Introdução a Programação Aula 05 Jackson Eduardo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmo e Programação
Advertisements

Programação de Computadores
Estruturas de Controle
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Construção de Aplicativos Computacionais METEOROLOGIA
Estrutura Condicional
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INSTRUÇÕES DE CONTROLE – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique
Algoritmos.
Tomada de Decisões Aula 3.
Introdução à Programação
Introdução à Lógica de Programação (cont.)
Estrutura de Repetição
Vetores, Matrizes e Funções
Processamento da Informação BC-05045
Rodrigo Cristiano Silva
Linguagem de Programação I Parte II
Material Didático Proposto 1 Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Comissão para Coordenação das Atividades Pedagógicas.
FTIN Formação Técnica em Informática
Universidade Federal de Alagoas – UFAL Centro de Tecnologia – CTEC
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PROF. DANIELA PIRES
O Portal do Estudante de Computação
Operadores Relacionais, Lógicos e comandos de condição
Estrutura de Decisão e Repetição
BC-0505 Processamento da Informação
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional
Introdução à Linguagem C
Material Didático Proposto 1 Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Comissão para Coordenação das Atividades Pedagógicas.
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
Algoritmo.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional
Programação I Aula 4 (Expressões Booleanas e Expressões de Seleção) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 17/3/2009.
Lógica de Programação EAGS SIN – Módulo II
Introdução à Programação
Professor: André L. R. Didier Autor: Francisco Airton
Curso Técnico em Informática Professor Igor Vale.
5. Instruções de Controle AL Lapolli – 5. Instruções de Controle  Introdução  Operadores  Relacionais  Lógicos  Comando If  Comando.
Desenvolvimento WEB Prof. Renato de Oliveira Bastos
Fundamentos de Programação Aula 4. 2 Conteúdo Estruturas Básicas de Programação –Repetição, laço, loop ou iteração Exercícios.
Linguagens de Programação
Linguagens de Programação
Andréa Iabrudi 1 Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I.
Aula 4 Estrutura de Decisão.
Linguagem de Programação 11 Estruturas de Decisão e Repetição. Prof. Luiz José Hoffmann Filho
Disciplina: Lógica de Programação
Laço ou loop e repetição
Busca Sequencial Int pseq(int x, int n, int v[]){ for(i=0; i
Programação Computacional Profa. Madeleine Medrano
1 Estruturas de Controle Algoritmos Algoritmos –Série de ações em uma ordem específica As ações executadas Ordem na qual as ações são executadas.
Web Design Aula 01 Jackson Eduardo
Introdução a Programação Aula 02 Jackson Eduardo
Introdução a Programação Aula 01 Jackson Eduardo
Linguagem C Escola Olímpio Professor Marcelo Josué Telles Linguagem de Programação I1 de 36.
Somadores e Multiplicadores
Iterações Dilvan Moreira. Lembrando... Desenvolvimento de programas  Desenvolvimento incremental:  Evitar depuração de muito código.  A técnica consiste.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Introdução a Programação Aula 03 Jackson Eduardo
Teste Estrutural: Caminho Básico Wolley W. Silva.
Prof. Tertuliano Estrutura Condicional em C++
Fundamentos de Programação 1 Aula N. 02 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Laços de Repetição em C” 1.
Ciência da Computação Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas Aula 07 Inferência Difusa Sistemas de Controle Difuso Max Pereira.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
INE5408 Estruturas de Dados Estruturas de Dados básicas utilizando Vetores - Listas.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Algoritmos Grupos de Slides No 4. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão de múltipla escolha “escolha-caso” switch case Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e.
Algoritmos Grupos de Slides No 6. Prof. SIMÃO Estrutura de Repetição “faça até” do until Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Calculo de Hoare Daniel Soares, Gabriel Alabarse Hernandez(150756) e Vanius Zapalowski(150843)
Algoritmos Grupos de Slides No 3. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão composta "se senão" if else end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof.
ESTRUTURAS DE CONTROLO Estrutura sequencial: é um conjunto de instruções em que são executadas pela ordem em que aparecem escritas no programa. Mas como.
Agenda O que é Operadores Relacionais Operadores Lógicos
Transcrição da apresentação:

