IMPASSES NA RENOVAÇÃO CONCILIAR À LUZ DE APARECIDA
I- SURPRESAS A grata surpresa O principal avanço de Aparecida foi ter evitado um retrocesso, tal como acenava o processo oficial de preparação, levado a cabo em uma perspectiva pré-conciliar. A auto-afirmação da Assembléia conseguiu reafirmar o Vaticano II e a tradição latino-americana, em perspectiva de futuro, procurando responder aos “novos sinais dos tempos”.
Mas, Aparecida não foi só resgate. Apresenta também novidades, que marcam avanços na perspectiva da renovação do Vaticano II e da tradição latino- americana.
O desrespeito ao magistério latino- americano, pela promulgação de um “documento oficial”, que não assume a integralmente o “documento original”. A desagradável surpresa O desrespeito ao magistério latino- americano, pela promulgação de um “documento oficial”, que não assume a integralmente o “documento original”. O Papa havia expressado que não cabia ao magistério pontifício “aprovar” o texto, pois se tratava de um documento do magistério dos bispos na América Latina e o Caribe. Por isso, iria apenas “autorizar” sua publicação.
Em plena crise da modernidade, no seio de uma sociedade que passa por profundas transformações, já não podemos continuar sendo os mesmos. II - A HORA DE VIRAR A PÁGINA Estamos em uma “encruzilhada” (Bento XVI, DI), diante de novos caminhos possíveis. É hora de virar a página.
Os revisionistas do Concílio Vaticano II e desqualificadores da tradição latino-americana. Depois do encerramento da V Conferência e antes da publicação do Documento Final, a volta do Missal de Trento e a reafirmação da Dominus Iesus. Virando a página para trás : Virando a página para trás :
Virando a página para frente : Os empenhados na continuidade da renovação iniciada pelo Vaticano II e compromissados com a tradição latino-americana. Os empenhados na continuidade da renovação iniciada pelo Vaticano II e compromissados com a tradição latino-americana.
Não perder de vista as intuições básicas e os eixos fundamentais, fruto de uma “volta às fontes”, ainda imprescindíveis, no trilhar de novos caminhos que nos desafiam hoje. Não perder de vista as intuições básicas e os eixos fundamentais, fruto de uma “volta às fontes”, ainda imprescindíveis, no trilhar de novos caminhos que nos desafiam hoje.
Vaticano II :. A superação do eclesiocentrismo. A centralidade da Palavra. Superação da pastoral de conservação. A base laical da Igreja. A assembléia como sujeito da liturgia. A superação do eclesiocentrismo. A centralidade da Palavra. Superação da pastoral de conservação. A base laical da Igreja. A assembléia como sujeito da liturgia
. O resgate da Igreja Local. O Reino de Deus na eclesiologia. Diálogo e serviço no mundo. O diálogo ecumênico. O diálogo inter-religioso. O resgate da Igreja Local. O Reino de Deus na eclesiologia. Diálogo e serviço no mundo. O diálogo ecumênico. O diálogo inter-religioso
Medellín :. A opção pelos pobres. A evangelização ligada à promoção humana (libertação). A simultaneidade entre conversão pessoal e estrutural (pecado social). As Comunidades Eclesiais de Base. As Comunidades Eclesiais de Base. As intuições da teologia latino- americana. As intuições da teologia latino- americana. A opção pelos pobres. A evangelização ligada à promoção humana (libertação). A simultaneidade entre conversão pessoal e estrutural (pecado social). As Comunidades Eclesiais de Base. As Comunidades Eclesiais de Base. As intuições da teologia latino- americana. As intuições da teologia latino- americana
Puebla :. Igreja comunhão e participação. A evangelização como inculturação do Evangelho. A evangelização como inculturação do Evangelho. Os jovens como prioridade. Igreja comunhão e participação. A evangelização como inculturação do Evangelho. A evangelização como inculturação do Evangelho. Os jovens como prioridade
Santo Domingo :. O protagonismo dos leigos na evangelização. A conversão pastoral. O protagonismo dos leigos na evangelização. A conversão pastoral
RESPONDER AOS NOVOS DESAFIOS. A emergência da subjetividade individual;. A irrupção do “outro” como gratuidade ou dimensão sabática da existência ;. A globalização mercantilista e a emergência de uma consciência planetária;. Os novos rostos de pobres como “sobrantes e descartáveis” - a pobreza: mundo da insignificância;. A urbanização;. A fragmentação do tecido social, gerando sentidos parciais, etc.
RESPONDER COM UMA NOVA PROPOSTA EVANGELIZADORA Da pastoral de conservação a uma pastoral decididamente missionária. Uma Igreja em “estado permanente” de missão (todos discípulos missionários). Assumir a incompatibilidade entre uma realidade de exclusão e o Reino da Vida. Assumir a incompatibilidade entre uma realidade de exclusão e o Reino da Vida. A missão como promoção da Vida.
Conversão pastoral: experiência pessoal de fé, inserção comunitária, formação e comunidades missionárias. Renovação eclesial: setorização da paróquia em unidades menores e, dentro dos setores, criar grupos-de- família. O protagonismo das mulheres: efetiva participação nos ministérios, no planejamento e nas decisões.
