Catequese e Dízimo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Advertisements

Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
Proposta Pastoral 2006.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
D Í Z I M O.
Convertei-vos Clique....
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
DINÂMICA O QUE SOMOS, O QUE FAZEMOS O QUE DESEJAMOS
Dar sem medida.
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
Vida e Missão de todo cristão
Apresentação ESTREIA 2014.
FAMÍLIA, UM DOS EIXOS DA AÇÃO EVANGELIZADORA
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Creio na Comunhão dos Santos
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Pastoral do Dízimo Dízimo é Partilha. Pastoral do Dízimo Dízimo é Partilha.
Para se ter saúde e bem-estar é importante praticar a lealdade e a integridade para com Deus.
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Igreja: comunidade de comunidades
A alegria de ... SER Catequista.
Sínodo sobre nova evangelização
Encontro da Catequese de 16/3/13
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Quarta-feira de cinzas
Projeto Semear EBD – 24/07/2011 O Evangelho e a justiça.
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
VOCAÇÃO E MISSÃO DO (A) MISSIONÁRIO (A) DO DÍZIMO
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Palavra de Vida Janeiro
“Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: ‘Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o SENHOR. Mas.
A Futura Geração.
AMOR E SEXUALIDADE I
DÍZIMO.
Cesar e Deus.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
Paróquia Santo Antonio Maria Claret.. Dom José, Filho Amado de Maria.
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Mãe de Deus.
REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
FestadasFamílias 26 de abril de 2015Seminário de São Paulo Almada Paróquia de Cristo-Rei, Pragal.
Dizimo: Formando Comunidade de Comuniddes
FAMÍLIA DA ALIANÇA ALIANÇA ACORDO PACTO CONCORDÂNCIA EM DETERMINAÇÕES
Novena ou Tríduo à São Vicente de Paulo
Diocese de joinville - SC
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
Tema do 3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 09 – A Mordomia Cristã
Virgem Maria no projeto de Salvação
“Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tuas força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Uma pessoa que aprende a depender de Deus, que começa o dia com Ele e permanece todo o tempo em Sua presença, vive diariamente se projetando para.
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
A Liturgia desse domingo nos fala do espírito com que devemos fazer as nossas OFERTAS. São protagonistas nas leituras de hoje DUAS VIÚVAS, pessoas frágeis.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
O SACRAMENTO DA RESPONSABILIDADE. “O Dom do Espírito Santificador” “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito Santo que habita.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI )
6. O Altar da Família. O Altar da Família Texto Bíblico “E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

Catequese e Dízimo

Fundamentos Catequese: “ação eclesial: a Igreja transmite a fé que ela mesma vive; transmite o tesouro da fé” (DNC nº 39) Dízimo: é uma contribuição mensal, realizada com amor, fruto do compromisso pessoal com Deus, como reconhecimento por tudo que foi recebido tanto em bens materiais como espirituais. O dízimo tem o dom de formar comunidade.

Fundamentos Bíblicos Abraão (Gn 14, 18-20), Melquisedec é a imagem do sumo sacerdote, a quem os descendentes de Abraão pagam dízimo; Jacó (Gn 28, 22), reconhece a Deus como provedor de tudo; Moisés (Lv 27, 30-32), toda a criação pertence a Deus;

Fundamentos Bíblicos A viúva (Mc 12, 41-44), as duas pequenas moedas; Fariseus hipócritas (Lc 11, 42), não vivem a justiça;

Dimensões do Dízimo Comunitária: “Todos os fiéis viviam e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um” (At 2, 44-45); Pastoral: A Evangelização que abarca todas as atividades da Comunidade Eclesial; Social: Obras voltadas para promover a vida e a dignidade humana.

Objetivo: Dízimo Catequético “Eduquem as crianças de hoje, e não será preciso punir os adultos de amanhã” (Pitágoras) Objetivo: ensinar às nossas crianças e jovens valor de dividir com outros os nossos Dons; a partilha é a única forma cristã de gerar Justiça e Paz. Bem como o hábito de ser um dizimista responsável, contribuindo com o que pode, de coração alegre; colaborando dessa forma com sua comunidade e a Igreja.

Perfil das Crianças e Jovens (1)- Criados com um pouco mais de conforto. (2)- Não sabem o que é não, se fazem as suas vontades. (3)- Certa ausência dos pais, pelo trabalho. (4)- educadas pela televisão capitalista. (5)- São poucos filhos, quando não são únicos. (6)- Suscetíveis ao egoísmo e a serem materialistas. (7) Frágeis na fé, por falta de testemunho familiar.

Por quê? 1. Para não ser mais necessária a correção dos adultos; 2. Os jovens dizimistas aprendem a ser desprendidos de bens materiais; 3. Descobrem o sentido da responsabilidade pelas coisas de Deus; 4. Se sentem participantes e integrantes da Igreja e da comunidade; 5. Aprendem a diferença entre Deus e o dinheiro, dando a cada um seu devido valor; 6. Ficam sabendo que tudo, que gostamos, vem de Deus e que o dízimo é um sinal de agradecimento;

Por quê? 7. Se renunciam a pequenas coisas para entregar o dizimo, estarão preparados para fazer os sacrifícios maiores, que a vida de adulto exige. As crianças e os jovens, sendo dizimistas aprendem a respeitar as Leis de Deus e descobrem o valor do relacionamento íntimo com o Criador, despertando o sentido de fé, obediência, justiça e compromisso com Deus, a Igreja e o próximo. Criam entre eles uma benéfica intimidade entre a pequena criatura e o Grande Criador. Enfim, verão que Deus é justo e derrama suas bênçãos além do necessário, sobre quem lhe seja fiel (Mal 3,10-12).

Conclusão A Experiência do Dízimo Catequético ensina valores humanos e cristãos e por isso também se insere no processo de Evangelização.