CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA GRAMÁTICA SISTÊMICO- FUNCIONAL PEDAGOGIA DE GÊNEROS.

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Transcrição da apresentação:

CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA GRAMÁTICA SISTÊMICO- FUNCIONAL PEDAGOGIA DE GÊNEROS

A LÍNGUA Ela se manifesta por meio de seus textos. Eles existem para criar significados, representações. Quando nos referimos ao texto como uma descrição, relatório, instruções, nos baseamos na configuração geral de significados naquele texto; É o que chamamos de GÊNERO

GÊNEROS A caracterização de um gênero é social e orientada para atingir um objetivo; É organizado em etapas ou fases; Tem um propósito; As fases/ etapas de um gênero são os passos que o texto apresenta. Cada etapa tem uma função que contribui para o propósito social de um gênero como um todo;

GÊNEROS PROPÓSITOFASES -DESCRITIVO- descreve coisas específicas; INFORMATIVO- classifica e descreve; EXPLICATIVO- explica os acontecimentos; INSTRUÇÃO procedimentos de uma atividade; PROTOCOLO Orientação/descrição; Classificação/descrição; Explicação do fenõmeno; Propósito/equipamento/ Passos; Propósitos e regras;

PROCESSOS A língua pode ser usada para representar nossas experiências no mundo, e estas estão compostas de acontecimentos, sentimentos, descrições. Quando queremos expressar acontecimentos por meio das ações, usamos operadores verbais que expressam tais ações. São os processos MATERIAIS. Ex; The computers store data.

PROCESSOS Se desejarmos expressar sentimentos, pensamentos, usamos processos MENTAIS. Ex: We like computing. Se nos referimos à existência de algo, usamos processos existenciais: Ex: There is a woman in front of the computer.

PROCESSOS Se quisermos identificar, atribuir qualidades, usamos os processos RELACIONAIS (Verb to be); Ex: Computers are machines we use to do research. Para o ato de dizer ou falar, então temos os processos VERBAIS Ex: People say we live in a digital age. Quando queremos relatar comportamento físico ou psicológico, usamos os processos COMPORTAMENTAIS. Ex: We dream about computers.