TEXTOS LITERÁRIOS EM VERSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Soneto Avanço automático.
Advertisements

NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO Profª. Enda Carmem.
O texto poético.
Texto Poético.
métrica, rima, composição
Poema.
Destinatários O TEXTO POÉTICO Alunos de 5º e 6º anos.
Elementos Estruturais da Poesia
Oxítona, paroxítona e proparoxítona ...
Os Lusíadas para Gente Nova
O texto literário: O texto poético
O TEXTO POÉTICO.
A alma do poeta, versos vai fazer Coisas humanas, inspirações podem ser Ao sentir a voz do Espírito, não posso outro tema cantar Senão no espirito,
A Semiótica da Canção Popular Brasileira Paulo Strogenski.
ESTRUTURA DA NARRATIVA E VERSIFICAÇÃO
Tonico e Tinoco Pé de Ipê Pcastro.
Posso escrever os versos mais tristes esta noite
Acentuação Gráfica.
Ritmos poemaspoemas. Cada época tem seu ritmo A própria origem da palavra arte implica uma atividade transformadora realizada pelo homem. Esta atividade,
O gênero lírico.
Erros meus, má fortuna, amor ardente
Soneto de Amor total Vida Vinícius de Moraes.
Poemas Profa. Marilene Garcia.
LITERATURA Capítulo 4.
REVISÃO DE CONTEÚDOS 8as séries.
By Búzios Slides CONFISSÕES De MIM Clique para avançar.
PEDACINHOS (Cris Cervo)
Noções de versificação
Meu Deus, como és grande! Imenso é teu amor!
SEMANA SANTA SEXTA –FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR
Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
Noções Básicas de Versificação.
Professora Eliene Lacerda
Parabéns Igreja Filadélfia.
ZELO Desconheço o autor.
CAMINHAR NA TUA LUZ! COM FÉ EU VOU…
VIM PARA ADORAR-TE Luz do mundo viestes á Terra Pra que eu pudesse te ver Tua beleza me leva a adorar-te Quero contigo viver.
A TI MEU DEUS ELEVO MEU CORAÇÃO ELEVO AS MINHAS MÃOS MEU OLHAR, MINHA VOZ A TI MEU DEUS EU QUERO OFERECER MEUS PASSOS E MEU VIVER MEU CAMINHOS, MEU SOFRER.
BOM JESUS, ÉS TODO MEU, EU TAMBÉM SOU TODO TEU
QUERO ABANDONAR-ME EM TEU AMOR SENHOR, QUANDO ESTOU CONTIGO OH PAI
SEI QUE NA CRUZ SEU SANGUE VERTEU SEI QUE NA CRUZ SEU SANGUE VERTEU,
Pensei mil palavras para dizer...
TEXTO POÉTICO Algumas noções
AMO-TE MAIS A CADA DIA POEMA DE ROSA RIGHETTO COM AUDIO CLIQUE
LÍNGUA PORTUGUESA/9º. ANO POEMAS: NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO
O TEXTO POÉTICO.
Click para mudar de slide
By Búzios Slides Soneto do Amor Total Vinícius de Moraes Automático.
SE FEZ HOMEM, VEIO AO MUNDO ESTOU SEGURA EM SUAS MÃOS
AMILTON FORMATAÇÃO HAMILTON TEXTO DE HAMILTON MÚSICA - GREGORIANOS.
Infinito Amor Onde estarás amor? Onde estarás amor? Sinto tanta saudade do calor dos braços teus... Infinito Amor.
Rendido Estou Aline Barros
EU TE AMO MEU CORAÇÃO TAMBÉM UM POEMA DE ROSA RIGHETTO.
EU ENCONTREI UM AMOR PERFEITO UM TESOURO ESCONDIDO DIANTE DESSE ALTAR SEU VALOR É MAIOR QUE TUDO, NADA PODERÁ SE IGUALAR.
SAUDADES SABRINA PAZ MERKEL.
NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO Profª. Jéssica Gravino.
Cecília Meireles Em meio à nossa rotina fatigada, que tempo temos reservado para o canto dos poetas?
Quem me dera eu te escrevesse um canto, Um canto simples que te chamasse pra mim, Que de tão triste, não te esperasse tanto, Para que este pranto se.
DO FUNDO DO MEU SER NÃO SE VÁ AGORA... TEMOS MUITO QUE VIVER PALAVRAS O VENTO LEVA EU NÃO VIVO SEM VOCÊ.
Poema Poema. Poema x Poesia PPPPoema está ligado à forma, é um texto em verso.
VERSIFICAÇÃO. Conceito  É o conjunto de normas que ensinam a fazer poemas belos e perfeitos segundo o conceito dos antigos gregos.  Para eles, beleza.
Prof. Florêncio Caldas. Principais nomes do modernismo brasileiro Manuel Bandeira literatura (poesia)
Professor Marcel Matias
Agrupamento Gil Vicente Português
GÊNEROS LITERÁRIOS ÉPICOLÍRICODRAMÁTICO EPOPEIA ROMANCE CONTO NOVELA POESIA LÍRICA TRAGÉDIA COMÉDIA DRAMA Predominância da objetividade Predominância da.
TEXTOS LITERÁRIOS EM VERSO POEMAS COM FORMA FIXA PRESENÇA DE RIMAS I - Quanto à posição na estrofe, as rimas podem ser classificadas como: a) encadeadas.
Transcrição da apresentação:

