Século XIX (1800-1899) Balanço Geral Prof. Alan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

O IMPERIALISMO.
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
A Segunda Revolução industrial
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
PIB- Produto Interno Bruto
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Formação do mundo atual
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
IMPERIALISMO SÉCULO XIX OU NEOCOLONIALISMO
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
A II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO
Século XIX Educação Nacional.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
NEOCOLONIALISMO Prof. Anísio
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
Multimídia em aulas de História
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARTE 1.
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Processo de formação do espaço capitalista
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
Evandro Albuquerque de Andrade
África: Aspectos Naturais.
África - Unidade e Diversidade
Imperialismo ( Neocolonialismo)
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Evandro Albuquerque de Andrade
A distribuição territorial das atividades econômicas
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Morte de Bin Laden estampa camisetas, canecas e calcinhas nos EUA
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A ERA DOS IMPÉRIOS.
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
“O INÍCIO DO CAPITALISMO MODERNO”
Raízes do crescimento econômico norte-americano
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
 EUROPEUS FIXADOS SOLIDAMENTE  TRADIÇÃO E CULTURA MILENAR  MAIOR ORGANIZAÇÃO MILITAR.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
Positivismo.
Prof. Natania A Silva Nogueira
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
IMPERIALISMO e suas consequências
Transcrição da apresentação:

Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan

Características Gerais: O século XIX será fruto da Revolução Industrial ( Primeira e Segunda). Aumento significativo da população europeia (crescimento demográfico). Deslocamento contínuo de trabalhadores para as grandes cidades.

Segunda Revolução Industrial Principalmente Europa e EUA Duração Siderurgia (aço)- necessita de carvão mineral Indústria química: petróleo Tecnologia: Eletricidade

Para se pensar.... Onde se localizavam, no planeta, as maiores reservas de carvão mineral, petróleo e outros recursos para a indústria? O continente europeu era capaz de abastecer suas indústrias com recursos suficientes?

Continente africano Continente asiático OBS: Ambas regiões possuíam um grande potencial em recursos minerais, agrícolas, energéticos e humano.

Conferência de Berlim ( )

14 países participaram da Conferência de Berlim, quase todos europeus. Toda a África foi retalhada (invasão e controle) de acordo com os interesses econômicos da indústria europeia. A Ásia, em especial a China (país continental), se tornou alvo do interesse das nações imperialistas. Grandes beneficiadas: Inglaterra e França (Por que?)

Imperialismo Controle de recursos (África e Ásia) e venda de produtos industrializados para regiões coloniais. Termo: “Corrida Imperialista” – quanto mais regiões coloniais uma nação possuía e maior fosse o número de recursos e mercados a sua disposição nessas regiões, maior poder econômico ela teria. Consequência: Concorrência comercial entre as nações europeias Ou seja: Disputa por colônias e disputa por mercados consumidores - ao mesmo tempo em que os africanos e os asiáticos eram obrigados a ceder seus recursos naturais e energéticos, eles foram, também, obrigados a comprar os produtos da indústria europeia.

Argumento dos europeus (justificativa do controle imperialista): “ Temos a missão de levar o avanço de nossa Civilização aos povos atrasados do continente africano e asiático” Consequências terríveis (África): - Criação de fronteiras artificiais, dividindo povos e destruindo culturas. -Extração de recursos locais sem controle, causando impactos ambientais. -Fome e miséria

Perguntas? Os continentes africano e asiático foram divididos por igual entre as nações europeias? Alguns europeus irão se sentir injustiçados por conta disso? Quem são eles e por que?