IMPASSES NA RENOVAÇÃO CONCILIAR À LUZ DE APARECIDA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DSI NA AMÉRICA LATINA Concílio Plenário latino-americano: convocado por Leão XIII e realizado de maio a julho de 1899, em Roma. CELAM = Conselho Episcopal.
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
MISSÃO EM SENTIDO AMPLO.
DOCUMENTO DE APARECIDA
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Sejam Bem -Vindos.
As Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil
DSI NA AMÉRICA LATINA CELAM = Conselho Episcopal Latino Americano. Único no mundo! O magistério dos Bispos latino-americanos e caribenhos é cheio de.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
OBJETIVO GERAL VIDA PLENA PARA TODOS
Desafios e perspectivas
Vaticano II: . A base laical da Igreja . A Igreja toda na Igreja Local . A presença de diálogo e serviço.
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Congregação para a Doutrina da Fé
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
CNBB DOC. 104.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Encontro de Formação de Responsáveis (INDICAÇÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO) Casa de São Paulo Apostolo – 03/06/2012.
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
DOCUMENTO 94 -CNBB DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015.
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Documento de Aparecida
Igreja: comunidade de comunidades
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Pastoral da Educação e da Cultura
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Documento Final de APARECIDA.
Conselho Missionário Diocesano
COORDENADORES DE COMUNIDADE
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
A Bíblia na Vida e Missão da Igreja à luz das Conferências
Rio, Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida
Fraternidade: Igreja e sociedade
42ª ASSEMBLEIA NACIONAL – MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL   DOCUMENTO FINAL.
. E aos leigos e leigas, pela sua vocação laical, cabem essa atuação firme e preponderante no tecido humano da sociedade.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Rede de Formação Bíblico-ministerial iV encontro
Com as grandes mudanças que estão acontecendo no mundo inteiro e em nosso país, as CEBs enfrentam hoje novos desafios: numa sociedade globalizada.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
A IGREJA PROPOSTA PELO PAPA FRANCISCO
Ecclésia in América Verbum Domini Evangelii Gaudium.
17ºPLANO DE EVANGELIZAÇÃO. DGAE DIRETRIZES – São rumos que indicam um caminho a seguir, abordando aspectos prioritários da ação evangelizadora, princípios.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
CNLB Cesar Kuzma/2016 Teologia/PUC-Rio
Transcrição da apresentação:

IMPASSES NA RENOVAÇÃO CONCILIAR À LUZ DE APARECIDA

I- SURPRESAS A grata surpresa O principal avanço de Aparecida foi ter evitado um retrocesso, tal como acenava o processo oficial de preparação, levado a cabo em uma perspectiva pré-conciliar. A auto-afirmação da Assembléia conseguiu reafirmar o Vaticano II e a tradição latino-americana, em perspectiva de futuro, procurando responder aos “novos sinais dos tempos”.

Mas, Aparecida não foi só resgate. Apresenta também novidades, que marcam avanços na perspectiva da renovação do Vaticano II e da tradição latino- americana.

O desrespeito ao magistério latino- americano, pela promulgação de um “documento oficial”, que não assume a integralmente o “documento original”. A desagradável surpresa O desrespeito ao magistério latino- americano, pela promulgação de um “documento oficial”, que não assume a integralmente o “documento original”. O Papa havia expressado que não cabia ao magistério pontifício “aprovar” o texto, pois se tratava de um documento do magistério dos bispos na América Latina e o Caribe. Por isso, iria apenas “autorizar” sua publicação.

Em plena crise da modernidade, no seio de uma sociedade que passa por profundas transformações, já não podemos continuar sendo os mesmos. II - A HORA DE VIRAR A PÁGINA Estamos em uma “encruzilhada” (Bento XVI, DI), diante de novos caminhos possíveis. É hora de virar a página.

Os revisionistas do Concílio Vaticano II e desqualificadores da tradição latino-americana. Depois do encerramento da V Conferência e antes da publicação do Documento Final, a volta do Missal de Trento e a reafirmação da Dominus Iesus. Virando a página para trás : Virando a página para trás :

Virando a página para frente : Os empenhados na continuidade da renovação iniciada pelo Vaticano II e compromissados com a tradição latino-americana. Os empenhados na continuidade da renovação iniciada pelo Vaticano II e compromissados com a tradição latino-americana.