Introdução a Programação Aula 05 Jackson Eduardo

Introdução a Programação - Lógica Operações lógicas Operações Lógicas são utilizadas quando se torna necessário tomar decisões em um diagrama de bloco. Num diagrama de bloco, toda decisão terá sempre como resposta o resultado VERDADEIRO ou FALSO.

Introdução a Programação - Lógica Operações lógicas Como no exemplo do algoritmo “CHUPAR UMA BALA”. Imaginemos que algumas pessoas não gostem de chupar bala de Morango, neste caso teremos que modificar o algoritmo para: “Chupar uma bala”. · Pegar a bala · A bala é de morango? · Se sim, não chupe a bala · Se não, continue com o algoritmo · Retirar o papel · Chupar a bala · Jogar o papel no lixo

Introdução a Programação - Lógica Operações lógicas Exemplo: Algoritmo “Chupar Bala” utilizando diagrama de Blocos

Introdução a Programação - Lógica Operações lógicas Exercícios no quadro

Introdução a Programação - Lógica Estruturas de decisão e repetição Como vimos anteriormente em “Operações Lógicas”, verificamos que na maioria das vezes necessitamos tomar decisões no andamento do algoritmo. Essas decisões interferem diretamente no andamento do programa. Trabalharemos com dois tipos de estrutura. - A estrutura de Decisão e a - Estrutura de Repetição

Introdução a Programação - Lógica Estruturas de decisão e repetição Comandos de Decisão Os comandos de decisão ou desvio fazem parte das técnicas de programação que conduzem a estruturas de programas que não são totalmente sequenciais. Com as instruções de SALTO ou DESVIO pode-se fazer com que o programa proceda de uma ou outra maneira, de acordo com as decisões lógicas tomadas em função dos dados ou resultados anteriores. As principais estruturas de decisão são: “Se Então”, “Se então Senão” e “Caso Selecione”

Introdução a Programação - Lógica Comandos de decisão SE ENTÃO / IF... THEN A estrutura de decisão “SE/IF” normalmente vem acompanhada de um comando, ou seja, se determinada condição for satisfeita pelo comando SE/IF então execute determinado comando. Imagine um algoritmo que determinado aluno somente estará aprovado se sua média for maior ou igual a 5.0

Introdução a Programação - Lógica Comandos de decisão SE ENTÃO / IF... THEN Em diagrama de blocos ficaria assim:

Introdução a Programação - Lógica Comandos de decisão SE ENTÃO / IF... THEN Em PHP

Introdução a Programação - Lógica Comandos de decisão SE ENTÃO SENÃO / IF... THEN... ELSE A estrutura de decisão “SE/ENTÃO/SENÃO”, funciona exatamente como a estrutura “SE”, com apenas uma diferença, em “SE” somente podemos executar comandos caso a condição seja verdadeira, diferente de “SE/SENÃO” pois sempre um comando será executado independente da condição, ou seja, caso a condição seja “verdadeira” o comando da condição será executado, caso contrário o comando da condição “falsa” será executado

Introdução a Programação - Lógica Comandos de decisão SE ENTÃO SENÃO / IF... THEN... ELSE Em algoritmo ficaria assim: SE MÉDIA >= 5.0 ENTÃO ALUNO APROVADO SENÃO ALUNO REPROVADO

Introdução a Programação - Lógica Comandos de decisão SE ENTÃO SENÃO / IF... THEN... ELSE

Introdução a Programação - Lógica Comandos de decisão SE ENTÃO SENÃO / IF... THEN... ELSE

sc.senai.br | | Rodovia Admar Gonzaga, 2765 Itacorubi Florianópolis, SC