O COMEÇO DA PINTURA MODERNA
Redescoberta da arte greco-romana Estudo científico do corpo humano e do mundo natural Intenção de reproduzir com realismo as formas da natureza
Hans Holbein – Os Embaixadores franceses
Masaccio – O Dinheiro do Tributo
Os 4 grandes patamares do Renascimento: Óleo sobre Tela Perspectiva Uso de Luz e Sombra Configuração em Pirâmide
Pintura Gótica Madona da Magestade – Botticeli
Rafael Sanzio
Piero della Francesca – A Ressurreição de Cristo
Giovanni Bellini – Nossa Senhora do Prado -
MASACCIO – Inovação no domínio da perspectiva e uso de uma única fonte de luz O dinheiro do tributo – Florença
A Ressurreição do filho de Teófilo
São Pedro -
A Trindade –
Sandro Botticelli – Ritmo e graça - O Nascimento de Vênus
A Primavera – 1478 – têmpera sobre madeira
Pallade e o Centauro –
Rafael Sanzio – Equilíbrio e Simetria Crucificação
A Transfiguração
Escola de Atenas – afresco
Leonardo da Vinci – – Busca do conhecimento científico e da beleza artística
Conhecimento científico
Invenções
Homem Vitruviano
A Dama com Arminho –
A última Ceia – afresco
Mona Lisa -
Santanna, a Virgem e o Menino
MICHELÂNGELO
Teto da Capela Sistina - Vaticano
Juízo Final – Capela Sistina
O Juízo Final - detalhe
Pietá – Basílica de São Pedro
Davi
Davi - detalhes
Cúpula da Basílica de São Pedro - Vaticano
IGREJA CRISTÃ PRIMITIVA
IGREJA HAGIA SOPHIA - BIZANTINA
IGREJA ROMÂNICA
IGREJA GÓTICA
ROMA – Retomada dos elementos arquitetônicos romanos REGRAS – Baseavam seus trabalhos nas teorias apresentadas RAZÃO – A razão pura substituía a mentalidade mística da Idade Média ARITMÉTICA ( Rithmetic)- Beleza e harmonia. Um sistema de proporções ideais assentava as partes de um edifício em relações numéricas.
CAPELA PAZZI – FILIPPO BRUNELLESCHI
FILLIPO BRUNELLESCHI Perspectiva
BRAMANTE – TEMPIETTO SIMPLICIDADE E PROPORÇÕES HARMONIOSAS
PALLADIO – VILLA ROTONDA