Regime alimentar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Gatos.
Advertisements

Aves.
Locomoção Prof. Susana Almeida.
O Sistema Digestivo da Galinha!
Os Animais Características dos animais: mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios e insectos.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Professor Vaz Nunes (Ovar – Portugal)
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
DIVERSIDADE NOS ANIMAIS DESLOCAÇÃO E ALIMENTAÇÃO
Como se alimentam os animais?
Regimes alimentares como se alimentam os animais?.
SERES VIVOS.
Cadeias e teias alimentares
Seres Vivos Os Animais.
Como se Deslocam os Animais?
Colégio Cândido Portina
Seres vivos: classificação e cadeia alimentar
Aves Mamíferos Invertebrados
Como se Alimentam os animais?
LOCOMOÇÃO DOS ANIMAIS Parte I 1. Definição e funções da locomoção.
ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS
Comportamento dos animais quando capturam ou colhem o alimento
Agrupamento de escolas Vasco Santana
Animais Laís Carla. Pedagogia.
Como se alimentam os animais?
OS BICOS        Devido ao fato dos seus membros anteriores estarem totalmente adaptados ao vôo - com a importante exceção das aves de rapina e papagaios.
Filo Chordata (Cordados)
Vamos estudar… Os ANIMAIS
Animais Diurnos Noturnos.
Dentição dos animais Identificar os diferentes tipos de dentes;
Comportamento dos animais quando capturam ou colhem alimento
Curiosidades dos seres vivos
O macaco Trabalho realizado por : Baltazar paisana Diogo Rodrigues
Visita ao zoo de lourosa Parque Ornitológico
Os animais Características dos animais: mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios e insectos.
"Alimentação dos Animais"
Vertebrados.
Aves.
LOCOMOÇÃO DOS ANIMAIS Ciências da Natureza 5º ano Prof. Mª João.
Ciências da Natureza -5º ano Professora Ilda Gonçalves Novembro 2007
2008/2009 Elaborado por Olga Matos
A TARÂNTULA.
Predação é o hábito alimentar de muitos animais, que procuram activamente as suas presas, que são outros animais, os perseguem e capturam. São exemplos.
Predação.
Predação.
Ensino Fundamental II 7º ANO
Trabalho Biologia Mamíferos
Os animais.
Alimentação dos animais
SUA FAUNA.
Dentição.
Adaptação dos seres vivos aos diferentes ambientes
LOCOMOÇÃO dos ANIMAIS.
Olá, tudo bem com voces? Na nossa aula de hoje nós vamos falar sobre a origem dos alimentos. Prestem bastante atenção, vamos lá?
ESCOLA SECUNDÁRIA DE SERPA
Os seres vivos do seu ambiente FICHA FORMATIVA
Captura e ingestão do alimento
CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ano Diversidade nos animais Objetivo geral 7
Locomoção dos animais.
DIVERSIDADE NOS ANIMAIS DESLOCAÇÃO. Como se deslocam os animais? A locomoção é a capacidade que os animais têm de se deslocar no meio onde vivem. O modo.
~ ,.
Locomoção dos Animais.
ALIMENTAÇÃO NOS ANIMAIS-2
Como se deslocam os animais?
Adaptações ao regime alimentar
DIVERSIDADE NOS ANIMAIS ALIMENTAÇÃO. . Quais destes alimentos são de origem vegetal e quais são de origem animal? Origem vegetal Origem animal Como se.
Ciências da Natureza – 5º ano Variedades de regimes alimentares.
CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ano Diversidade nos animais Objetivo geral 8
Ciências da Natureza – 5º ano Variedades de regimes alimentares (cont.) Animais herbívoros: granívoros frugívoros Animais omnívoros.
Como se alimentam os animais?
Transcrição da apresentação:

regime alimentar

De que se alimentam os animais? O conjunto de alimentos que um animal consome habitualmente denomina-se regime alimentar. Quanto ao regime alimentar, os animais podem ser classificados como: Herbívoros Carnívoros Omnívoros Esquilo Leão Urso Consomem plantas ou partes de plantas. Consomem outros animais. Consomem alimentos variados, de origem animal e vegetal.

De que se alimentam os animais? Os herbívoros podem classificar-se como: Frugívoros Granívoros Morcego frugívoro Galinha Alimentam-se preferencialmente de frutos. Alimentam-se preferencialmente de grãos ou sementes.

De que se alimentam os animais? Os carnívoros podem classificar-se como: Piscívoros Insetívoros Necrófagos Pelicano Aranha Hiena Alimentam-se preferencialmente de peixes. Alimentam-se preferencialmente de insetos. Alimentam-se de cadáveres de animais.

