Generalidades Sobre Pesquisa Bibliográfica Patrícia Casagrande Dias de Almeida Generalidades Sobre Pesquisa Bibliográfica Patrícia Casagrande Dias de Almeida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa em Bases de Dados
Advertisements

UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
Fontes eletrônicas para a Pesquisa bibliográfica construção de conhecimentos.
Uma metodologia para publicação eletrônica
BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
SciELO. A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Pesquisa Científica na Internet
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
Pesquisa em bases de dados na área da saúde
Tutorial de pesquisa.
Luciana Danielli Acesso às Fontes de Informação em Saúde através da Web - Portal da BIREME
Introdução à busca de artigos científicos Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico NAIPE Setembro 2009.
Metodologia para textos completos
Sistema de Bibliotecas da UFU Atualizado em fevereiro de 2009.
Pesquisa Em Saúde Profª Andreia
A palavra evidência nos faz pensar em algo que não deixa dúvida .
FONTES BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICAS ELETRÔNICAS NA AREA DA SAÚDE.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
CAPACITAÇÃO PARA USO DE RECURSOS INFORMACIONAIS / SiBi /UFPR CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870 PROGRAMA.
Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Coordenação de Bibliotecas Virtuais em Saúde BVS Aleitamento.
Pesquisa científica e levantamento bibliográfico Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia AZ051 - Introdução à Pesquisa em Zootecnia Prof.
CAPACITAÇÃO PARA USO DE RECURSOS INFORMACIONAIS / SiBi /UFPR CURSO DE FISIOTERAPIA Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870 PROGRAMA.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
MED B12 FORMAÇÃO EM PESQUISA I Busca em bases de dados Prof. Daniel Athanazio Universidade Federal da Bahia Fundação Oswaldo Cruz.
Redação de Texto Científico Acadêmico
Monografia I Prof.Dr. Leandro Brusadin Texto II A ARTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA BUSCA DO CONHECIMENTO PIZZANI et al.
Educopédia: plataforma de aulas digitais. Rioeduca.net: é o NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO e de INTERAÇÃO de todos os funcionários e alunos da SME/RJ. .
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
Princípios, Normas e Política de indexação
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :19 1 Respostas: 1. O que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
CAPACITAÇÃO PARA USO DE RECURSOS INFORMACIONAIS / SiBi /UFPR CICLO BÁSICO – ÁREA BIOMÉDICA Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
Quarta prova do Curso Saúde Baseada em Evidências 2007/ /04/2008.
Diretório de Eventos em Ciências da Saúde - DirEve Sarah Maria Viola de Oliveira Fontes de Informação Referenciais - FIR PFI/BIREME/OPS/OMS São Paulo,
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
Objectivo da reunião Porquê? ■ Credibilidade; ■ Avaliação; ■ Preparação; ■ Autonomia. Uniformizar modelos de validação das fontes documentais em trabalhos.
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE "BIBLIOTECA ELETRÔNICA, DIGITAL, VIRTUAL E POLIMÍDIA, NO PERÍODO DE 1993 A 2004 NA LITERATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
BVS ENFERMAGEM III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil São Paulo 10 de junho de 2011.
09/03/2009Curso de LIS - Apresentação Localizador de Informação em Saúde - LIS Luciano Soares Duarte Supervisor Fontes de Informação Referenciais - FIR/PFI.
Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe Rosane Taruhn BIREME/OPAS/OMS.
Bancos de dados bibliográficos e WWW Renata Kirkwood, Ph.D. Claudio Marcos B. Magalhães, Esp.
MANUAL PARA O AUTOARQUIVAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP.
Atividades para a Biblioteca Virtual em Saúde Pública na FSP/USP.
Conjunto significativo de pesquisas conhecidas pela denominação "estado da arte" ou "estado do conhecimento". pesquisa bibliográfic a.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA PRODUÇÃO CIENTÍFICA:
Modelo de Pôster Eletrônico Prof. Dr. João Marcelo Rondina Versão
Indexação automática de documentos utilizando técnicas de mineração de textos Proposta para trabalho de conclusão de curso Fabio Montefuscolo Rafael Câmara.
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
EDITOR DE PLANILHAS MICROSOFT EXCEL 2010
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO - MEC Portal de Periódicos Capes PNAS - Proceedings of the.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Acesso à literatura para trabalhos em saúde
Transcrição da apresentação:

Generalidades Sobre Pesquisa Bibliográfica Patrícia Casagrande Dias de Almeida Generalidades Sobre Pesquisa Bibliográfica Patrícia Casagrande Dias de Almeida EMESCAM

PESQUISA EM INTERNET

PESQUISA NA INTERNET Podemos considerar dois aspectos na utilização da Internet como ferramenta associada à pesquisa: *A busca de documentos (páginas, figuras, textos e animações), ou seja, como encontrar os endereços nessa grande rede; A utilização dos recursos institucionais disponíveis on line para revisão bibliográfica, ou seja, quais os endereços e principais fontes para a pesquisa bibliográfica.

