AULA VIRTUAL DE FILOSOFIA NOME:_______________________________________________ DATA:________________________________________________ PROF. TUTORA: MARIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
PUXANDO OS DOIS REMOS "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2:26).
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
As origens da Filosofia Carla G Meassi
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
O QUE É METAFÍSICA.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
FILOSOFIA.
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
Colégio Batista Brasileiro
O PROBLEMA DO MAL E A EXISTÊNCIA DE DEUS
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
Filosofia
FILOSOFIA DA CIÊNCIA Profº tarcísio - cadi
Filosofia.
- Educar -.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Educar.
= A Revelação sobrenatural
O MAL EXISTE?.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Servos Consagrados a Deus
Centro Educativo Creciendo en Gracia
Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia Disciplina: Filosofia Ano Lectivo: 2010/2011 Trabalho realizado por: Kristina Angelova Marta Yarynych 10º A1.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Prof. Everton da Silva Correa
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Educação Cristã vs Relativismo
Criacionismo..
O estudo das Doutrinas Bíblicas
A CONCEPÇÃO MATERIALISTA E DIALÉTICA DE MUNDO
Permanecer na Consagração de Vida
Perguntas e respostas.
8 DE AGOSTO ROSANA CARDOSO.  Milagre: (mirari=admirar) admirável, coisa extraordinária, surpreendente  Um ato do poder Divino contrário às.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
CICLO II OS MILAGRES NO EVANGELHO
O QUE É FILOSOFIA ?.
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
Fernando Pessoa Fernando Pessoa ( ) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
O ovo é um símbolo que praticamente explica-se por si mesmo. Ele contém o germe, o fruto da vida, que representa o nascimento, o renascimento, a renovação.
Há cristãos que têm medo da alegria da ressurreição que Jesus quer nos dar: a vida deles parece um funeral. Mas o Senhor ressuscitado está sempre conosco.
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
FORÇA MAGNÉTICA PARTE I
Desvendando os Mistérios da Natureza Humana
No princípio era o caos!.
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Módulo III – Roteiro 3 Atributos da Divindade e Providência Divina
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Introdução filosófica ao judeu-cristianismo Delmar Cardoso
Características da filosofia pré-socrática Professores: Enéas J. Corbari Claudenir F. Santos DEB ITINERANTE
O SONHO DE CLARA Clicar.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Textos e citações do Rubem Alves
Quando o sol aquece de manhã
Professor: Suderlan Tozo Binda
ALELUIA AUTOMÁTICO COM SOM.
FILOSOFIA AULA 1 Do Mito à Filosofia
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Filosofia Moderna.
Como um fenômeno humano, a religião é estudada pela Teologia, pela Filosofia, pela História, pela Psicologia, Como um fenômeno humano, a religião é estudada.
ORIGEM DO UNIVERSO Astronomia Sistema solar Rotação e translação.
NOME _________________________ DATA__________________________ PROF. TUTORA: MARIA DA GRAÇA SAYÃO ALVES.
Como explicar o mundo?.
Transcrição da apresentação:

AULA VIRTUAL DE FILOSOFIA NOME:_______________________________________________ DATA:________________________________________________ PROF. TUTORA: MARIA DA GRAÇA SAYÃO ALVES

FILOSOFIA AMOR À SABEDORIA

FILOSOFIA: UM OLHAR PROFESSOR: ANTONIO CARLOS OLIVIERE

Há muitos modos de se conhecer o mundo, que dependem da situação do sujeito diante do objeto do conhecimento. Ao olhar as estrelas no céu noturno, um índio caiapó as enxerga a partir de um ponto de vista bastante diferente do de um astrônomo.

O caiapó vê nas estrelas as fogueiras que alguns de seus deuses acendem no céu para tornar a noite mais clara. O cientista vê astros que têm luz própria e que formam uma galáxia. O índio compreende e conhece as estrelas a partir de um ponto de vista mitológico ou religioso. O astrônomo as compreende e conhece a partir de um ponto de vista científico.

A mitologia, a religião e a ciência são formas de conhecer o mundo. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte. Todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, explicando-o ou atribuindo-lhe um sentido. Vamos examinar mais de perto cada uma dessas formas de conhecimento. O mito e a religião O mito proporciona um conhecimento que explica o mundo a partir da ação de entidades - ou seja, forças, energias, criaturas, personagens - que estão além do mundo natural, que o transcendem, que são sobrenaturais.

No princípio era o Caos, o Vazio primordial, vasto abismo insondável, como um imenso mar, denso e profundo, onde nada podia existir. Dessa oca imensidão sem onde nem quando, de um modo inexplicável e incompreensível, emergiram a Noite negra e a Morte impenetrável. Da muda união desses dois entes tenebrosos, no leito infinito do vácuo, nasceu uma entidade de natureza oposta à deles, o Amor, que surgiu cintilando dentro de um ovo incandescente. Ao ser posto no regaço do Caos, sua casca resfriou e se partiu em duas metades que se transformaram no Céu e na Terra, casal que jazia no espaço, espiando-se em deslumbramento mútuo, empapuçados de amor. Então, o Céu cobriu e fecundou a Terra, fazendo-a gerar muitos filhos que passaram a habitar o vasto corpo da própria mãe, aconchegante e hospitaleiro.

Veja, por exemplo, o mito através do qual os antigos gregos explicavam a origem do mundo

Assim como o mito, a religião, ou melhor, as religiões também apresentam uma explicação sobrenatural para o mundo. Para aderir a uma religião, é obrigatório crer ou ter fé nessa explicação. Além disso, é uma parte fundamental da crença religiosa a fé em que essa explicação sobrenatural proporciona ao homem uma garantia de salvação, bem como prescreve maneiras ou técnicas de obter e conservar essa garantia, que são os ritos, os sacramentos e as orações. Antes de seguir em frente, convém esclarecer que não vem ao caso discutir aqui a validade do conhecimento religioso. Em matéria de provas objetivas, se a religião não tem como provar a existência de Deus, a ciência também não tem como provar a Sua inexistência. E, a propósito disso, vale a pena apresentar uma outra narrativa filosófica:

Baseado, nas considerações sobre Filosofia, observe os textos e escolha um deles para comentar. Texto 1. Certa vez, um cosmonauta e um neurologista russos discutiam sobre religião. O neurologista era cristão, e o cosmonauta não. “Já estive várias vezes no espaço”, gabou- se o cosmonauta, “e nunca vi nem Deus, nem anjos”. “E eu já operei muitos cérebros inteligentes”, respondeu o neurologista, “e também nunca vi um pensamento”.

Texto 2

Análise do texto _____ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________