Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto 2015 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL Autor/apresentador.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Tempo do Projeto
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Gerenciamento do escopo
Gerenciamento da Integração
Instrumentação básica em Acústica
unesp Laboratório de Acústica e Vibrações
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À ANÁLISE DE PERTURBAÇÕES
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Figura 1. Circuito de polarização
ANÁLISE INSTRUMENTAL.
Marcus Vinicius Silva Soares Orientador: Luiz Merschmann Outubro / 2010.
Projeto: Capacitação em GP
ANÁLISE DE UM SISTEMA MULTI-ELETRODOS EM PROCESSOS ELETROQUÍMICOS Vinicius Flores Resumo A utilização de multi-eletrodos no estudo de processos eletroquímicos.
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Título do trabalho PROJETO LONG DIST
Análise e Projeto de Sistemas
WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil Recomendações e Trabalhos.
Interação entre Transformadores e o Sistema Elétrico com Foco nos Transitórios Eletromagnéticos de Alta Frequência Apresentação e Análise dos Resultados.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
C – Competência, Criatividade R – Resultados, Responsabilidade
ENSAIOS METROLÓGICOS NA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 15/05/2012 Projeto META TRs.
Medição de energia elétrica: Verificação x Perícia metrológica
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
Rastreabilidade de Medição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Avaliação Dielétrica de Equipamentos Tensão Induzida em Trafos
Avaliação Dielétrica | Set 2012Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - Cepel Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Avaliação Dielétrica de Equipamentos.
Título do trabalho Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL
Best Combination of Binarization Methods for License Plate Character Segmentation (2013) - Resumo Vinicius Queiroz e Vinicius M. de Almeida.
11 Confiabilidade de Processos de Medição na Indústria
Aplicação da Resolução Normativa nº398/10 às usinas e subestações pertencentes à CESP Allan Almeida de Lima Abril/2011.
REVISÃO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelAvaliação Dielétrica | Set 2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Avaliação Dielétrica de Equipamentos.
Gerenciamento de Custos
E-Commerce, Systems Performance Evaluation, and Experimental Development Laboratory A Model Checking Methodology for E-commerce Systems Adriano Machado.
Gerenciamento de Qualidade
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Instruções para Preparação do Relatório de Caracterização de Minérios
Divisão de Telecomunicações DESENVOLVIMENTO DE MODELO MATEMATICO PARA REDES DE MÉDIA TENSÃO EM APLICAÇÕES PLC (POWER LINE CARRIER) MAIO DE 2007 Diogo da.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Garantia de resultados de ensaios de calibração de equipamentos
MEDIDAS ELÉTRICAS MEDIÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA
DETERMINAÇÃO AUTOMÁTICA DA MATRIZ CARACTERÍSTICA DE UM SISTEMA RLC SÉRIE EM CASCATA E DE GRANDE PORTE PARA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE REDUÇÃO DE ORDEM PET.
Desmistificando o ABNT ISO Guia 34
4º Estudo de Caso (Dquim – Inmetro) Isabel Cristina Serta Fraga
Detecção de tráfego Skype na Web através de Redes Neurais Artigo Original: Freire, P. E., Ziviani, A., and Salles, R. M. (2008). Detecting skype flows.
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Linhas de transmissão Linhas de transmissão Décadas de 1970 e 1980
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelAgosto 2015 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias para Linhas.
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
CT-13 Comissão Técnica de Vazão
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina.
10 a 12/11/15 Acompanhamento dos resultados da Auditoria de Medição O que deve ser observado? Rio de Janeiro 12/11/2015 Mário Fernandes Setor de Confiabilidade.
SmartIFSC – Desenvolvimento de uma plataforma computacional de monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica Autores: Jaicimara Weber, Eduardo.
Soldagem a arco elétrico Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Medição de Campos Eletromagnéticos Técnicas de Medição, caracterização de campos em ambientes industriais, urbanos e residenciais Athanasio Mpalantinos.
Audiência Pública N° 8/2015 Minuta de Resolução ANP que alterará dispositivos das Resoluções ANP nº 40/2014 e nº 1/2015 – adição de detergentes dispersantes.
Calibração de Sistema de Medição
Controle de Sistemas Dinâmicos Sistemas de Controle - Implementação analógica Fevereiro Departamento de Eletrotécnica MA9 - Análise pelo método.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjeto UAT Abrigado - AVALISOL| Out 2015 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL Autor/apresentador.
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
II Seminário de Barramentos Blindados – BUS WAY
Transcrição da apresentação:

