Capítulo 5: A metrópole acelerada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
A questão das mudanças nas organizações
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Professora: Karina Oliveira Bezerra
“ A sociedade se resume à luta de classes”
Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
DCE SOCIOLOGIA 2008.
Sociologia DURKHEIM.
Desafio das novas tecnologias
O QUE É SOCIOLOGIA?.
CIDADANIA PLANETÁRIA.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Indivíduos e sociedade:
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
A Rede Social.
Sociologia.
Sociologia
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Capítulo 5: O trabalho na sociedade moderna capitalista
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
Temas para prova Escola de Frankfurt e sua crítica.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Legiao Urbana - Que Pais é Esse? ...2:56.
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Eras Culturais – por Lucia Santaella
A sociologia de Dürkheim;
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Blog do curso: edspraca.wordpress.com
Preparação e Planejamento.
Retomada – 9º ano Lembrete sobre a aula passada Correção de Exercícios
Comunicação a serviço de uma autêntica Cultura do Encontro
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
CULTURA JURIDICA.
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
Profª. Taís Linassi Ruwer
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
TEMAS DE REDAÇÃO DE TODOS OS EXAMES - ENEM
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Sociologia Por quê?.
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
K ARL M ARX Delilian Fogliatto Luciana Oliveira Luís Fernando Baldissera Sociologia da Educação I-A Prof. Neusa Chaves Batista.
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
CULTURA O QUE É?.
Educação e clientela escolar
PSICOLOGIA REFLEXÕES.
Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS.
Sociologia Curso de Ciências Biológicas
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
A mudança de direção do movimento exige uma força
BEM ESTAR DO SER HUMANO.
Negociação Para o Trabalho em Equipe
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Comunicação comparada
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
ENSINAR a APRENDER a LER,
ESTRUTRA DO PARÁGRAFO PROF: Débora. DIVISÃO 1. Opinião ou tópico frasal = introdução do parágrafo, idéia que notará a construção do desenvolvimento 2.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Valdemi Mariano.
ASPECTOS MOTIVACIONAIS NECESSÁRIOS AO CIPEIROS. CONFLITO RELACIONADO A CONVIVÊNCIA HUMANA. 4 MOTIVAÇÃO NO TRABALHO. 4 QUALIDADE. 4 PRODUTIVIDADE. 4 SASTIFAÇÃO.
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 5: A metrópole acelerada. Georg Simmel (1858-1918) “A modernidade, incontestavelmente, mudou o ritmo da produção. Mas não só isso: mudou o ritmo das ruas, das cidades, da vida. Na verdade tudo foi se acelerando. As formas de entretenimento são bons exemplos: a quietude exigida pela leitura contrasta radicalmente com a velocidade da montanha- russa ou do cinema em ação” (2010, p. 49)

Georg Simmel formulou o conceito: Intensificação da vida nervosa “Georg Simmel argumentou em seus escritos que, para lidar como os novos estímulos e acelerações, com a intensificação da vida nervosa os habitantes das grandes cidades desenvolveram um comportamento estranho ao mundo rural e à cidade pequena, a que chamou de atitude de reserva, homens e mulheres urbanos acabam se fechando, se protegendo dos

estímulos exteriores, se distanciando das emoções cotidianas estímulos exteriores, se distanciando das emoções cotidianas. Aprendem a se tornar indiferentes àquilo que não lhes diz respeito diretamente, a mergulhar em si mesmo, a prestar atenção apenas ao seu pequeno círculo de convívio” (2010, p. 51).

“Georg Simmel nos aponta um paradoxo fundamental da vida moderna: partindo do princípio de que a capacidade dos indivíduos de absorver informações tem um limite, à medida que aumenta a oferta de informações disponíveis, reduz-se proporcionalmente a parcela desse acervo que cada indivíduo pode reter” (2010, p. 51).

“Enquanto Émile Durkheim apostava em um reavivamento da moral como solução para a anomia ou para a falata de coesão da sociedade, Georg Simmel nos deixa como mensagem uma postura bem mais pessimista” (2010, p. 51).

TRABALHADORES, UNI-VOS! QUESTÕES DO ENEM PÁGINAS 56 E 57 GABARITO: TODAS LETRA C. TRABALHADORES, UNI-VOS! Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895)

CULTURA IDENTIDADE CULTURAL ETNOCENTRISMO ACULTURAÇÃO CULTURA MATERIAL E A CULTURA IMATERIAL O CHOQUE CULTURAL A DIVERSIDADE CULTURAL A PLURALIDADE CULTURAL CONTRACULTURA

A globalização e o capitalismo A cidadania A diversidade As tecnologias informacionais A felicidade A destruição do mundo.

QUAL É O SENTIDO DA VIDA?