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ESTRUTURA DA NARRATIVA E VERSIFICAÇÃO

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Apresentação em tema: "ESTRUTURA DA NARRATIVA E VERSIFICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA DA NARRATIVA E VERSIFICAÇÃO
PROFª. PATRÍCIA

2 ESTRUTURA DA NARRATIVA
Toda narrativa é composta de alguns elementos que veremos a seguir: ENREDO: É a narrativa propriamente dita, é a seqüência de fatos que constituem a ação que se desenrola para o leitor. Para um enredo ser interessante deve apresentar uma ou mais situações de desequilíbrio, ou seja, situações que ocorrem conflitos. O quê

3 PERSONAGENS Quem Podem ser classificados em:
São seres fictícios criados pelo autor e que figuram em uma narrativa. Podem ser descritos física ou psicologicamente, com poucos ou muitos detalhes. Quem Podem ser classificados em:

4 Personagens esféricas:
São pouco previsíveis em decorrência de sua mobilidade psicológica. Caracterizadas por sua complexidade. Personagens planas: Sem profundidade psicológica, suas ações são previsíveis. Caracterizadas por possuírem poucos atributos.

5 Protagonista: Personagem principal de uma narrativa Antagonista: Principal opositor do protagonista Secundários: São os coadjuvantes da ação principal.

6 ESPAÇO É o cenário por onde circulam as personagens e onde se desenrola o enredo. Ás vezes o espaço não é determinado ou mencionado na narrativa, fica apenas subentendido. Onde

7 TEMPO É o momento ou a época em que acontecem os fatos da narrativa. O tempo pode ser cronológico ou psicológico. Quando

8 Tempo cronológico: Tempo seqüencial, marcado por horas, datas ou índices exteriores. Tempo psicológico: Tempo que se passa no consciente ou subconsciente das personagens.

9 NARRADOR Por meio dele temos o conhecimento da história. Dependendo do ponto de vista que o narrador assume em relação ao fato narrado , a narrativa pode ser feita na primeira ou terceira pessoa do singular. Como

10 1ªPESSOA Quando o narrador participa dos acontecimentos. Ele não precisa ser o personagem principal da narrativa. Ex: “Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu.” (Dom Casmurro, Machado De Assis)

11 3ª PESSOA O narrador observa a história, acompanha as personagens, não participa da ação. É chamado de onisciente quando tem o conhecimento do interior das personagens. Ex: “João Romão foi, dos treze aos vinte e cinco anos, empregado de um vendeiro que enriqueceu entre as quatro paredes de uma suja e obscura taverna nos refolhos de Botafogo.” ( O cortiço, Aluísio Azevedo)

12 DISCURSO o discurso pode ser classificado em:
DISCURSO DIRETO Fala visível das personagens sem a interferência do narrador. Há o uso dos recursos de pontuação: dois pontos, travessão, aspas ou mudança de linha. EX: Encontrei-me com ele um dia. O olhar estava distante. Aí ele falou: - Puxa, bem que hoje o dia está especial para matar o serviço...

13 DISCURSO INDIRETO Fala das personagens, mas informada através do narrador. Ex: Encontrei-me com ele um dia. O olhar estava distante. Aí ele falou que aquele dia estava especial para matar o serviço.

14 DISCURSO INDIRETO-LIVRE
Uma mistura dos dois anteriores. Não fica claro onde começa a voz da personagem e termina a do narrador. Ex:Encontrei-me com ele um dia. O Olhar estava distante. Dia especial para matar o serviço...

15 VERSIFICAÇÃO Verso - representa cada unidade rítmica de um poema. Estrofe – é o agrupamento de versos Métrica – metrificar é medir versos, é a contagem de sílabas poéticas de um verso. Essa contagem recebe o nome de Escansão.