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto 2015 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL Autor/apresentador Área Título do trabalho Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL Lab UAT Abrigado MEDUAT-1890 Desenvolvimento de Metodologias para Medição e Análise de Formas de Onda em UAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto 2015 DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT Apresentação : 1.Objetivo Geral e Específico 2.Histórico 3.Projeto em andamento 4.Cronograma 5.Metodologia atual de medição 6.Metodologia proposta 7.Etapas 8.Resultados 9.Equipe

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Objetivo  Capacitação e adequação dos laboratórios do Cepel para medição e calibração de sistemas de medição em Ultra Alta Tensão para formas de onda de Impulsos plenos e cortados, CA (50/60 Hz) e CC. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Objetivos Específicos Desenvolver método alternativo para avaliação do desempenho dinâmico de Sistemas de Medição para Ultra Alta Tensão (SMUAT); Estudos relacionados à linearidade e desempenho de SMUAT; Nova metodologia para avaliação de parâmetros de forma de onda de impulsos atmosférico cortados na cauda; Desenvolvimento e Especificação de padrões utilizados em ensaios dielétricos com equipamentos de UAT; Pesquisa e desenvolvimento de padrões utilizados na calibração de digitalizadores utilizados em ensaios em UAT; Pesquisa e desenvolvimento de sistemas automatizados para medição em UAT CA e CC; Estudos para avaliação de interferências eletromagnéticas em ensaios com UAT; DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Histórico Laboratório de Referência em Medição de Alta Tensão – CA2 : Escopo de Acreditação : Tensão CA - 10 a 180 kV ( calibrações até 900 kV); Impulso plenos e cortados – 100 a 500 kV (calibrações até 2,5 MV); Em processo de extensão: Tensão CA – 2 a 10 kV ; Tensão CC – 10 a 180 kV (calibrações até 900 kV); Especificação/Elaboração/Aquisição de novos padrões para atender níveis de UAT. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Projeto em andamento Desenvolvimento de Metodologias para Medição e Análise de Formas de Onda em UAT - MEDUAT. Parte 1: Nova metodologia para avaliação de parâmetros de formas de onda de impulsos atmosféricos cortados na cauda. Parte 2: Sistemas de medição em AT e UAT para CA e CC. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Cronograma DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT ATIVIDADES JANFEVMARABRMAIJUNJULAGOSETOUTNOVDEZ 1 - Definição do escopo do projeto. 2 - Pesquisa bibliográfica e definição de metodologia para avaliação de parâmetros de impulso. 3 - Testes preliminares com auxilio de um gerador de impulsos em BT com base nos valores de referência e os intervalos de aceitação pré-definidos na norma : Avaliação do efeito dos níveis de overshoot no novo método de avaliação de formas de onda de impulso. 5 - Comparação dos resultados obtidos entre os métodos atual e alternativo. 6 - Primeira etapa experimental - ensaio de verificação em Baixa Tensão - Cepel. 7 - Segunda etapa experimental - ensaio de verificação em Alta Tensão - Cepel. 8 -Refinamento em Matlab do processamento de sinais referente à nova metodologia. 9 -Análise metrológica da nova metodologia Elaboração do Relatório Técnico com base nos resultados das etapas experimentais - Cepel Reunião para definição do escopo do projeto para sistemas de medição em UAT para CA e CC Contratação de bolsista para desenvolvimento do projeto Revisão bibliográfica para sistemas de UAT CA e CC Especificação dos sistemas de medição e análise automatizados para UAT CA e CC.