Não perder de vista as intuições básicas e os eixos fundamentais, fruto de uma “volta às fontes”, ainda imprescindíveis, no trilhar de novos caminhos que nos desafiam hoje. Não perder de vista as intuições básicas e os eixos fundamentais, fruto de uma “volta às fontes”, ainda imprescindíveis, no trilhar de novos caminhos que nos desafiam hoje.

Vaticano II :. A superação do eclesiocentrismo. A centralidade da Palavra. Superação da pastoral de conservação. A base laical da Igreja. A assembléia como sujeito da liturgia. A superação do eclesiocentrismo. A centralidade da Palavra. Superação da pastoral de conservação. A base laical da Igreja. A assembléia como sujeito da liturgia

. O resgate da Igreja Local. O Reino de Deus na eclesiologia. Diálogo e serviço no mundo. O diálogo ecumênico. O diálogo inter-religioso. O resgate da Igreja Local. O Reino de Deus na eclesiologia. Diálogo e serviço no mundo. O diálogo ecumênico. O diálogo inter-religioso

Medellín :. A opção pelos pobres. A evangelização ligada à promoção humana (libertação). A simultaneidade entre conversão pessoal e estrutural (pecado social). As Comunidades Eclesiais de Base. As Comunidades Eclesiais de Base. As intuições da teologia latino- americana. As intuições da teologia latino- americana. A opção pelos pobres. A evangelização ligada à promoção humana (libertação). A simultaneidade entre conversão pessoal e estrutural (pecado social). As Comunidades Eclesiais de Base. As Comunidades Eclesiais de Base. As intuições da teologia latino- americana. As intuições da teologia latino- americana

Puebla :. Igreja comunhão e participação. A evangelização como inculturação do Evangelho. A evangelização como inculturação do Evangelho. Os jovens como prioridade. Igreja comunhão e participação. A evangelização como inculturação do Evangelho. A evangelização como inculturação do Evangelho. Os jovens como prioridade

Santo Domingo :. O protagonismo dos leigos na evangelização. A conversão pastoral. O protagonismo dos leigos na evangelização. A conversão pastoral

RESPONDER AOS NOVOS DESAFIOS. A emergência da subjetividade individual;. A irrupção do “outro” como gratuidade ou dimensão sabática da existência ;. A globalização mercantilista e a emergência de uma consciência planetária;. Os novos rostos de pobres como “sobrantes e descartáveis” - a pobreza: mundo da insignificância;. A urbanização;. A fragmentação do tecido social, gerando sentidos parciais, etc.

RESPONDER COM UMA NOVA PROPOSTA EVANGELIZADORA Da pastoral de conservação a uma pastoral decididamente missionária. Uma Igreja em “estado permanente” de missão (todos discípulos missionários). Assumir a incompatibilidade entre uma realidade de exclusão e o Reino da Vida. Assumir a incompatibilidade entre uma realidade de exclusão e o Reino da Vida. A missão como promoção da Vida.

Conversão pastoral: experiência pessoal de fé, inserção comunitária, formação e comunidades missionárias. Renovação eclesial: setorização da paróquia em unidades menores e, dentro dos setores, criar grupos-de- família. O protagonismo das mulheres: efetiva participação nos ministérios, no planejamento e nas decisões.

 A opção pelos pobres, radicada na fé cristológica (Bento XVI, DI).  As Comunidades Eclesiais de Base.  A libertação enquanto salvação da pessoa inteira e de todas as pessoas. III – RECUPERARAM CIDADANIA ECLESIAL

 O método ver-julgar-agir.  Mudança estrutural enquanto erradicação do pecado social.  Os mártires das causas sociais, testemunhas de um novo modelo de santidade.

IV - SINAIS VERMELHOS NA RENOVAÇÃO CONCILIAR Os censores do Documento de Aparecida revelam quais os “pontos sensíveis” ou os “terrenos minados” no caminho da renovação conciliar e da tradição latino-americana. Foram aproximadamente 250 mudanças efetuadas no Documento de Aparecida, depois da Assembléia. Muitas são de forma. Das mudanças de conteúdo, há pelo menos umas 40 maiores.

