Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Prof ͣ. Ana Maria Hernandes
Tipos de sujeito.
Verbos – Prova Bimestral
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
AULA 13 Vozes Verbais..
Análise Sintática: sujeito
Revisão – termos da oração
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Na língua portuguesa, uma oração pode ser expressa nas vozes:
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Gramática da Sapatilha
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Análise Sintática.
VERBOS.
Prof. Francisco Platão Savioli
EE Coronel Calhau EE Orlando Alves Pereira
Prof. Betto
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
O verbo O verbo.
Voz ativa e voz passiva Voz ativa e voz passiva.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
VOZES DO VERBO PROFª Andréa
Análise Sintática Parte 2.
Soltando o verbo!.
VOZES DO VERBO Voz ativa e Voz passiva.
VOZES VERBAIS MARTA DUWE.
Revisando as 5 flexões verbais!
ESTUDO DO VERBO.
Termos essenciais da oração.
Professora: Vilma Paixão
Vozes Verbais Ensino Fundamental II
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Revisão 8º ano Prof.ª Irlane Araújo.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
ADVÉRBIOS OU LOCUÇÃO ADVERBIAL
TIPOS DE PREDICADO.
Vozes Verbais Fátima Liporage.
PS 2 Verbo Preposição Análise sintática interna Regência verbal Crase.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
CONCORDÂNCIA VERBAL II
Profª Maiara Cristina Segato
RESUMO PARA A PD3_LG 7º ANO
O QUE FALO SOBRE O SUJEITO?
Concordância Verbal Professora France Lima.
Termos Essenciais da Oração
PREDICADO – PÁG. 11 (APOSTILA 2)
Cap Vozes Verbais..
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Frase Ativa e Frase Passiva
Pré- vestibular Quilombo Ilha Professora VILMA PAIXÃO VILMA PAIXÃO Disciplina: Língua Portuguesa.
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Resumo Assuntos estudados
1) O Verbo e a Palavra "SE" Dentre as diversas funções exercidas pelo "se", há duas de particular interesse para a concordância verbal: a) quando é índice.
T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito.
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Transcrição da apresentação:

Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão

Verbo → é a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz. Indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos da natureza.

 O verbo é a classe de palavras que, sintaticamente, ocupa o núcleo de um dos termos essenciais da oração, o predicado. Essa função é desempenhada pelo verbo nos diferentes tipos de predicado.

 Núcleo de um predicado verbal: Eduardo come pipocas.  Núcleo de um predicado nominal: Aquele pobre animal está doente.  Núcleo de um predicado verbo-nominal: Os alunos acharam a prova difícil.

 Conjugar um verbo significa apresentar todas as formas em que um determinado radical pode ser manifestar ao flexionar-se, isto é, ao receber a vogal temática da conjugação ou classe a que pertence, e os sufixos de modo-tempo e sufixos de número-pessoa.

 Três conjugações verbais→  1ª conjugação: indicada pela vogal temática a (falar, amar, jogar, digitar...)  2ª conjugação: indicada pela vogal temática e ( beber, ver, nascer, trazer...)  3ª conjugação: indicada pela vogal temática i (partir, vir, fugir, exigir, rir...)

 Os verbos variam em número, pessoa, modo, tempo, voz e aspecto.  Número: os verbos podem apresentar-se no singular ou no plural.  Pessoa: as chamadas pessoas do discurso.

 Além das variações de tempo, modo, pessoa e número, existem variações nas formas verbais que podem expressar outras duas noções importantes, a de voz verbal e a de aspecto verbal.

 A voz verbal indica a relação que se estabelece entre o verbo o seu sujeito sintático. Existem três vozes verbais:  Voz ativa: diz-se que o verbo está na voz ativa quando o processo verbal é visto como ação, atividade ou estado que, no enunciado, origina-se no sujeito sintático.

 Exemplos de verbos na voz ativa:  Os nômades atravessam o deserto montados em seus camelos.  O sol brilha no céu.  O rio serpenteia pela floresta.  As crianças dormem cedo.  Os livros ensinam muitas lições.

 Voz passiva: diz-se que o verbo está na voz passiva quando o sujeito é o paciente do processo expresso pelo verbo, ou seja, esse sujeito sintático sofre a ação verbal. Apenas os verbos diretos, que sintaticamente têm complementos objetos diretos, podem expressar voz passiva.

 Voz passiva analítica: é expressa através de uma locução verbal formada pelo verbo ser + Particípio passado do verbo principal.  Exemplo: A velha ponte foi reformada. ↓ v. auxiliar v. principal Sujeito paciente

 Voz passiva pronominal ou sintética: é formada pelo acréscimo do pronome pessoal se, na função de partícula apassivadora, a uma forma verbal de 3ª pessoa.  Exemplo: Reformou-se a velha ponte. ↓ ↓ ↓ ação pron. apassivador sujeito paciente

 Voz reflexiva: diz-se que ocorre voz reflexiva quando o sujeito é, ao mesmo tempo, agente e paciente do processo expresso pelo verbo. A ação verbal origina-se, portanto, no sujeito do verbo e sobre ele se reflete.  Exemplo: Depois de denúncias de corrupção, o governador demitiu-se de suas funções.