Interação semântica com Open Educational Resources e repercussões da mesma na formação da identidade do estudante.

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Transcrição da apresentação:

Interação semântica com Open Educational Resources e repercussões da mesma na formação da identidade do estudante

I have a dream for the Web... and it has two parts. In the first part, the Web becomes a much more powerful means for collaboration between people. I have always imagined the information space as something to which everyone has immediate and intuitive access, and not just to browse, but to create. (...) Furthermore, the dream of people-to- people communication through shared knowledge must be possible for groups of all sizes, interacting electronically with as much ease as they do now in person. Berners-Lee, Tim (1998) Weaving the Web: The Original Design and Ultimate Destiny of the World Wide Web. In

WEB 2.0 WEB SOCIAL WEB COLABORATIVA SOCIEDADE EM REDE Conectivismo In

Abertura Partilha Colaboração Conteúdos OA OCW OER Recursos Criação Co-criação Contactos Experiências Ideias

Como gerir a dispersão? pesquisa qualidade utilidade In QUANTIDADE DE INFORMAÇÃO, DADOS, FERRAMENTAS...

In the second part of the dream, collaborations extend to computers. Machines become capable of analyzing all the data on the Web - the content, links, and transactions between people and computers. A "Semantic Web," which should make this possible, has yet to emerge, but when it does, the day-to-day mechanisms of trade, bureaucracy, and our daily lives will be handled by machines talking to machines, leaving humans to provide the inspiration and intuition. (...) Berners-Lee, Tim (1998) Weaving the Web: The Original Design and Ultimate Destiny of the World Wide Web. In

WEB 3.0 WEB SEMÂNTICA INTERNET OF THINGS QUE SOCIEDADE? QUE IDENTIDADE? In Big Data Open Data Linked Data

In (...) Big Data é a informação sobre o comportamento das pessoas em vez da informação sobre as suas vidas.(...) dados de localização vindos do seu telemóvel ou cartão de crédito, são as pequenas migalhas de dados que deixa atrás de si enquanto se movimenta no mundo. Alex ‘Sandy’ Pentland (2012)

"(…) criação de conteúdos abertos de aprendizagem, a gestão do conhecimento pessoal e coletivo, a construção de ambientes pessoais de aprendizagem (PLE, nas suas siglas em língua inglesa), o uso de tecnologias móveis que proporcionam dados sobre localização geográfica, a participação em massa de pessoas e instituições em plataformas de redes sociais e, sem dúvida, o grande salto que pressupõe a realidade aumentada e a chamada “Internet das Coisas” (...)" Relatório Horizon. 2010: 31

The idea of a globally interconnected continuum of devices, objects and things in general emerged with the RFID technology, and this concept has considerably been extended to the current vision that envisages a plethora of heterogeneous objects interacting with the physical environment. In

Usabilidades Semânticas GERAIS In Motores de busca e mecanismos de georreferenciação inteligentes serão, num futuro próximo, a base da aquisição do conhecimento humano e do rastreamento de comportamentos (de objetos e de pessoas) In

EDUCACIONAIS In In In Recursos virtualmente obsoletos transformam-se em materiais vivos permitindo mais facilmente a sua reutilização (no caso de OER); cMOOC e xMOOC - poder de encontrar novas formas de aprendizagem pela criação de ambientes personalizados

In WHEELER, Steve. The Architecture of Learning in LEARNING WITH 'E'S. analytics+

Os sistemas fechados de aprendizagem começam, lentamente a dar lugar a ambientes cada vez mais abertos e plurais capazes de criar PLEs mais personalizados Analytic Learning Rhizomathic Learning In In

Tecnologia fator de: Individualismo? Massificação? Humanização? fluidez fragilidade asfixia HOMEM MASSA personalização singularidade In

1) O equilíbrio entre o Homem e a Máquina só será alcançado com a recuperação da noção de instrumentalidade ligada à exclusiva utilidade do objeto - software e hardware; 2) A necessidade de uma forte formação ética dos engenheiros informáticos e dos engenheiros de redes e comunicações; 3) O caminho que a tecnologia disruptiva abre terá de levar, necessariamente, a uma séria reflexão sobre os paradigmas (político, sócio-económico, educativo, etc.) instituídos no sentido de se proporcionar uma viragem paradigmática na construção de um mundo cada vez melhor (ou seja, cada vez mais humano e humanizado).

“Pensamentos sem conteúdo são vazios; intuições sem conceitos são cegas” Kant Tecnologia Especialização Generalidades Ciências Humanas Tecnofilia Ética

“Open Educational Resources (OER) are a direct reaction to knowledge privatization; they foment their exchange to the entire world with the aim of increase the human intellectual capacity.” In Piedra, N. Chicaiza, J. López, J. Tovar, E. and Martínez, O. (2009) Open Educational Practices and Resources based on Social Software, Utpl Experience

“Social and semantic web can be complementary approaches searching web resources. This cooperative approach lets enable a semantic search engine to find accurate results and annotate web resources.” In Piedra, N. Chicaiza, J. López, J. Tovar, E. and Martínez, O. (2011 ) Finding OERs With Social-Semantic Search in Global Engineering Education Conference

Vantagens no uso de Serendipity Acceso desde una sola herramienta a los recursos producidos en diferentes instituciones, idiomas, áreas de conocimiento y regiones. La interfaz de búsqueda, basada en palabras clave, es la forma habitual con la que están familiarizados los usuarios. Ofrece búsqueda entre categorías o facetas, esto facilita la navegación y el filtrado de resultados. Piedra, Nelson. Entrevista assíncrona. Abril 2013

Desafios criados com o uso de Serendipity el enriquecimiento de datos desde otras fuentes como repositorios y bases de datos de material científico. la recuperación de recursos multilingüe. personalización de la experiencia de usuario, para ello se están diseñando algunos servicios de recomendación y de acceso personalizado. Piedra, Nelson. Entrevista assíncrona. Abril 2013

La aplicación de las tecnologías semánticas puede conseguir un efecto sinérgico para ofrecer entornos de aprendizaje personales. De forma específica, cuando se utilizan herramientas de búsqueda basadas en un enfoque social y semántico, como Serendipity, las siguientes capacidades son posibles: Refinamiento y filtrado avanzado de recursos. Respuestas más completas, directas y precisas de acuerdo al perfil del usuario. Mecanismos de navegación fáciles de usar; de esta manera el usuario podrá encontrar los conceptos y entender las relaciones clave en un curso. Piedra, Nelson. Entrevista assíncrona. Abril 2013

La aplicación de las tecnologías semánticas y las guías de datos enlazados sobre un dominio en particular, posibilita que agentes máquina puedan identificar y procesar la semántica subyacente a los datos descritos. (...) cierta capacidad de entendimiento podrá ser asumida por las máquinas para interpretar los datos que reciben del entorno, determinar su significado y generar nuevos datos mediante reglas lógicas. - (...) procesos y tareas educativas intensivas en datos y requerimientos de procesamiento podrían automatizarse, con el objetivo de reducir el esfuerzo que un profesor o un estudiante tendrían que invertir para realizarlas. - (...) las personas y las máquinas, cada uno, haga lo que mejor sabe hacer. Así, las profesores tutelar el proceso de aprendizaje, los estudiantes adquirir competencias para desempeñarse en el ámbito laboral y los agentes recomendar rutas de aprendizaje según las características de cada usuario. Piedra, Nelson. Entrevista assíncrona. Abril 2013

Abertura Colaboração Criação Automatização Personalização Identidade em RedeIdentidade Singular In

Muito Obrigada