TEXTOS LITERÁRIOS EM VERSO POEMAS COM FORMA FIXA PRESENÇA DE RIMAS I - Quanto à posição na estrofe, as rimas podem ser classificadas como: a) encadeadas (aabb) b) cruzadas ou alternadas (abab) “Vagueio campos noturnos a “Se o casamento durasse a Muros soturnos a Semanas, meses fatais b Paredes de solidão b Talvez eu me balançasse a Sufocam minha canção.” b Mas toda a vida... é demais! “ b (Ferreira Gullar) ( Afonso Celso)   c) enlaçadas ou interpoladas (abba) “Não sei quem seja o autor a Desta sentença de peso b O beijo é um fósforo aceso b Na palha seca do amor!” a (B. Tigre)

II – Quanto à posição da sílaba tonicidade, as rimas podem ser classificadas : Agudas : Quando a rima acontece entre palavras oxítonas ou monossilábicas. Exemplo: Valor/Amor, és/viés Graves : Quando a rima acontece entre palavras paroxítonas. Exemplo: Santa/planta, mala/sala, toque/choque. Esdrúxulas: Quando a rima acontece entre palavras proparoxítonas. Exemplo: Mágico/Trágico.

III – Quanto à sua natureza, as rimas podem ser: Perfeitas (consoantes): Há uma perfeita identidade dos sons finais, assim como uma semelhança entre as últimas vogais e consoantes. Exemplo: Fada/dourada, rosa/formosa. Imperfeitas ( toantes): Quando há identidade apenas entre as vogais finais, não havendo necessariamente identidade entre os sons finais. Exemplo: Estrela/vela,seis/fez.

IV- Quanto à classe gramatical , as rimas podem ser : Pobres: Quando a rima acontece entre palavras da mesma classe gramatical. Exemplo: Falar/amar, o calor/o sabor, bonito/bendito. Ricas: Quando a rima acontece entre palavras de classes gramaticais diferentes. Exemplo: Cantando/bando, mar/navegar, vagos/lagos e quem/tem

Soneto do amor total Amo-te tanto, meu amor Soneto do amor total Amo-te tanto, meu amor... não cante O humano coração com mais verdade... Amo-te como amigo e como amante Numa sempre diversa realidade Amo-te afim, de um calmo amor prestante. E te amo além, presente na saudade. Amo-te, enfim, com grande liberdade Dentro da eternidade e a cada instante. ... A / mo / te / tan / to / meu / a / mor / não / can / te 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 O hu/ ma / no / co / ra / ção / com / mais / ver / da / de 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA Lá / sou a / mi/ go / do / rei/ Lá / te/ nho a / mu / lher que eu que ro Na ca / ma / que es /co / lhe / rei / ... Manuel Bandeira