A opção pelos pobres, radicada na fé cristológica (Bento XVI, DI). As Comunidades Eclesiais de Base. A libertação enquanto salvação da pessoa inteira e de todas as pessoas. III – RECUPERARAM CIDADANIA ECLESIAL
O método ver-julgar-agir. Mudança estrutural enquanto erradicação do pecado social. Os mártires das causas sociais, testemunhas de um novo modelo de santidade.
IV - SINAIS VERMELHOS NA RENOVAÇÃO CONCILIAR Os censores do Documento de Aparecida revelam quais os “pontos sensíveis” ou os “terrenos minados” no caminho da renovação conciliar e da tradição latino-americana. Foram aproximadamente 250 mudanças efetuadas no Documento de Aparecida, depois da Assembléia. Muitas são de forma. Das mudanças de conteúdo, há pelo menos umas 40 maiores.
Para a Igreja na América Latina, o Vaticano II é ponto de partida. Para os censores é um difícil ou até equivocado ponto de chegada. O Documento original fazia menção à volta a uma eclesiologia, espiritualidade e clericalismo anteriores ao Concílio. Os censores suprimiram o clericalismo. 1. A renovação do Vaticano II Para a Igreja na América Latina, o Vaticano II é ponto de partida. Para os censores é um difícil ou até equivocado ponto de chegada. O Documento original fazia menção à volta a uma eclesiologia, espiritualidade e clericalismo anteriores ao Concílio. Os censores suprimiram o clericalismo.
2. O método ver-julgar-agir O deslocamento do Capítulo 1 da segunda parte para o Capítulo 1 da primeira parte. Os censores ponderaram: ver à luz da Providência, julgar segundo Jesus Cristo e agir a partir da Igreja (ver analiticamente, julgar teologicamente, agir pastoralmente).
Os censores pontualizaram: a opção pelos pobres, “não é, nem exclusiva e nem excludente”. 3. A opção pelos pobres Os censores pontualizaram: a opção pelos pobres, “não é, nem exclusiva e nem excludente”. Jon Sobrino: “com a opção pelos pobres, nenhum rico se considere excluído da Igreja, mas também que nenhum rico se considere incluído sem fazer esta opção”. Porque ela “radica na fé cristológica”, disse o Papa em Aparecida.
4. As Comunidades Eclesiais de Base Os censores suprimiram: “são espaços privilegiados para a vivência comunitária da fé, mananciais de fraternidade e solidariedade, alternativa à sociedade atual, fundada no egoísmo e na competição”. E acrescentaram: “membros de comunidades inteiras que, atraídos por instituições puramente leigas ou radicalizadas ideologicamente, foram perdendo o sentido eclesial”; as CEBs “terão o cuidado de não alterar o tesouro precioso da Tradição e do Magistério da Igreja”.
Os bispos haviam reconhecido, que a mulher é “descriminada na Igreja e com freqüência ausente nos organismos pastorais”. 5. A mulher na Igreja Os bispos haviam reconhecido, que a mulher é “descriminada na Igreja e com freqüência ausente nos organismos pastorais”. Os censores suprimiram a constatação e acrescentaram que elas terão acesso aos ministérios “que a Igreja confia aos leigos”.
6. O ministério ordenado Durante a Assembléia, se insistia em colocar os bispos fora e acima do Povo de Deus. Os presbíteros, no Documento original eram designados, mais “irmãos” do que “padres, pai”, pois estão à serviço do sacerdócio comum dos fiéis”. Os presbíteros, no Documento original eram designados, mais “irmãos” do que “padres, pai”, pois estão à serviço do sacerdócio comum dos fiéis”. Os censores suprimiram isso e acrescentaram que os “presbíteros são qualitativamente diferentes” dos leigos. Os censores suprimiram isso e acrescentaram que os “presbíteros são qualitativamente diferentes” dos leigos.
Há um encantamento com as novas comunidades de vida. Com relação à vida religiosa de tradição, os censores acrescentaram que muitas comunidades inseridas “se secularizaram” e que os religiosos devem agir “em autêntica comunhão com os Pastores e sob sua orientação”. 7. A vida religiosa Há um encantamento com as novas comunidades de vida. Com relação à vida religiosa de tradição, os censores acrescentaram que muitas comunidades inseridas “se secularizaram” e que os religiosos devem agir “em autêntica comunhão com os Pastores e sob sua orientação”.
8. A inculturação Reconhecendo que estes povos reivindicam serem tomados em conta na catolicidade, o Documento original constatava que “falta uma evangelização mais inculturada em todos os níveis, particularmente nas culturas indígenas e afro-americanas”. Os censores suprimiram. Os censores suprimiram.
Aparecida recomendou a acolhida à família em dificuldades e em crise, inclusive aos casais em segunda união. 9. A família Aparecida recomendou a acolhida à família em dificuldades e em crise, inclusive aos casais em segunda união. Os censores frisaram que estes não podem ter acesso à Eucaristia. Alertam para uma determinada “ideologia de gênero”, que destrói a família, ou para o feminismo, confundido com movimento em prol da legalização do aborto.
FIM Slides - Pe. Agenor Brighenti