Para a Igreja na América Latina, o Vaticano II é ponto de partida. Para os censores é um difícil ou até equivocado ponto de chegada. O Documento original fazia menção à volta a uma eclesiologia, espiritualidade e clericalismo anteriores ao Concílio. Os censores suprimiram o clericalismo. 1. A renovação do Vaticano II Para a Igreja na América Latina, o Vaticano II é ponto de partida. Para os censores é um difícil ou até equivocado ponto de chegada. O Documento original fazia menção à volta a uma eclesiologia, espiritualidade e clericalismo anteriores ao Concílio. Os censores suprimiram o clericalismo.

2. O método ver-julgar-agir O deslocamento do Capítulo 1 da segunda parte para o Capítulo 1 da primeira parte. Os censores ponderaram: ver à luz da Providência, julgar segundo Jesus Cristo e agir a partir da Igreja (ver analiticamente, julgar teologicamente, agir pastoralmente).

Os censores pontualizaram: a opção pelos pobres, “não é, nem exclusiva e nem excludente”. 3. A opção pelos pobres Os censores pontualizaram: a opção pelos pobres, “não é, nem exclusiva e nem excludente”. Jon Sobrino: “com a opção pelos pobres, nenhum rico se considere excluído da Igreja, mas também que nenhum rico se considere incluído sem fazer esta opção”. Porque ela “radica na fé cristológica”, disse o Papa em Aparecida.

4. As Comunidades Eclesiais de Base Os censores suprimiram: “são espaços privilegiados para a vivência comunitária da fé, mananciais de fraternidade e solidariedade, alternativa à sociedade atual, fundada no egoísmo e na competição”. E acrescentaram: “membros de comunidades inteiras que, atraídos por instituições puramente leigas ou radicalizadas ideologicamente, foram perdendo o sentido eclesial”; as CEBs “terão o cuidado de não alterar o tesouro precioso da Tradição e do Magistério da Igreja”.

Os bispos haviam reconhecido, que a mulher é “descriminada na Igreja e com freqüência ausente nos organismos pastorais”. 5. A mulher na Igreja Os bispos haviam reconhecido, que a mulher é “descriminada na Igreja e com freqüência ausente nos organismos pastorais”. Os censores suprimiram a constatação e acrescentaram que elas terão acesso aos ministérios “que a Igreja confia aos leigos”.

6. O ministério ordenado Durante a Assembléia, se insistia em colocar os bispos fora e acima do Povo de Deus. Os presbíteros, no Documento original eram designados, mais “irmãos” do que “padres, pai”, pois estão à serviço do sacerdócio comum dos fiéis”. Os presbíteros, no Documento original eram designados, mais “irmãos” do que “padres, pai”, pois estão à serviço do sacerdócio comum dos fiéis”. Os censores suprimiram isso e acrescentaram que os “presbíteros são qualitativamente diferentes” dos leigos. Os censores suprimiram isso e acrescentaram que os “presbíteros são qualitativamente diferentes” dos leigos.

Há um encantamento com as novas comunidades de vida. Com relação à vida religiosa de tradição, os censores acrescentaram que muitas comunidades inseridas “se secularizaram” e que os religiosos devem agir “em autêntica comunhão com os Pastores e sob sua orientação”. 7. A vida religiosa Há um encantamento com as novas comunidades de vida. Com relação à vida religiosa de tradição, os censores acrescentaram que muitas comunidades inseridas “se secularizaram” e que os religiosos devem agir “em autêntica comunhão com os Pastores e sob sua orientação”.

8. A inculturação Reconhecendo que estes povos reivindicam serem tomados em conta na catolicidade, o Documento original constatava que “falta uma evangelização mais inculturada em todos os níveis, particularmente nas culturas indígenas e afro-americanas”. Os censores suprimiram. Os censores suprimiram.

Aparecida recomendou a acolhida à família em dificuldades e em crise, inclusive aos casais em segunda união. 9. A família Aparecida recomendou a acolhida à família em dificuldades e em crise, inclusive aos casais em segunda união. Os censores frisaram que estes não podem ter acesso à Eucaristia. Alertam para uma determinada “ideologia de gênero”, que destrói a família, ou para o feminismo, confundido com movimento em prol da legalização do aborto.

FIM Slides - Pe. Agenor Brighenti