SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINICOLA SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINÍCOLA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA
Advertisements

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EF LUENTES.
PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Agência Nacional de Transportes Aquaviários
COSUEL Razão Social: Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda
Planejamento do Sistema Urbano de Drenagem
ST HIDROLOGIA E DRENAGEM
FORUM PARLAMENTAR DA SUINOCULTURA BRASILEIRA
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE APOIO A GESTÃO DA PISCICULTURA
Aspectos Construtivos das Lagoas de Estabilização
Reunião de Gestores da Embrapa
Luciana de Paiva Luquez
EVOLUÇÃO DA PECUÁRIA DE MATO GROSSO
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
ESTOQUES.
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
Capítulo 4 Auditoria de Sistemas
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
O USO DOS BIODIGESTORES ANAERÓBIOS EM ÁREAS RURAIS
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Banco do Brasil e o Agronegócio
MEIO AMBIENTE.
ALMOXARIFADO É o espaço físico onde estão depositados os materiais de consumo para utilização regular da instituição. Setor responsável pelo recebimento,
Conferência das Cidades Mato Grosso
Organização política o segmento agropecuário
Classificação de Materiais
Projeto em Grupo PET - Zootecnia
Novo Código Florestal Lucélia Denise P. Avi Analista de Meio Ambiente
Racionalização de investimentos em pastagens: uma abordagem sistêmica no processo decisório Ivo Martins Cezar.
Adequação ambiental da propriedade rural
Heitor Oliveira de Souza Diretor Administrativo
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Plano de Bacia do Alto Tietê Normas urbanísticas e sustentabilidade hídrica. Conceitos básicos Ricardo Toledo Silva. Setembro de 2002.
1) INFRAESTRUTURA Hidrovias Rodovias Armazenagem Ferrovias 2.
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
CÓDIGO FLORESTAL. Substitutivo ao PL 1.876/1999 Código Florestal (criado em 1965) 13 anos de discussão; mais de 60 modificações; Entre 1965 e 2009 foram.
O QUE É ? 1° versão é de , foi promulgado um novo Código, o qual está em vigor até hoje Estabelece a Reserva legal Estabelece as Áreas de Preservação.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Projeto Biodiesel 24 de junho de 2009.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Seminário Valor Econômico
BRUNO HENRIQUE BEILFUSS
1.Escolha da Instituição Financeira Os recursos do Programa A B C podem ser solicitados por produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
PROJETO RENASCENTE DE ARAUCÁRIA
CARTA GEOTÉCNICA DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN: ÁREAS DE SUSCETIBILIDADE E RISCO DE DESLIZAMENTOS E INUNDAÇÕES Melquisedec Medeiros Moreira Ministério da Ciência,
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
USO E DESPERDICIO DE ÁGUA NA SUINUCULTURA
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Maísa Guapyassú Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
FMC – PROFª BÁRBARA SILVÉRIA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307.
ANÁLISE DAS DEFICIÊNCIAS NO ABASTECIMENTO PÚBLICO E NAS INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
10:37:56 INFLUÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NAS ÁREAS DE PRODUÇÃO Dr. PEDRO ROBERTO DE A. MADRUGA UFSM E_mail:
Estudo da adequação ambiental das propriedades rurais de Rondônia Brasília | DF, 06 de Abril de Audiência Pública da Câmara dos Deputados Comissão.
Aproveitamento de Água da chuva em Zonas Rurais: Captação e Reservação. CARLOS EDUARDO KOZERSKI FABIO ALEXANDRE REGELMEIER TAIS DUMKE.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Transporte Hidroviário Interior Alegre, 3 de setembro de Associação Brasileira dos Terminais Portuários F. Miguel A. Pires Porto Alegre, 21 de julho de.
Licenciamento Ambiental: sua efetividade/necessidade no Município de Vitória.
I Workshop AESAS - Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental "Comissão de Estudo Especial de Avaliação da Qualidade do Solo.
UPL (integrador) TERMINADORES INDÚSTRIA (Abate) N.F. remessa GTA N.F. devolução suínos terminados N.F. venda GTA N.F. de venda X CASO 1- UPL que atua como.
CÂMARA TÉCNICA DA SUINOCULTURA. MEMBROS DA CÂMARA ADIR ENGEL - Coordenador ADIR ENGEL - Coordenador Técnico em Agropecuária Técnico em Agropecuária Fones:
Transcrição da apresentação:

SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINICOLA SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINÍCOLA

Localização das APPs – Recursos Hídricos 49 municípios no Estado do RS. Situação de todas as Integradoras estabelecimentos suinícolas posicionados 946 em APPs 34% dos estabelecimentos estão em APPs Propriedades em App – 30 metros: 557 = 20.09% Propriedades em App – 50 metros: 384 = 13.85% Declividade: 5 = 0,18% 50% DA ÁREA DO ESTADO É APP, RESERVA LEGAL E OUTRAS Fonte: UFSM – Setor Geomática

