Assembleia da Região Lapa (27/09/2014) A assembleia buscou construir uma fotografia da elaboração e da realização dos projetos pastorais na Região Episcopal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
Cooperação entre Irmãs e leigos(as). Oportunidades e desafios.
ASSEMBLÉIA DE PASTORAL PAROQUIAL
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Do Encontro com CRISTO ao
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
ORIENTAÇÕES de fevereiro de 2011.
O Conselho Pastoral Paroquial
Desafios e perspectivas
CIC – Congregação Israelita ‘o Caminho’
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Objetivos das URGÊNCIAS
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil Diocese Sul-Ocidental
FAMÍLIA, UM DOS EIXOS DA AÇÃO EVANGELIZADORA
Encontro de Formação de Responsáveis (INDICAÇÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO) Casa de São Paulo Apostolo – 03/06/2012.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Sínodo sobre nova evangelização
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
COMO INICIAR UM NÚCLEO Ouvi falar da ABU/ABS achei a ideia legal e quero muito participar, mas na minha universidade não tem núcleo e não tenho ideia de.
REUNIÃO DE CASAIS” PARÓQUIA CRISTO REDENTOR - ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RJ – Responsável Padre Renê Luiz Oliveira “ 3º. Reunião de Casais” – 20/08/2014.
Não é estranho ? Não é estranho como R$ 1,00 parece tanto quando o levamos à igreja e tão pouco quando vamos ao shopping ? Não é estranho como uma hora.
Pastoral da Educação e da Cultura
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Execução - Pistas de ação
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
A PASTORAL DA EDUCAÇÃO NA MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
O Planejamento Pastoral é uma ação necessária e vital para o trabalho em conjunto da Igreja e para a sua ação evangelizadora. Não se entende uma paróquia,
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Onde os membros encontrarão um ambiente propício para desenvolver seus dons, experimentar o sacerdócio de todos os crentes e o poder do Espírito Santo.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida Novembro Pastoral Vinde Pequeninos! Desde 2003 promovendo a evangelização de crianças De 3 e 8 anos de idade.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
PERFIL DOS JOVENS E SUA EVANGELIZAÇÃO COM A PROPOSTA ATUAL: QUESTIONÁRIO E CAMINHOS E PROJETOS DE VIDA COM EDUCAÇÃO E VALORES. ENCONTRO DA PASTORAL REGIONAL.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Cáritas idealizadora da CF Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
Encontros para Novos Casais
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
A NÁLISE E T ABULAÇÃO DAS PROPOSTAS FEITAS NA A SSEMBLEIA R EGIONAL.
Transcrição da apresentação:

Assembleia da Região Lapa (27/09/2014) A assembleia buscou construir uma fotografia da elaboração e da realização dos projetos pastorais na Região Episcopal Lapa, por meio de algumas questões. Foram dadas 20 respostas:

1ª. pergunta Como foi a elaboração do projeto: Houve boa participação? Se não, por quê? Descreva os pontos positivos e as dificuldades encontradas na elaboração do projeto.

Um primeiro olhar Numa primeira leitura, é possível destacar que os projetos mexeram com as comunidades da Região Lapa, no sentido de pensar a Igreja Comunidade de Comunidades e a Iniciação Cristã. O processo está iniciado e requer alguns cuidados. Por exemplo, o fortalecimento da participação. Na maioria das respostas, fica clara a participação, mas com fragilidades no campo da gestão e da capacitação de agentes coordenadores. Parece que há necessidade de uma formação específica com uma pedagogia pautada no aprender fazendo.

Dinamismo Outra questão é intergeracional. Precisamos descobrir formas de um grupo ajudar o outro a caminhar melhor. Esta é uma oportunidade de dinamizar as comunidades. Parece que uma força inovadora são os grupos de formação bíblica. Já existem, mas buscam novo sentido e nova metodologia. São redescobertos como formas de ir ao encontro do outro, de fortalecer a vida comunitária e de aprofundar a vida dos sacramentos. Cabe destacar uma novidade - a comunidade irmã, ou de apoio. Por exemplo, Nossa Senhora Auxiliadora e Santa Mônica. Na elaboração dos projetos, aparece a necessidade da redescoberta dos CPPs. Outra questão é intergeracional. Precisamos descobrir formas de um grupo ajudar o outro a caminhar melhor. Esta é uma oportunidade de dinamizar as comunidades. Parece que uma força inovadora são os grupos de formação bíblica. Já existem, mas buscam novo sentido e nova metodologia. São redescobertos como formas de ir ao encontro do outro, de fortalecer a vida comunitária e de aprofundar a vida dos sacramentos. Cabe destacar uma novidade - a comunidade irmã, ou de apoio. Por exemplo, Nossa Senhora Auxiliadora e Santa Mônica. Na elaboração dos projetos, aparece a necessidade da redescoberta dos CPPs.

