface com o usuário Software Hardware Aspectos Gerais

Visão do S.O. como uma máquina: Esconde a complexidade de um sistema real; Fornece ao usuário uma máquina virtual menos complicada; O usuário não precisa saber como a máquina realmente funciona. Visão do S.O. como um gerenciador de recursos: Gerencia memória, disco rígido, mouse, teclado, impressora, etc; Gerencia os dispositivos de I/O que são bastante complexo; Fornece o gerenciamento de todos os recursos computacionais existentes; Monitora recursos, mede a utilização do recurso e trata as requisições conflitantes de diferentes programas e usuários. Aspectos Gerais

Sistemas Operacionais Atuais Sistemas Operacionais mais conhecidos MAC LINUX WINDOWS

Dentre as várias exigências do mercado para o profissional de TI, aqui segue alguns pré-requisitos para um ADMINISTRADOR DE SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS: Instalar e configurar o S.O. para ambientes corporativos e serviços relacionados como DNS, AD, DHCP, WSUS, GPO, entre outros; Resolução de incidentes em ambientes produtivos que estejam relacionados a arquitetura de servidores; Suporte a projetos de infraestrutura; Ter conhecimento sobre hardware e segurança; Pesquisas sobre atualizações e correções do S.O.; Análise de performance e manutenção dos serviços da rede, bem como usuário e grupo; Checar diariamente e negociar a remoção de dados desnecessários dos sistemas corporativos; Ter conhecimento sobre redes e TCP/IP. Desejável: Certificações Microsoft MCSA/MCSE; Inglês técnico intermediário. Expectativas do mercado de trabalho

 Windows 7 Windows 7 Starter Edition Windows 7 Home Basic Windows 7 Home Premium Windows 7 Professional Windows 7 Enterprise Windows 7 Ultimate Versões do Windows cliente

 Windows 8 Windows 8 Windows 8 Pro Windows 8 RT Windows 8.1 Versões do Windows cliente

 Windows 10 Windows 10 Home Windows 10 Mobile Windows 10 Pro Windows 10 Enterprise Windows 10 Education Windows 10 Enterprise Mobile Windows 10 Iot Core Versões do Windows cliente

Windows Server 2003 – Sem atualizações, mas ainda utilizado. Versões do Windows Server

Windows Server 2008 – Atualmente utilizado. Versões do Windows Server

Windows Server 2012 – As empresas começam a migrar. Versões do Windows Server

Windows Server 2016 – O mais recente lançamento. Versões do Windows Server

 Windows Server 2008 Standard Edition Windows Server 2008 Standard foi desenvolvido para aumentar a confiabilidade e a flexibilidade de sua infraestrutura de servidor. Atende às necessidades diárias de empresas de todos os portes, fornecendo uma solução para o compartilhamento de arquivos e impressoras, conectividade segura com a Internet, implantação centralizada de aplicativos da área de trabalho e colaboração entre funcionários, parceiros e clientes.Tecnologia de virtualização.  Windows Server 2008 Enterprise Edition O Windows Server 2008 Enterprise Edition fornece alto nível de atividade do sistema e escalabilidade para suportar o crescimento de aplicativos essenciais para os negócios. Também oferece uma forma econômica de obter os benefícios da virtualização. Versões do Server 2008

 Windows Server 2008 Datacenter Edition O Windows Server 2008 Datacenter Edition foi otimizado para a virtualização em grande escala de cargas de trabalho que exigem os mais altos níveis de escalabilidade, confiabilidade e disponibilidade para oferecer suporte a aplicativos pesados essenciais para os negócios. Virtualização em grande escala  Windows Server 2008 Web Edition Windows Server 2008 Web Edition tem como função ser hospedarem sites, web services e dados para acesso externo. Esta versão não oferece suporte Active Directory para controlador de domínio e muitas outras funcionalidades que uma empresa necessita para funcionamento adequado da sua rede. Versões do Server 2008

Redes de Computadores Editora: Fourth Autor: Andrew S. Tanenbaum 4ª Edição Referências Bibliográficas Sistemas Operacionais Modernos Editora: Pearson; Autor: Andrew S. Tanenbaum

DÚVIDAS

Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais 1 - Windows