Alguns sites: Cadê ( Bookmarks ( RadarUOL ( Surf ( Zeek! ( AltaVista ( Yahoo ( Lycos ( Infoseek ( HotBot ( WebCrawler ( Excite ( AOLNetFind ( Google (

Pesquisa Bibliográfica Artigos científicos Artigos são publicados em revistas científicas ou periódicos. São resultados de pesquisa nas mais diversas áreas. Nem todos os periódicos são considerados de qualidade.

Vale checar: Qualis: Classificação de Periódicos, Anais, Jornais e Revistas (CAPES/MEC). Os veículos de divulgação citados pelos programas de pós graduação são enquadrados em categorias indicativas da qualidade - A, B ou C e do âmbito de circulação dos mesmos - local, nacional ou internacional. As combinações dessas categorias compõem nove alternativas indicativas da importância do veículo utilizado, e, por inferência, do próprio trabalho divulgado.

Fontes de informação SciELO - Scientific Electronic Library Online ( A SciELO - Scientific Electronic Library Online é um modelo para a publicação cooperativa de revistas científicas na Internet. É o produto da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - BIREME.

Fontes de Informação O Projeto FAPESP/BIREME tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico. O site do Projeto FAPESP/BIREME descreve os antecedentes, objetivos e métodos do projeto, bem como o seu desenvolvimento. Scielo: Scielo Espanha: Scielo Brasil: Scielo Cuba: Scielo Chile: Scielo Saúde Pública:

PUBMED MEDLINE - National Library of Medicine PubMed é um serviço da National Library of Medicine que inclui mais de 15 milhões de citações de artigos da área biomédica, desde Essas citações são da própria MEDLINE e de periódicos da área de Ciências da Vida. Inclui links a muitos sites que fornecem acesso a artigos completos e outras fontes relacionadas.

Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo Apresenta links onde se tem acesso a periódicos que possibilitam acesso grátis a artigos completos; s/revistas.htm

FREE MEDICAL JOURNALS Acesso a periódicos da área médica. Alguns artigos podem ser acessados gratuitamente. BIREME – Biblioteca Virtual em Saúde Provê acesso a outras bases de dados

BIREME LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da SaúdeLILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - é um índice bibliográfico da literatura relativa às ciências da saúde, publicada nos países da América Latina e Caribe, a partir de publicações governamentais e de organismos internacionais regionais. LILACS pode ser acessada para pesquisa bibliográfica no Portal Global de BVS e os registros são também indexados no Google. LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde IBECSIBECS - Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud - contém referências bibliográficas de artigos científicos publicados em revistas de Ciências da Saúde editadas na Espanha, abrangendo áreas como Medicina (incluindo Saúde Pública, Epidemiologia e Administração Sanitária), Farmácia, Veterinária, Psicologia, Odontologia e Enfermagem. IBECS MEDLINE - Literatura Internacional em Ciências da SaúdeMEDLINE - Literatura Internacional em Ciências da Saúde - é uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) e que contém referências bibliográficas e resumos de mais de títulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países. Também publica relatórios e indicadores de uso e impacto das revistas. MEDLINE - Literatura Internacional em Ciências da Saúde

BIREME Biblioteca CochraneBiblioteca Cochrane consiste de uma coleção de fontes de informação atualizada sobre medicina baseada em evidências, incluindo a Base de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas - que são revisões preparadas pelos Grupos da Colaboração Cochrane. O acesso à Biblioteca Cochrane através da BVS está disponível aos países da América Latina e Caribe, exclusivamente. Biblioteca Cochrane SciELO - Scientific Electronic Library OnlineSciELO - Scientific Electronic Library Online - é um projeto consolidado de publicação eletrônica de periódicos científicos seguindo o modelo de Open Access, que disponibiliza de modo gratuito, na Internet, os textos completos dos artigos de mais de 290 revistas científicas do Brasil, Chile, Cuba, Espanha, Venezuela e outros países da América Latina. Além da publicação eletrônica dos artigos, SciELO provê enlaces de saída e chegada por meio de nomes de autores e de referências bibliográficas. Também publica relatórios e indicadores de uso e impacto das revistas. SciELO - Scientific Electronic Library Online

Sites Oficiais POPNET – Dados demográficos de vários países. DEPARTMENT OF EPIDEMIOLY AND BIOSTATISTICS – UNIVERTY OF CALIFORNIA – SAN FRANCISCO - Discussões sobre carências nutricionais e grupo de discussão, internacional, de epidemiologia nutricional. ALEITAMENTO MATERNO – Informações, artigos, etc sobre amamentação. THE AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – Associação Americana de Diabetes.

