1 SEMINÁRIO sobre Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos Países de Língua portuguesa São Paulo 11 a 15 de Junho de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Março 2010 Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado.
Empreendorismo na Saúde – Empreendorismo na Saúde – que oportunidades ? Escola Superior de Enfermagem de Coimbra 29/10/2008Eduardo Tondela Filipe.
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
Observatório Sistemas Saúde WorkShop 30 Outubro 2002.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação Técnica para
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
FORTALEZA, CEARÁ. BRASIL DE JUNHO DE 2010.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal
Tróia, Outubro 2014 A lusofonia enquanto espaço de formação de juízes: o diálogo judicial internacional Nuno Coelho.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
“ A comunicação do Ministério da Saúde sofre de anemia crónica” Comunicação Empresarial – 2º Ano Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social.
de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Formação, prática profissional e cultura de segurança Grupo B.
Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP
A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call for Action D IRECÇÃO G ERAL DE F ARMÁCIA José Carlos Carvalho.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
“A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde e Vida Associativa” 11 de junho de 2011 “A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE PROGRESSOS EM MOÇAMBIQUE.
SEMINÁRIO e-PORTUGUESE Como Melhorar o Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos PALOP S. PAULO, BIREME/OPAS/OMS, de Junho de 2007 ANGOLAParticipantes:
EPORTUGUÊSe ePORTUGUÊSe Estratégia da OMS para o acesso à informação em saúde II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro.
1. Contexto Perfil do país 2. BVS STP  O processo da criação  As realizações  Os constrangimentos  Os desafios  Oportunidades  As perspectivas 
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
Filipa Pereira, ACS Isa Alves, ACS Teresa Costa, FCCN Maputo, Moçambique, de Novembro de 2009 II REUNIÃO DE COORDENAÇÃO BVS ePORTUGUÊSe.
APRESENTAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU Mouhammed Djicó Ould Ahmed – Ponto Focal País Agostinho Sadjá Mané – Ponto Focal OMS/GUB Lydie Victor – Bibliotecária Júlio.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
Personalidades em Saúde como tema da BVS: os arquivos em instâncias biográficas Paula Xavier Coordenadora de Gestão da Informação da COC/Fiocruz Coordenadora.
LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Sistema Informasaun Saúde Timor-Leste
Resumo do Fórum da Câmara Técnica de Saúde. Proposta de organização Câmara Técnica de SAUDE 18 membros titulares: 1 Governo, 1 Legislativo e 1 Sociedade.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil BIREME/OPAS/OMS 08 de Outubro de 2009.
II REUNIÃO DA CORDENAÇÃO DA REDE ePORTUGUÊSe PREPARADO PELO: 1. FRANCISCO PEREIRA DO REGO 2. VITALIANO JOSE DA SILVA LEONG 3.JUSTINO DE ARAUJO 18 DE SEPTEMBER.
Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) Augusto Paulo Silva Helsinki (KTL), June 2007 MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA República da Guiné-Bissau.
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Uma organização social do MCTI, criada pela comunidade científica como um projeto do CNPq em campi de universidades,
HIFA-pt | Setembro 2011 Parte da Campanha HIFA2015 – Rede Global de Informação em cuidados da saúde Discussões sobre INFORMAÇÃO EM SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO sobre Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos Países de Língua portuguesa São Paulo 11 a 15 de Junho de 2007

Cabo Verde Cabo Verde

ANÁLISE DA SITUAÇÃO Oportunidades Elaboração e aprovação da Politica Nacional de Saúde ( ) e o respectivo Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário Elaboração e aprovação da Politica Nacional de Saúde ( ) e o respectivo Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário Criação em Cabo Verde de um CENTRO de FORMAÇÃO MÉDICA ESPECIALIZADA para os PALOPs e Timor Leste Criação em Cabo Verde de um CENTRO de FORMAÇÃO MÉDICA ESPECIALIZADA para os PALOPs e Timor Leste Agenda de investigação em saúde para a região africana [Comité Regional da OMS Africa ]. Agenda de investigação em saúde para a região africana [Comité Regional da OMS Africa ]. Iniciativa ePORTUGUESe Iniciativa ePORTUGUESe