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Definições (Parte 1) Tipos de Formas de Onda de um Impulso Atmosférico Impulso Atmosférico Pleno (IAP)  Impulso atmosférico de tensão Impulso de tensão com tempo de frente < 20 s Padronizado 1,2 / 50 µs Forma de onda IAP Valores de referência Tempo de frente, T1: ±30 % (0,84 até 1,56 s) Tempo até o meio valor, T2: ±20 % (40 até 60 s) DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Definições (Projeto 1) Impulso Atmosférico Cortado (IACC)  Impulso atmosférico cortado Um impulso atmosférico que dura até ocorrer a descarga disruptiva da tensão, praticamente levando o valor para zero.  Tempo de corte Tc Um parâmetro virtual definido como o intervalo de tempo entre a origem virtual O 1 e o instante do corte. Forma de onda IAC na cauda Valores de referência Cortado na frente: 0,5 s < Tc < 0,9 s Cortado na cauda: 2 s < Tc < 5 s DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Metodologia atual de medição  O processamento de sinal necessário para estimar os parâmetros de tempo e de amplitude que caracterizam os impulsos de alta tensão é descrito na norma ABNT NBR IEC /2013, e envolve: (a)ajuste de uma curva exponencial dupla à curva original U 0 (t), a fim de obter a chamada curva base U m (t); (b)cálculo da curva residual R(t) (que consiste basicamente na informação do overshooot) subtraindo a curva base U m (t) da curva original U 0 (t); (c)filtragem dessa curva residual R(t) por um filtro digital com base na função da tensão de ensaio k(f), obtendo a curva residual filtrada R f (t); e (d) adição da curva residual filtrada R f (t) à curva base U m (t), obtendo-se, assim, a curva de tensão de ensaio U t (t), a partir da qual os parâmetros de amplitude e tempo relevantes são estimados. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Metodologia atual de medição  Figura 1 - Curva registrada e base mostrando sobrelevação e curva residual;  Figura 2 - Curva de tensão de ensaio (adição da curva base e curva residual filtrada);  Figura 3 - Curvas da tensão registrada de ensaio. OBS.: Este processamento do overshoot deve ser aplicado aos IAPs e aos IACCs Figura 2 Figura 1 Figura 3 DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Metodologia proposta  Consiste nos seguintes procedimentos: -Ajuste dos parâmetros da equação da dupla exponencial (U, td, τ 1 e τ 2 )  Calculo da curva de tensão de ensaio U t (t) somente até o instante de corte t c.  Os parâmetros de amplitude e tempo que são definidos pela norma IEC : 2010, possuem seus valores de referência e os intervalos de aceitação definidos pela norma IEC :2013 para cada forma de onda. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Metodologia proposta Criação de uma nova metodologia para avaliação de parâmetros de forma de onda de impulsos cortados na cauda  Não será mais necessária a aplicação de um impulso atmosférico pleno padronizado para cálculo dos parâmetros do impulso;  Principalmente para níveis elevados de tensão reduz stress adicional para equipamento sob ensaio e simplifica metodologia;  Reduz tempo de processamento e análise dos parâmetros do impulso ;  Propõe mudanças nos softwares atualmente utilizados para este tipo de medição.  Propõe revisão das normas atuais. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Etapas 1  Estudos complementares com formas de onda de impulsos variando o nível do overshoot, desde 0% até o valor máximo que pode ocorrer na prática já estão sendo realizados através de ensaios de verificação em baixa tensão fazendo uma comparação entre os dois métodos (atual e alternativo) para validar e testar a robustez do método.  Para avaliar o procedimento alternativo de medição dos parâmetros de IACC foram utilizadas duas formas de onda padronizadas (LIC-M4 e LIC-M5) extraídas da norma IEC /2013. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Etapa 1-Resultados preliminares  De forma preliminar os estudos mostraram resultados satisfatórios e dentro dos limites de aceitação dos parâmetros de impulso. LIC-M5 LIC-M4 WaveformParameterValueError LIC-M4 Front time T 1 (ms) % Time to chopping T c (ms) % Value of test voltage U t (kV) % LIC-M5 Front time T 1 (ms) % Time to chopping Tc (ms) % Value of test voltage U t (kV) % Tabela 1 – Resultado do processsamento metodologia atual WaveformParameterValueError LIC-M4 Front time T 1 (ms) % Time to chopping T c (ms) % Value of test voltage U t (kV) % LIC-M5 Front time T 1 (ms) % Time to chopping Tc (ms) % Value of test voltage U t (kV) % Tabela 2 – Resultado do processamento alternativo DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Etapa 2 DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA DE IMPULSOS PARA AT E UAT - UATIMP  Ensaio de verificação em baixa tensão e alta tensão utilizando dados de um ensaio de transformador de distribuição. Recurrent (Verificação em BT) Transformador de distribuição (Verificação em AT)  Propor revisão da norma com a nova metodologia.