Visão de Igreja Na formulação de um projeto está presente uma concepção de Igreja. Talvez isto já mostre que valeu a pena o esforço da Região Lapa em sensibilizar as comunidades a elaborarem novos projetos. Com clareza ou não, tiveram que pensar numa visão de Igreja e ajudar a esclarecer melhor o que é uma Paróquia Comunidade de Comunidades e Casa de Iniciação Cristã.

Nas entrelinhas Uma metodologia a ser desencadeada é que as pessoas sejam sujeitos do processo de evangelização. A comunidade chama atenção para o Evangelho e para a Igreja, e cada qual descobre seu jeito de servir a Deus e a comunidade. É um permanente processo de evangelização que ocorre ao longo da vida. Não é fazer para as pessoas, mas fazer com elas. A pedagogia de Jesus é rica na experiência de caminhar juntos e de descobrir juntos a vontade do Pai. Isso se pode observar nas entrelinhas das respostas à primeira pergunta. Uma metodologia a ser desencadeada é que as pessoas sejam sujeitos do processo de evangelização. A comunidade chama atenção para o Evangelho e para a Igreja, e cada qual descobre seu jeito de servir a Deus e a comunidade. É um permanente processo de evangelização que ocorre ao longo da vida. Não é fazer para as pessoas, mas fazer com elas. A pedagogia de Jesus é rica na experiência de caminhar juntos e de descobrir juntos a vontade do Pai. Isso se pode observar nas entrelinhas das respostas à primeira pergunta.

2ª. pergunta Como foi a execução dos projetos em sua Paróquia, Pastoral ou Movimento: Aponte as dificuldades. Caso tenha elaborado, o projeto foi executado?

Preocupações Uma leitura das respostas a esta questão aponta para a metodologia de evangelização e para o marco situacional. Esta foi a preocupação dos documentos da Igreja desde o Vaticano II, a exemplo da Gaudium. É também preocupação das análises de conjuntura da CNBB e do Plano de Pastoral da Arquidiocese.

Situações As comunidades parecem temerosas com as múltiplas modalidades de tráfico e de violência. O medo de visitar e de receber pessoas, de conversar com elas, de articular grupos impede, por vezes, de as pessoas se envolverem. Precisamos buscar de pistas e saídas desse aprisionamento. As comunidades parecem temerosas com as múltiplas modalidades de tráfico e de violência. O medo de visitar e de receber pessoas, de conversar com elas, de articular grupos impede, por vezes, de as pessoas se envolverem. Precisamos buscar de pistas e saídas desse aprisionamento.

Unir e congregar Outra situação que aparece é a dispersão e a fragmentação das ações, pois, tanto na comunidade quanto na sociedade, as pessoas estão sempre envolvidas com muitas coisas.

3ª. pergunta Qual foi o impacto da realização do projeto na comunidade?

Um certo impacto Este item parece pouco claro. De fato, é difícil de mensurar o impacto, se os indicadores não estiverem definidos. Mas um olhar mais aproximado mostra que houve um impacto na vida comunitária. Este item parece pouco claro. De fato, é difícil de mensurar o impacto, se os indicadores não estiverem definidos. Mas um olhar mais aproximado mostra que houve um impacto na vida comunitária.

Impactos A comunidade teve que parar para pensar, conversar com diferentes pessoas e alterar alguns procedimentos. Em alguns casos, houve maior aproximação entre o padre e as lideranças. Todos falam em reuniões e diálogo. Há a destacar que em alguns momentos aparece uma revitalização da pastoral, a exemplo de visitas, envolvimento de novas pessoas, encontro em praça pública.