ÁREA DE AÇÃO DA COSUEL 9 municípios levantados Arroio do Meio, Capitão, Casca, Encantado, Roca Sales, Colinas, Nova Bassano, Vespasiano Correa e União da Serra. 176 propriedades levantadas 33 propriedades em APP = 18,75% Propriedades em App – 30 metros: 22 = 12,5% Propriedades em App – 50 metros: 11 = 6,5%

ÁREA DE AÇÃO DA COSUEL Nove municípios levantados - Dos suínos abatidos em 2008, cabeças são oriundas desses 09 municípios, ou seja, 27,08%.

Município de Arroio do Meio

Município de Arroio do Meio – Recursos Hídricos

Município de Arroio do Meio – Recursos Hídricos com Bufer de 30 metros e localizaçao dos produtores

Município de Arroio do Meio – Recursos Hídricos com Bufer de 50 metros e localização dos produtores

Município de Arroio do Meio – APPs

Georreferenciamento

Georreferenciamento – Cosuel

Produtor: Rubino Rahmeier

DECISÕES PARA A GESTÃO AMBIENTAL ADEQUADA √ Dimensionar o rebanho, proporcional à área de terra agricultável. √ Dimensionar o local para armazenar os dejetos, proporcional ao rebanho. √ Revestir corretamente o local de armazenagem dos dejetos. √ Cercar o local de armazenagem dos dejetos. √ Impermeabilizar e cobrir as calhas de condução dos dejetos. √ Implantar nas unidades de terminação de suínos o uso de bebedouro recomendado pela Assistência Técnica. * Redução do desperdício de água. * Redução do volume das lagoas de estocagem. * Redução do custo de transporte dos dejetos para a lavoura. * Redução do risco de contaminação do lençol freático. DECISÕES PARA A GESTÃO AMBIENTAL ADEQUADA √ Dimensionar o rebanho, proporcional à área de terra agricultável. √ Dimensionar o local para armazenar os dejetos, proporcional ao rebanho. √ Revestir corretamente o local de armazenagem dos dejetos. √ Cercar o local de armazenagem dos dejetos. √ Impermeabilizar e cobrir as calhas de condução dos dejetos. √ Implantar nas unidades de terminação de suínos o uso de bebedouro recomendado pela Assistência Técnica. * Redução do desperdício de água. * Redução do volume das lagoas de estocagem. * Redução do custo de transporte dos dejetos para a lavoura. * Redução do risco de contaminação do lençol freático.

RESUMO 1 ha agricultável suporta: - 20 suínos p/lote na terminação ou 100 leitões p/lote na creche. - 3,5 UA de gado leiteiro. Obs.: 1 UA de gado leiteiro demanda dejetos de 6 suínos, na fase de terminação. CONCLUSÕES DA EQUIPE TÉCNICA - A visão dos técnicos que elaboraram este documento teve foco na viabilidade da propriedade rural, com respeito ao meio ambiente. - Os cálculos foram feitos considerando a carga orgânica e de NPK, conforme recomendações técnicas da Embrapa e de pesquisas regionais, considerando 3 lotes de suíno terminado/ano, no sistema tradicional de produção. - A análise, a classificação do solo e as novas tecnologias de tratamento dos dejetos deverão possibilitar novas relações do número de suíno por ha.

REDUÇÃO NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS Se atendidas as normas do Código Florestal Arroio do Meio: - São 03 Unidades Terminadoras em APP, que deixariam de entregar suínos ao ano; Casca: - São 03 Unidades Terminadoras em APP, que deixariam de entregar suínos ao ano ; Roca Sales: - São 02 Unidades Creche em APP, que deixariam de entregar leitões ao ano e 1 UPL que deixaria de produzir leitões no ano

REDUÇÃO NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS Se atendidas as normas do Código Florestal Capitão: - São 04 Unidades Terminadoras em APP, que deixariam de entregar suínos ao ano; Encantado: - São 04 Unidades Terminadoras em APP, que deixariam de entregar suínos ao ano e 1 Creche, que deixaria de entregar leitões ano; União da Serra: - São 05 Unidades Terminadoras em APP, que deixariam de entregar leitões ao ano;

REDUÇÃO NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS Se atendidas as normas do Código Florestal Nova Bassano: - 01 UPL em APP, que deixaria de produzir leitões ao ano; -Os municípios de Colinas e Vespasiano Corrêa não possuem associados com propriedades em APP. - CONCLUSÃO: - 23 produtores estão em área de APP; suínos/ano deixariam de ser produzidos, entre UPL, Creche e Terminação