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Resultados DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA DE IMPULSOS PARA AT E UAT - UATIMP  Ensaios em BT e AT Parâmetros (IMPREAL) Parâmetros (MATLAB) Diferença ReferênciaT 1 1,325 µs / T 2 58,03 µs***** 1 o CorteT 1 1,253 µs / T C 2,862 µsT 1 1,293 µs / T C 2,884 µsT 1 3,19% / T C 0,77% 2 o CorteT 1 1,307 µs / T C 3,521 µsT 1 1,333 µs / T C 3,528 µsT 1 1,99% / T C 0,20% 3 o CorteT 1 1,333 µs / T C 4,502 µsT 1 1,333 µs / T C 4,500 µsT 1 0% / T C -0,04% 4 o CorteT 1 1,320 µs / T C 5,333 µsT 1 1,320 µs / T C 5,360 µsT 1 0% / T C 0,51% 5 o CorteT 1 1,333 µs / T C 6,116 µsT 1 1,333 µs / T C 6,145 µsT 1 0% / T C 0,47%  Ambas apresentaram resultados satisfatórios e dentro dos limites de aceitação dos parâmetros de impulso. Parâmetros (IMPREAL)Parâmetros (MATLAB)Diferença Pleno red.T 1 1,512 µs / T 2 59,09 µs***** PlenoT 1 1,506 µs / T 2 59,82 µs***** CortadoT 1 1,507 µs / T C 2,842 µsT 1 1,560 µs / T C 2,898 µsT 1 3,52% / T C 1,97% CortadoT 1 1,493 µs / T C 2,920 µsT 1 1,520 µs / T C 2,972 µsT 1 1,81% / T C 1,78% PlenoT 1 1,501 µs / T 2 59,89 µs***** PlenoT 1 1,499 µs / T 2 59,75 µs***** Tabela 3 – Resultado da primeira etapa em BT Tabela 3 – Resultado da segunda etapa em AT

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Sistema de Medição de AT e UAT CA e CC : NOVA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE FORMAS DE ONDA DE IMPULSOS ATMOSFÉRICOS CORTADOS NA CAUDA  Objetivo Geral: Desenvolver algoritmos para processamento e análise de ensaios de suportabilidade dielétrica de tensão CA e CC, determinando os principais parâmetros conforme definidos em norma específica IEC /2010, validando-os com as formas de onda de referência da norma IEC  Objetivos específicos: Discutir a utilização de instrumentos digitalizadores e registradores utilizados nos ensaios de em comparação ao atual uso de instrumentos indicadores.  Definir a(s) melhor(es) ferramenta(s) para a determinação dos parâmetros conforme a norma IEC /2010 considerando a presença de harmônicos, distorções na forma de onda, interferências, ripple, etc...  Desenvolver e Implementar algoritmos para análise de dados,  Melhora e garantia da qualidade das medições e ensaios,  Propor aos laboratórios do CEPEL a utilização do algoritmo para a intercomparação com outros laboratórios (Rastreabilidade),

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Referências bibliográficas NOVA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE FORMAS DE ONDA DE IMPULSOS ATMOSFÉRICOS CORTADOS NA CAUDA  IEC :2010 “High-voltage test techniques, Part 1: General definitions and test requirements”.  IEC :2010 “High Voltage Test Techniques - Part 2: Measuring Systems”.  IEC :2013, “Digital recorders for measurements in high voltage impulse tests – Part 2: Evaluation of software used for the determination of the parameters of impulse waveforms”.  C. R. H. Barbosa, J. Hällström, M. T. Silva, L. C. Azevedo and L. C. Faria, “Tail-Chopped Lightning Impulses Time Parameters Estimated According to Standard IEC :2010”, IEEE Trans. Inst. Meas., vol. PP, nr. 99,  C. R. H. Barbosa, J. Hällström, M. T. Silva, L. C. Azevedo and L. C. Faria, “Estimation of Time Parameters of Tail Chopped Lightning Impulses – Clarification of the Standard IEC :2010”, Conf. Prec. Electromagnetic Meas., Rio de Janeiro, Brazil,  C. R. H. Barbosa, J. Hällström, M. T. Silva, L. C. Azevedo and L. S. Ferreira, “Alternative Method for Processing Tail Chopped Lightning Impulse Waveforms”, IMEKO, Prague,Czech Republic,  C. R. H. Barbosa, M. T. Silva, L. C. Azevedo and L. S. Ferreira, “Effect of the Overshoot Level in an Alternative Method for Processing of Tail Chopped Lightning Impulses”, CBM - Semetro, Porto Alegre, Brazil, 2015.

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELProjetos Laboratório UAT Abrigado| Agosto Equipe  Lilian Santos Ferreira – DLA  Yuri dos Reis Oliveira – DLA (Bolsista)  Márcio Thelio Silva - DLA  Luiz Calos de Azevedo – DLA  Marcus Vinicius Barros - DLA  Waldir Remilson - DLA  Francisco de Assis Almeida – DLA  Alexandre Neves - DLA DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA MEDIÇÃO E ANÁLISE DE FORMAS DE ONDA EM UAT - MEDUAT