Introdução a Ciência da Computação Aula 08 Prof. Francisco G. Rodrigues
O que seria memória de computador? “Área de trabalho para instruções de programas e dados fornecida para a CPU” Conceitos de Memória
Conceitos de memória
Memória Principal RAM (random access memory) ROM (read-only memory) Memória cache Memória Secundária (fita magnética, discos magnéticos, discos opticos) Tipos de Memória
ROM - Read Only Memory (memória somente de leitura) PROM - Programable Read Only Memory (memória programável somente de leitura) EPROM - Erasable Programable Read Only Memory (memória programável e apagável somente de leitura) EEPROM - Electrically Erasable Programable Read Only Memory (memória programável e apagável eletronicamente somente de leitura) Tipos de Memória
Objetivos Concorrência Programas não dependerem de tamanho de memória Memória Virtual
Vantagens Distribuição dos processos dinamicamente Espaço infinito para armazenar os programas e seus dados Boa Eficiência de execuções dos programas Ambientes multiprogramáveis Memória Virtual
Hierarquia Cache <> Memória Principal <> Disco Acesso a memória Espacial Temporal Escalonamento de Memória
Linguagens Orientadas a Objeto: Smalltalk, C++ e JAVA Linguagens de quarta geração ou visuais: Visual Basic, Delphi Linguagens especificas: Clipper, SQL, Matlab, Perl, TCL/TK, PostScript, PDF, HTML, XML, etc Linguagens de Programação
Compilação x Interpretação
Desenvolvida por engenheiros da Sun, , para ser usada em dispositivos eletrônicos (geladeiras, tv’s, fornos, videocassetes etc) Independência de plataforma (ideal para internet) Sintaxe similar a C++ (numero reduzido de palavras chaves) JAVA
Orientada a Objetos Versões: 1, 1.02, 1.1 e 1.2 (ou Java 2), 1.3, 1.4, 5.0, 6.0 e 7.0 (em desenvolvimento) JAVA
Java possui gerenciamento automático de memória Java possui arrays verdadeiros e não apresenta aritmética de ponteiros Java introduz variáveis lógicas Java não possui herança múltipla mas a substitui pela nova noção de interface JAVA
Java é fortemente tipada Java é portavel Java é compilado e interpretado. JAVA
Fedeli, Ricardo Daniel; Polloni; Peres. Introdução à Ciência da Computação; Pioneira Thompson Learning Referência Bibliográfica