Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

UMA AGENDA DO SÉCULO 21 PARA O BRASIL
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Reforma Tributária Vagner Freitas 50/04/2011 Rio Grande do Norte.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
II Conferência Estadual de Saúde Mental
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
O PACTO FEDERATIVO DESAFIOS E CAMINHOS
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
A Responsabilidade Corporativa Natura
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Direito e Desenvolvimento
A proposta inicial e as auto-críticas dos anos sessenta e setenta
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
PLANO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Modelo de Excelência em Gestão
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Observatórios Sociais
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
Premissas Dados das Microrregiões.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
De acordo com o objetivo geral do Prêmio, de promover reflexão e identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades entre as regiões.
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Segurança alimentar e mercados institucionais
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Roteiro da Aula Convivência
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
XXII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS PAINEL 33 - ORÇAMENTO, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA “CARTA DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO” 20 A 23 DE OUTUBRO DE 2014 RIO.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Como fazer a análise do SUAS que temos
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES GT Fundamentos Estratégicos para o Desenvolvimento AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

Agenda Nacional de Desenvolvimento Conceito Conjunto de diretrizes estratégicas orientadoras das ações de todos os atores sociais empenhados em combater as situações que impedem de sermos o país que gostaríamos ser. A agenda assinala o rumo a ser seguido, estabelecendo os compromissos a serem assumidos por todos os que se dispuserem a caminhar juntos em busca do destino comum, social e participativamente definido. Por isso, é dinâmica, se ajusta aos tempos, tem compromissos cumpridos e incorpora novos. É uma proposta de empreender a construção de um novo país.

Visão de futuro Âmbitos Problemáticos Valores DiretrizesEstratégicas Agenda Nacional de Desenvolvimento Processo de Construção

Agenda Nacional de Desenvolvimento A visão de futuro ou o Brasil que queremos Um país democrático e coeso, no qual a iniqüidade foi superada, todas as brasileiras e todos os brasileiros têm plena capacidade de exercer sua cidadania, a paz social e a segurança pública foram alcançadas, o desenvolvimento sustentado e sustentável encontrou o seu curso, a diversidade, em particular a cultural, é valorizada. Uma nação respeitada e que se insere soberanamente no cenário internacional, comprometida com a paz mundial e a união entre os povos.

Agenda Nacional de Desenvolvimento Valores orientadores da construção do Brasil que queremos: Democracia Democracia Liberdade Liberdade Equidade Equidade Sustentabilidade Sustentabilidade Identidade Nacional Identidade Nacional Respeito à Diversidade sócio-cultural Respeito à Diversidade sócio-cultural Soberania Soberania

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático I Extrema desigualdade social, inclusive de gênero e raça, com crescente concentração de renda e riqueza, parcela significativa da população vivendo na pobreza ou miséria, diminuição da mobilidade social. Objetivo a ser Alcançado: Fazer a sociedade brasileira mais igualitária, sem disparidades de gênero e raça, com a renda e a riqueza bem distribuídas, e vigorosa mobilidade social ascendente

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático II Dinâmica da economia insuficiente para promover a incorporação do mercado interno potencial, suportar concorrência internacional e desenvolver novos produtos e mercados. Objetivo a ser Alcançado: Tornar a economia brasileira apta a incorporar todo o mercado interno potencial, com forte dinamismo e capacidade inovadora, desenvolvendo novos produtos e mercados e com participação relevante na economia internacional

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático III Infra-estrutura logística degradada, não-competitiva, promotora de desigualdades inter-regionais, intersetoriais e sociais. Objetivo a ser Alcançado: Ter uma infra-estrutura logística eficiente e competitiva, integradora do território, da economia e da sociedade nacionais

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático IV Inexistência de eficaz sistema nacional público/privado de financiamento do investimento, estrutura tributária irracional, regressiva e penalizadora da produção e do trabalho. Objetivo a ser Alcançado: Construir um sistema de financiamento do investimento eficiente e eficaz, uma estrutura tributária simplificada e racional, com tributos de qualidade, progressiva e estimuladora da produção e do emprego

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático V Insegurança pública e cidadã, justiça pouco democrática, aparato estatal com baixa capacidade regulatória-fiscalizadora. Objetivo a ser Alcançado: Instaurar a segurança pública e a paz social, um sistema judicial transparente, ágil e democrático, e um Estado que regule e fiscalize a contento

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático VI Baixa capacidade operativa do Estado, dificuldade para gerir contenciosos federativos, desequilíbrios regionais profundos, insustentabilidade da gestão de recursos naturais. Objetivo a ser Alcançado: Desenvolver um aparato estatal que opere eficiente e eficazmente, um pacto federativo que funcione competente para lidar com conflitos, com equilíbrio entre regiões, e capacidades de manejar recursos naturais forma sustentável

Agenda Nacional de Desenvolvimento O Desenvolvimento em debate  A Agenda Nacional de Desenvolvimento será levada a público pelo CDES para debate em atividades  O objetivo é captar contribuições e estabelecer compromissos coletivos em torno da Agenda Nacional de Desenvolvimento, em um movimento nacional que tenha o seguinte mote central: Desenvolver o país superando as desigualdades.