16 De acordo com o número de sílabas métricas que possuem, os versos são classificados em:
Uma – Monossílabos; Duas – Dissílabos; Três – Trissílabos Quatro – Tetrassílabos Cinco – Pentassílabos ou redondilha menor Seis – Hexassílabos

17 Oito – Octossílabos Nove – Eneassílabos Dez – Decassílabos
Sete – Heptassílabos ou redondilha maior Oito – Octossílabos Nove – Eneassílabos Dez – Decassílabos  Onze – Hendecassílabos Doze – Dodecassílabos ou alexandrinos Mais de doze – Bárbaros

18 Importante: Contagem gramatical: Conta todas as sílabas e os sons distintos. Mas/ que/ se/ja/ in/fi/ni/to/ em/quan/to/ du/re.-13 Contagem poética:Conta somente até a última sílaba tônica. Mas/ que/ se/ ja in /fi/ni/ to em /quan/to/ du /re-10 Elisão Elisão

19 Exemplos de escansão Redondilha maior
De/ ve/re/da/ me a/co/MO/do, se/ "dum“/ bai/le/ sin/to/ CHEI/ro. Sa/cu/do o/ pó/da/ man/GUEI/ra lá/ no a/çu/de/ do/ po/TREI/ro. En/char/co/ de a/mor /ga/Ú/cho a es/tam/pa/ dum /peão/ cam/PEI/ro. Por/que/ sei/ que/ na/ minha/ TE/rra da/pra/ con/fiar/ nos/ gai/TEI/ro.

20 Rendondilha menor José
E a/go/ra,/ Jo/SÉ? A/ fes/ta a/ca/BOU, a/ luz/ a/pa/GOU, o/ po/vo/ su/MIU, a/ noi/te es/fri/OU, e a/go/ra,/ Jo/SÉ? e a/go/ra,/ vo/CÊ?

21 Octassílabo Su/a/ve/men/te/ gran/de a/VAN/ça
Chei/a/ de/ sol/ a on/da/ do/ MAR; Pau/sa/da/men/te /se/ ba/LAN/ça, E/ des/ce/ co/mo a/ des/can/SAR. Fernando Pessoa

22 Ritmo O ritmo em poesia se dá pela alternância de sílabas tônicas (fortes) e átonas (fracas), ou seja, sílabas que apresentam maior ou menor intensidade em sua recitação. EX: Quando a luz dos olhos meus e a luz dos olhos teus Resolvem se encontrar

23 ESTROFES É o conjunto de versos. Recebe um nome conforme o número de versos que a constituem:

24 Monóstico – um verso Dístico – dois versos Terceto – três versos Quadra ou quarteto – quatro versos Quintilha – cinco versos Sextilha – seis versos Septilha – sete versos Oitava – oito versos Novena – nove versos Décima – dez versos

25 RIMA Semelhança sonora entre as palavras que estão no final ou no meio de versos diferentes.

26 ESQUEMA DE RIMA Quanto á combinação:
Alternadas ou Cruzadas – ABAB ...casa ...forte ...brasa  ...norte

27 Emparelhadas ou Paralelas – AABB ...vento ...lento  ...ponho ...sonho

28 Intercaladas ou Opostas – ABBA ...viso  ...fraca ...maca ...riso

29 Misturada “Sozinha no bosque A Com meus pensamentos B
Calei as saudades, C Fiz trégua a tormentos.” B

30 Quanto à coincidência sonora
Perfeita ou consoante – há correspondência completa de sons: vento / lento – escuras / impuras. Imperfeita ou Toante – há correspondência parcial de sons: âmbar /amar – hoje/foge.

31 Quanto ao valor Rica – classes gramaticais diferentes: revelo (verbo) / castelo (substantivo) Pobre – a mesma classe gramatical: coração (substantivo) / união (substantivo)

32 NÃO ESQUEÇA: São versos sem RIMAS São versos sem MÉTRICA
VERSOS BRANCOS São versos sem RIMAS VERSOS LIVRES São versos sem MÉTRICA


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