Adaptações ao regime alimentar A dentição dos mamíferos Pode ser constituída por três tipos de dentes: Incisivos Caninos Molares São usados para prender e cortar os alimentos. São usados para rasgar os alimentos. São usados para triturar e moer os alimentos.

Adaptações ao regime alimentar A dentição dos mamíferos Pode ser considerada: Completa Incompleta Se estão presentes os três tipos de dentes. Se não estão presentes os três tipos de dentes.

Adaptações ao regime alimentar A dentição dos carnívoros Para rasgar a carne. Caninos longos e aguçados. Incisivos pequenos. Para triturar a carne. Molares pontiagudos.

Adaptações ao regime alimentar A dentição dos herbívoros Espaço vazio entre os incisivos e os molares. Diastema ou barra. Incisivos longos em forma de lâmina. Para triturar vegetais. Molares largos, com pregas.

Adaptações ao regime alimentar A dentição dos omnívoros Menores do que os dos carnívoros. Caninos fortes e pontiagudos. Incisivos cortantes. Para moer os alimentos. Molares com cristas arredondadas.

Adaptações ao regime alimentar A dentição dos insetívoros Os dentes são todos igualmente desenvolvidos e pontiagudos. Caninos Adaptados para perfurar o revestimento de quitina dos insetos. Incisivos Molares

Adaptações ao regime alimentar Utilizam-no para dilacerar os animais Os bicos das aves As aves de rapina, como as águias e os milhafres, apresentam bico curvo e forte. Utilizam-no para dilacerar os animais de que se alimentam.

Adaptações ao regime alimentar Os bicos das aves Aves como o pica-pau têm bico forte e fino. Utilizam-no para retirar de fendas de rochas ou de troncos de árvores os insectos de que se alimentam.

Adaptações ao regime alimentar Os bicos das aves Os pintassilgos são aves com bico curto, forte e cónico. O bico está adaptado para a ave apanhar e quebrar as sementes de que se alimenta.

Adaptações ao regime alimentar Os bicos das aves Os patos, cisnes e gansos apresentam bico largo e comprido. Este tipo de bico permite a estas aves filtrar a água e obter alimento.

Adaptações ao regime alimentar Os bicos das aves Aves como as andorinhas e os piscos têm bico forte e curto. O bico, com estas características, permite-lhes apanhar os insectos de que se alimentam.

Adaptações ao regime alimentar As patas das aves As aves carnívoras, como as águias e as corujas, possuem patas fortes com garras poderosas, para agarrarem e dilacerarem as presas.

Adaptações ao regime alimentar As patas das aves As aves granívoras, como os pombos, têm patas adaptadas à marcha, de forma a poderem procurar no solo as sementes de que se alimentam.

Adaptações ao regime alimentar As patas das aves O pato é uma ave nadadora-filtradora. As suas patas têm uma membrana interdigital ou natatória, que lhes permite procurar alimentos dentro de água.

Adaptações ao regime alimentar As patas das aves As aves trepadoras, como as araras, têm patas com dois dedos virados para a frente e dois para trás. Assim, fixam-se bem enquanto se alimentam.

Síntese Regime alimentar Herbívoro Carnívoro Omnívoro pode ser Herbívoro Carnívoro Omnívoro Se os animais preferem consumir Se os animais preferem consumir Se os animais preferem consumir plantas ou partes de plantas outros animais alimentos variados (plantas ou animais) podem ser podem ser Frugívoros Granívoros Piscívoros Insetívoros Necrófagos

Como se comportam os animais quando se alimentam? Os animais passam grande parte do tempo a comer ou a procurar alimento. O modo como os animais obtêm o alimento é muito variado e depende do seu regime alimentar. As etapas do comportamento alimentar dos animais carnívoros são: Procura  Descoberta  Aproximação  Captura  Ingestão Procura Descoberta Aproximação Captura Ingestão    

Como se comportam os animais quando se alimentam? As etapas do comportamento alimentar dos animais herbívoros são: Deslocação  Escolha  Colheita  Ingestão Panda-gigante Coala Lagarta de borboleta

Como se comportam os animais quando se alimentam? Muitas aranhas realizam emboscadas, utilizando a teia como uma armadilha. Neste caso, a aranha aguarda imóvel que uma presa embata na teia e imobiliza-a com os seus fios de seda. Alguns peixes, servem-se da camuflagem na emboscada. Aguardam pacientemente a aproximação da presa e surpreendem-na com um ataque rápido.