Deformações Falhas e Dobras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos… o.
Advertisements

Evolução de relevo dobrado e falhado
DOBRAS E FALHAS.
2 Compreender a Terra 7 Unidade 2: Dinâmica interna da Terra
Bacias Sedimentares Geologia 2011/2012 Sara Silva, nº23 11ºB.
Ciências Naturais – 7.º ano
Deformações da litosfera e
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Grandes Estruturas Geológicas
ROCHAS METAMÓRFICAS.
Teoria da Tectónica de Placas
LIBOA- Coordenadas GPS - 38º 44' 19.22" N9º 11' 06.92" W Escola Secundaria D. Dinis Lisboa Professoras – Teresa Moura de Área de Projecto e Ciências Naturais;
Dobras, falhas e orogenia
E2 Falhas e Dobras.
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
PARA SE DAR BEM NA PROVA DE GEOGRAFIA!!! TUDO O QUE VOCE DEVE SABER NAO SEJA BESTA E PRESTA ATENCAO!!!
Teoria da deriva dos continentes → segundo Wegner há cerca de 250 M.A, os continentes estavam unidos num supercontinente → Pangeia rodeado por um único.
Litosfera  A Terra e seus subsistemas  Escala do tempo geológico  Estrutura Geral da Terra  Tipos de rochas  Movimentos das placas tectônicas.
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
A TECTÔNICA DE PLACA NO CONTINENTE AMERICANO E O RELEVO
Dobras e de Falhas.
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
Tipo de Costa Arribas baixas praia Arribas Arribas
Metamorfismo METAMORFISMO: META = MUDANÇA MORPHO = FORMA
Teoria da Deriva dos Continentes
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
Evaporação Condensação Formação de NUVENS Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
A TECTÓNICA DE PLACAS Vítor Maia. A TECTÓNICA DE PLACAS A Tectónica de placas é a teoria actualmente aceite para explicar todos os fenómenos da dinâmica.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Física I Aula 7 Energia Cinética e Trabalho 2009/2010.
A pesca.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
As Rochas Arquivos que revelam a história da Terra.
ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA 1 AS ROCHAS.
Relevo Agentes internos e externos Estrutura Geológica
Experiência 07 Fluidos em Equilíbrio Simone Fraiha.
Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho.
Professor; Albino nunes
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Eco e Reverberação Eco é o som refletido percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original; e a reverberação acontece quando.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Mecânica dos Fluidos.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
AÇOS PARA CONCRETO ARMADO
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
Dinâmica externa da Terra: Rochas metamórficas.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS ME 37N – FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
UNIFACS Materiais Metálicos
Ciências Naturais – 7.º ano
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
ENERGIA SOLAR Portugal, onde domina um clima mediterrâneo, apresenta condições propícias ao seu aproveitamento, os maiores da Europa; Portugal, onde domina.
Clima 1. Diferença entre clima e tempo 2.Elementos do clima:
Planeta terra e sua evolução geológica Trabalho de História Alunos: Breno Siqueira Freitas Felipe Yamak Alves Franca Vitória Ferreira Duré Valentina Nunes.
Prof. Dr. Andre LF Rodacki Mateus Corrêa Silveira FORÇA E TORQUE – CONCEITOS DE DEFINIÇÕES.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Aula 6 – Resultante das Cargas.
Linhas de Pesquisa do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica da UFRN.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
N7 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ciclo das rochas.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
Dipolos permanentes Ligação de hidrogénio: entre cadeias poliméricas Devida a interacções permanentes DIPOLO-DIPOLO entre moléculas polares Cerâmicos IÓNICAS.
 Big Bang (13 a 14 bilhões de anos)  Nebulosa Cósmica  Formação dos astros por meio da agregação da poeira devido a atração gravitacional.
Ciências Naturais – 7.º ano
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
Ocorrência de dobras e de falhas
Transcrição da apresentação:

Deformações Falhas e Dobras

Deformações – Falhas e Dobras Desde há muitos milhões de anos que parte da energia interna da Terra provoca a deformação da litosfera, um processo que tem sido responsável pela formação das cadeias montanhosas. Como consequência da dinâmica da litosfera, originam-se forças tectónicas que tendem a produzir a deformação nos materiais rochosos. Tal deformação traduz-se pelo aparecimento de estruturas geológicas como falhas e dobras.

Falhas e Dobras

Falhas e Dobras De acordo com a Teoria da Tectónica de Placas , a litosfera encontra-se fracturada em placas. Estas placas litosféricas ou tectónicas podem convergir , divergir ou deslizar entre si , estando as rochas que as compõem sujeitas a fortes estados de tensão. Tensão é a força exercida por unidade de área.

Mecanismos de deformação das Rochas TENSÕES

Resposta à Tensão Deformação elástica – quando cessa a força deformadora, o material recupera o estado primitivo, desde que não ultrapasse o limite de elasticidade. Ex.- mola Deformação plástica – acima do limite de elasticidade, o material fica deformado permanentemente sem ruptura se não for ultrapassado o limite de plasticidade. Ex.- plasticina Nas rochas são as dobras. Deformação frágil – quando é ultrapassado o limite de plasticidade, o material entra em ruptura . Ex.- o vidro Nas rochas são as falhas.

Comportamento Mecânico das Rochas Comportamento Frágil ou Rígido, quando sujeitas a estados de tensão, em condições de baixa temperatura e de baixa pressão, fraturam-se (Falhas ) . Comportamento Dúctil, quando sujeitas a estados de tensão, em condições de elevada temperatura e pressão, deformam-se (Dobras ) .

Condicionantes da Deformação -O comportamento das rochas em relação à tensão que lhes é aplicada é variável e depende : Tipo de rocha; Condições de pressão e temperatura a que a rocha está sujeita, quando da atuação da tensão; Intensidade da tensão.

FALHAS “Superfície de fractura ao longo da qual ocorreu um movimento relativo entre os dois blocos.” Material frágil ou rígido Estados de tensão com baixa temperatura e pressão

Tipos de Falhas Estado de tensão compressivo Estado de tensão cisalhamento Estado de tensão distensivo

Falhas Falha Normal Falha Normal em Calcários Monsanto , Lisboa

Falhas Falha Inversa Lisboa Falha de Desligamento Santo André, Califórnia ( EUA) Tecto Muro

Falhas Associadas As falhas podem surgir associadas e formar as fossas tectónicas ou grabens e maciços tectónicos ou horsts. Os grabens são blocos rebaixados e os horsts são blocos de maior altitude

Falhas em Portugal continental

DOBRAS Encurvamento de uma superfície originalmente plana Material Dúctil Tensão com elevada temperatura e pressão. Forças compressivas

Tipos de Dobras

Dobras Sinforma Arredores do Porto Antiforma /Anticlinal Valongo

Dobras Dobras em Argilas e Calcários Dobra Neutra

Fotos de Dobras Charneira de dobra com plano axial sub-vertical em quatzitos do Ordovícico, na Praia Norte, Viana do Castelo Dobra em xistos, complexo de Morais- Salselas, Macedo de Cavaleiros.

Fotos de Falhas Falha normal em calcários do Jurássico inferior em Pereiros, Coimbra. Falha normal Praia da Mareta, Sagres, Algarve.