Sites oficiais CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC) – Um dos principais centros na área de Saúde Pública no mundo. Neste site você encontra informações sobre diversos estudos americanos, como o NCHS, publicações, softwares e produtos. É possível fazer download de diversos programas, como o EPI-INFO, na sua versão mais atual.

Terminologia na Pesquisa Científica -Milhões de artigos são indexados todos dias construindo enormes bases de dados. - Considera-se que uma dada contribuição de um pesquisador só termina quando ela é divulgada para a comunidade científica. - Existe um valor destes termos para indexação ? - Quais são os problemas da não utilização da terminologia correta? (ROSAS et.al, 1999; BRANDAU, 2005)

Uso de Descritores x Palavras- Chave -Brandau (2005), ressalta que os autores devem atentar, quando da submissão de uma trabalho para publicação, para os descritores ou palavras- chave. - Tantos descritores quanto as palavras-chave são termos de grande valor para indexação. - A não adequação da nomenclatura às bases de dados pode acarretar a perda da informação, uma vez que o artigos não serão encontrados. - Para superar as dificuldades da comunidade científica, criaram-se vocabulários estruturados. - O que são Vocabulários Estruturados? - Por que usá-los ? - Quem os usa? - Como são usados? (BRANDAU, 2005; CASTRO 2001)

Existe diferença entre Descritores e palavras-chave ? Descritores (DeCS) Palavras- Chave 1)É um vocabulário estruturado (acesso à informação). 2) Trilingue (português, espanhol e inglês). 3)Vocabulário dinâmico e em constante ampliação. 4)Permite obter definições, sinônimos, além de termos relacionados, 5)Desenvolvido pela BIREME a partir do MESH- Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medicine. 6) Organizados em estrutura hierárquica, constante manutenção, atualização e inserção de novas terminologias. 7) Apresenta 17 categorias hierárquicas: (Anatomia, Organismos, Doenças, compostos químicos e drogas etc.) 1)Não obedece a nenhuma estrutura. Aleatórias. 2) Retiradas de textos de linguagem livre. 3) Palavras escolhidas pelo autor. OBS: Uma palavra chave pode se tornar um descritor, mas para isso deve passar por um rígido controle de sinônimos. OBS: Uma palavra chave pode se tornar um descritor, mas para isso deve passar por um rígido controle de sinônimos.

Acesso à base do DeCS (BVS/BIREME ► Selecionar Decs- Terminologia em Saúde►Consulta ao DeCS

Acesso à base do DeCS ( ►Consulta ao DeCs ► Digitar obesidade ►Consultar ►Exibição de todos termos que contenham a palavra obesidade.

Acesso à base do DeCS (

Tipos de Consulta DeCS 1)Consulta por palavras: Digitar o termo/palavra completa no idioma pré- selecionado, selecione a ´´palavra`` ou descritor exato e clique. 2) Consulta por índice: Selecione uma das opções de índice (alfabético, permutado/hierárquico) e clique no botão. 2.1 Alfabético- apresenta os descritores em ordem alfabética simples, a partir da primeira letra do descritor assunto ou palavra digitada. Selecione o descritor adequado e clique no botão 2.2 Permutado- apresenta tudo que existe no DeCS a partir do que foi digitado, independentemente da ordem. Selecione o descritor e clique no botão. È O MELHOR DELES POIS PERMITE SABER SE A PALAVRA EXISTE NO DeCS. 2.3 Hierárquico- apresenta o termo dentro da categoria hierárquica. Os termos que apresentam sinal de adição (+), ao serem clicados, mostram seus termos específicos.

Clique aqui!

Insira o descritor! Exemplo: Obesidade Observe que o aplicativo oferece sugestões de descritores que utilizam a OBESIDADE. Escolha o termo que desejar

Obesidade Abdominal Escolha os itens para busca, clicando sobre a setinha verde correspondente (seta vermelha indicando) Se clicar na seta verde do termo obesidade mórbida, o mesmo será acrescentado à sua seleção (próximo slide)

Percebam que o termo foi acrescentado! Posso acrescentar quantos termos quiser... Observem que aparece um X e um Q antes de “OBESIDADE MÓRBIDA” X – EXCLUI A PALAVRA Q – ACRESCENTA UM QUALIFICADOR (PROXIMO SLIDE)

Escolha o Qualificador para “obesidade mórbida”

Resultado da busca.... Observem que aparece o descritor dentro de obesidade abdominal – obesidade mórbida/DI DI é um qualificador que significa Diagnóstico

Outro exemplo:

Outro exemplo: CURETAGEM

Informações referentes ao Descritor

Bibliografia

FIM!!