FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

Comercialização de Produtos Agroindustriais
CONCEITOS PRELIMINARES
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
OFERTA E DEMANDA II: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
Cleber Archanjo de Souza AULA 4 – 23/11/06 ENGENHARIA ECONÔMICA I.
ELASTICIDADES (CONTINUAÇÃO) E ESTRUTURAS DE MERCADO. AULA 6
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Economia e Mercado 3ª AULA.
Pensando como um Economista
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
O Modelo da Procura e Oferta
O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa.
Análises de Demanda e Oferta
Microeconomia: Aspectos Preliminares
Análise Microeconômica III
Os Temas da Microeconomia
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia
Introdução à Microeconomia
Desafios gerenciais Aula 4.
Introdução a Microeconomia
Introdução à Microeconomia
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Prof. Frederico Cavalcanti
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS TEORIA ELEMENTAR DO FUNCIONAMENTO DO MERCADO Prof.. José Stênio Sousa.
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Fundamentos de economia
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
DEMANDA x OFERTA.
MICROECONOMIA Aula 9 – Monopólio: hipóteses e funcionamento de mercado e os resultados da firma monopolista.
Prof. Claudio Ditticio 1 A eficiência de mercado. Abr 2009 Universidade Paulista - UNIP.
Tema: A economia de ADAM SMITH II Prof ª Ms. Edineide Maria de Oliveira Economia Política AULA.
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Comercialização de Produtos Agroindustriais
Teoria da Demanda e Oferta Parte I
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Apresentação da Cadeira.
Introdução à Economia Prof. Rui Brandão. Noções de Microeconomia Definições preliminares.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
OFERTA.
OFERTA E DEMANDA: COMO O MERCADO TRABALHA
Introdução a Teoria Microeconômica
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Assuntos preliminares
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Microeconomia Aula 2.
MICROECONOMIA.
CAPÍTULO 1 - RESUMO 1.1 Os temas da microeconomia 1.2 O que é um mercado? 1.3 Preços reais versus preços nominais 1.4 Por que estudar microeconomia?
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Oferta e Demanda.
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo Divisão do Estudo Econômico Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Introdução à Microeconomia
Noções de Microeconomia
A JUTIÇA E O ÓTIMO. As instituições e as normas jurídicas, como variáveis do sistema econômico, afetam o desenvolvimento econômico. A incerteza relacionada.
2 Raciocínio Econômico. Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning Raciocínio Econômico Toda área de conhecimento tem o seu jargão. Matemática integral.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA Prof. Antonio Elder

1 - PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA MICROECONOMIA (Prof. Antonio Elder) Microeconomia (AULA 4) 1 - PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA MICROECONOMIA (Prof. Antonio Elder) A) Divisão Básica do Estudo Econômico: Macroeconomia Microeconomia B) Os Temas da Microeconomia (Noções) Trata do comportamento das unidades individuais Unidades: consumidores, famílias, empresas etc. Explicação: a microeconomia explica como e porque essas unidades tomam decisões econômicas. PROF. ANTONIO ELDER

PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA MICROECONOMIA (Prof. Antonio Elder) Exemplos: A microeconomia esclarece como os consumidores tomam decisões de compra e de que forma suas escolhas são influenciadas pelas variações de preços e renda; A microeconomia explica como são determinados os preços dos bens; A microeconomia analisa a interação entre cada empresa e os consumidores, revelando como os mercados operam e se desenvolvem; A microeconomia estuda, através do comportamento dos consumidores e das empresas, a formação de preços em um determinado mercado.

Formação de Preços (Prof. Antonio Elder) O objetivo de uma teoria (neste caso, o da teoria microeconômica) é o de prever e explicar. Para entender a Microeconomia, é importante entender também sobre mercado, preço, funções e equilíbrio. Preço: Um preço de um determinado bem e/ou serviço é a sua relação de troca pelo dinheiro, ou seja, é a quantidade de reais (R$) necessários para ser transacionada uma unidade da mercadoria (bem e/ou serviço).

Mercado e Funções (Prof. Antonio Elder) Mercado: é o local ou contexto no qual compradores e vendedores tendem a comprar e a vender produtos; no caso da microeconomia, tem-se um mercado para cada bem e/ou serviço no sistema econômico (Ex: Vídeo “Ó Pai, ó”: retrato simples de um mercado em microeconomia >> endereço:http://www.youtube.com/watch?v=5NzyU409yqw&NR=1&feature=fvwp) Funções: De acordo com o contexto de mercados específicos, apresentam-se funções que demonstram relações entre compradores e vendedores, ou seja, uma função mostra a relação entre duas ou mais variáveis, tais como as relações demanda e preço e oferta e preço.

Equilíbrio e Cálculos (Prof. Antonio Elder) Equilíbrio: O equilíbrio, de acordo com o que veremos nestas aulas, resulta do balanceamento das forças do mercado. Exemplos: 1) (Conforme o desenvolvimento do cálculo, marque a alternativa correta) Os valores do preço e da quantidade de equilíbrio são respectivamente: Qx = 88 – 12Px (função demanda) Qx = 40 + 4Px (função oferta) a) ( ) Px = 4,00; Qx = 54 b) ( ) Px = 10,00; Qx = 100 c) ( ) Px = 3,00; Qx = 52 d) ( ) Px = 5,00; Qx = 100

VARIÁVEIS QUE AFETAM A DEMANDA (Prof. Antonio Elder) PREÇO DO PRODUTO X (Px) RENDA DOS CONSUMIDORES DEMANDA DOS CONSUMIDORES PREÇO DE OUTROS PRODUTOS PREFERÊNCIAS

VARIÁVEIS QUE AFETAM A OFERTA (Prof. Antonio Elder) PREÇO DO PRODUTO X (Px) CUSTOS PARA PRODUZIR E VENDER OFERTA DOS VENDEDORES (OU PRODUTORES) MUDANÇAS NA TECNOLOGIA NÚMERO DE EMPRESAS NO MERCADO

Análises Análise Normativa e Questões Positivas (Prof. Antonio Elder) A microeconomia trata de questões positivas relacionadas à explicação e à previsão dos fenômenos. Porém, a microeconomia também é importante devido à análise normativa, na qual perguntamos quais são as melhores escolhas (para os consumidores e para as empresas). Freqüentemente, as análises normativas devem ser combinadas com juízos individuais de valor, pelo fato de que poderão estar envolvidos aspectos de equidade e justiça, bem como de eficiência econômica.