ANÁLISE DA SITUAÇÃO Oportunidades Centro Nacional de Desenvolvimento Sanitário Centro Nacional de Desenvolvimento Sanitário  Órgão do Ministério da Saúde com atribuições para:  Centro de Documentação científica  Base de Dados sobre Sector da Saúde  Promoção da Saúde e acção multisectorial  Gestão do Site do Ministério da Saúde

ANÁLISE DA SITUAÇÃO Dificuldades: Cultura de investigação pouco desenvolvida; Cultura de investigação pouco desenvolvida; Baixo nível de desenvolvimento económico e limitado potencial para financiamento da investigação em saúde; Baixo nível de desenvolvimento económico e limitado potencial para financiamento da investigação em saúde; Ausência de promoção sistemática à pesquisa no Mistério da Saúde; Ausência de promoção sistemática à pesquisa no Mistério da Saúde;

ANÁLISE DA SITUAÇÃO Dificuldades [cont.]: Ausência de difusão sistematica de conhecimento apesar de estruturas vocacionadas para a investigação : Ausência de difusão sistematica de conhecimento apesar de estruturas vocacionadas para a investigação :  Departamento de vigilância epidemiológica  Centro de documentação científica do CNDS Inexistência de instituições de formação de nível superior no domínio da saúde; Inexistência de instituições de formação de nível superior no domínio da saúde;

INICIATIVAS E DEMANDAS DE ACESSO Á INFORMAÇÃO EM SAÚDE Comité Intersectorial para a Promoção da Investigação em Cabo Verde [UNESCO ]: Comité Intersectorial para a Promoção da Investigação em Cabo Verde [UNESCO ]:  Plano de Acção  Proposta de atribuição de prémios Estudos e inquéritos : Estudos e inquéritos :  Programas de Saúde Pública  Trabalhos de investigação clínica dos hospitais

INICIATIVAS E DEMANDAS DE ACESSO Á INFORMAÇÃO EM SAÚDE Seminário para a promoção da investigação em saúde [Ordem dos Médicos CV/OMS ]. Seminário para a promoção da investigação em saúde [Ordem dos Médicos CV/OMS ]. Projecto de promoção de investigação no Hospital Baptista de Sousa [Escola Superior Enfermagem Cruz Vermelha de Portugal] Projecto de promoção de investigação no Hospital Baptista de Sousa [Escola Superior Enfermagem Cruz Vermelha de Portugal]

INICIATIVAS E DEMANDAS DE ACESSO Á INFORMAÇÃO EM SAÚDE Assinaturas HINARI no país: Hospital Baptista de Sousa e o Programa de Saúde Mental Assinaturas HINARI no país: Hospital Baptista de Sousa e o Programa de Saúde Mental Premio INPHARMA para a investigação em Saúde [Praia – 2004] Premio INPHARMA para a investigação em Saúde [Praia – 2004] Fórum Mundial dos Ministros de Saúde sobre Investigação e gestão de conhecimentos em Saúde [Bamako/Mali 2008] Fórum Mundial dos Ministros de Saúde sobre Investigação e gestão de conhecimentos em Saúde [Bamako/Mali 2008]

BIBLIOTECAS VIRTUAIS [BVS] PODEM MELHORAR ACESSO À INFORMAÇÃO Acesso gratuito ou a baixo custo Acesso gratuito ou a baixo custo Pessoal técnico consulta habitualmente a Internet Pessoal técnico consulta habitualmente a Internet Pais insular – Vantagem das BVS Pais insular – Vantagem das BVS Estruturas descentralizadas da Saúde sem bibliotecas dignas desse nome. Estruturas descentralizadas da Saúde sem bibliotecas dignas desse nome.

ONDE INSTALAR AS BVS SITE do Ministério da Saúde sob gestão do Centro Nacional de Desenvolvimento Sanitário: SITE do Ministério da Saúde sob gestão do Centro Nacional de Desenvolvimento Sanitário:

RECURSOS FÍSICOS EXISTENTES Todos os Serviços descentralizados do Ministério da Saúde - têm computadores e acesso à Internet Todos os Serviços descentralizados do Ministério da Saúde - têm computadores e acesso à Internet