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Gerenciamento de Qualidade

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Qualidade

2 Gerenciamento de Qualidade
Conceitos relacionados ao gerenciamento de qualidade da ISO; Direcionando tanto para o projeto como para o produto; Envolve os processos cujo objetivo é assegurar que o projeto será concluído dentro da qualidade desejada e, dessa forma, garantir a satisfação do cliente.

3 Princípios de Qualidade
Satisfação do Cliente: Entender, avaliar, definir e gerenciar as expectativas para que os requisitos do cliente sejam atendidos. Prevenção ao invés de inspeção: um dos princípios fundamentais do moderno gerenciamento da qualidade determina que a qualidade deve ser planejada, projetada e incorporada—em vez de inspecionada.

4 Princípios de Qualidade
Melhoria Contínua: O ciclo PDCA (planejar-fazer-verificar-agir) é a base para a melhoria da qualidade contínua Responsabilidade da gerência: O sucesso exige a participação de todos os membros da equipe do projeto, mas continua sendo a responsabilidade da gerência fornecer os recursos necessários ao êxito.

5 Alguns Conceitos Custo da Qualidade – CDQ: refere-se ao custo total de todos os esforços relativos à qualidade durante todo o ciclo de vida do produto. Grau: está associado ao número de funcionalidades atribuídas aos produtos ou serviços. Gold Plating: relaciona-se ao fornecimento de funcionalidade e/ou melhorias extras ao projeto, sem que o cliente as tenha solicitado.

6 Processos 8.1 Planejar a qualidade: processo de identificar os requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e do produto, bem como documentar de que modo o projeto demonstrará a conformidade. 8.2 Realizar a garantia da qualidade: processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições de controle de qualidade para garantir que sejam usados os padrões de qualidade e as definições operacionais apropriadas. 8.3 Realizar o controle da qualidade: processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.

7 8.1 - Planejar a Qualidade Processo de identificação dos requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e do produto. Deve ser realizado em paralelo aos demais processos de planejamento do projeto.

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9 Entradas Linha de Base de Escopo; Registro das partes interessadas;
Linha de Base do Desempenho de Custos; Linha de Base do Cronograma; Registro dos Riscos; Fatores Ambientais da Empresa; Ativos de Processos Organizacionais.

10 Ferramentas e Técnicas
Análise de custo-benefício Os principais benefícios de cumprir os requisitos de qualidade podem incluir menos retrabalho, maior produtividade, custos mais baixos e aumento da satisfação das partes interessadas. Custo de Qualidade Os custos de falhas geralmente são categorizados como internos (encontrados pela equipe) e externos (encontrados pelo cliente).

11 Ferramentas e Técnicas
CDQ Custo da Conformidade Custo Preventivo Custo da Avaliação Custo da Não conformidade Custo da Falha Interna Custo da Falha externa

12 Ferramentas e Técnicas
Gráficos de Controle usados para determinar se um processo é estável ou se tem um desempenho previsível. Os limites de especificação superior e inferior se baseiam nos requisitos do contrato. Eles refletem os valores máximos e mínimos permitidos. Podem existir penalidades associadas com a ultrapassagem dos limites de especificação.

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14 Ferramentas e Técnicas
Benchmarking envolve a comparação de práticas de projetos reais ou planejados com as de projetos comparáveis para identificar as melhores práticas, gerar idéias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho.

15 Ferramentas e Técnicas
Projetos de Experimentos (Design Of Experiments – DOE): método estatístico para identificar os fatores que podem influenciar variáveis específicas de um produto ou processo em desenvolvimento ou em produção.

16 Ferramentas e Técnicas
Amostragem Estatística: envolve a escolha de parte de uma população de interesse para inspeção. Fluxogramas representação gráfica de um processo que mostra as relações entre as etapas do processo. Existem muitas notações, mas todo fluxograma de processos mostram as atividade, os pontos de decisão e a ordem de processamento.

17 Saídas Plano de Gerenciamento da Qualidade Métricas de Qualidade
descreve como a equipe de gerenciamento de projetos implementará a política de qualidade da organização executora. É um componente ou plano auxiliar do Plano de Gerenciamento do Projeto. Métricas de Qualidade Uma métrica da qualidade é uma definição operacional que descreve, em termos bem específicos, um atributo do projeto ou do produto, e como o processo de controle da qualidade irá medi-lo.

18 Saídas Listas de Verificação de Qualidade
ferramenta estruturada, geralmente específica do componente, usada para verificar se um conjunto de etapas necessárias foi executado. Plano de Melhorias no Processo um plano auxiliar de gerenciamento do projeto e detalha as etapas de análise de processos para identificar as atividades que aumentam o seu valor.

19 8.2 - Realizar a Garantia de Qualidade
Processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições de controle da qualidade para garantir que sejam usados os padrões e definições estabelecidos.

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21 Entradas Plano de Gerenciamento do Projeto Métricas de Qualidade
Plano de Gerenciamento de Qualidade; Plano de Melhorias no Processo; Métricas de Qualidade Saída do processo 8.1 Informações sobre o desempenho do trabalho Medições do Controle de Qualidade

22 Ferramentas e Técnicas
Auditorias de Qualidade revisão estruturada e independente para determinar se as atividades do projeto estão cumprindo as políticas, processo e os procedimentos da organização e do projeto. Os objetivos de uma auditoria são: identificar todas as boas práticas que estão sendo implementadas; identificar todas as deficiências; compartilhar boas práticas utilizadas ou implementadas em projetos similares; oferecer apoio proativo para melhorar a implementação de processos; destacar as contribuições de cada auditoria no repositório de lições aprendidas da organização.

23 Ferramentas e Técnicas
Análise de Processos segue as etapas descritas no plano de melhorias no processo para identificar as melhores necessárias. examina os problemas ocorridos, as restrições encontradas e as atividades sem valor agregado identificadas durante a operação dos processos. inclui a análise de causa-raiz, uma técnica específica para identificar um problema, descobrir as causas subjacentes que levaram a ele e desenvolver ações preventivas.

24 Saídas Atualizações em ativos de processos; Solicitações de mudanças;
Atualizações no plano de gerenciamento de projetos.

25 8.3 Realizar o Controle de Qualidade
Processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividade de qualidade para avaliar  desempenho e recomendar as mudanças necessárias. Realizado durante todo o projeto. Geralmente é realizado por um departamento específico ou uma unidade da organização com nome semelhante.

26 8.3 Realizar o Controle de Qualidade
Prevenção: manter os erros fora do processo; Inspeção: manter os erros fora do alcance do cliente; Amostragem de atributos: classificação do resultado “em conformidade” ou “em não-conformidade”; Amostragem de variáveis: classificação do resultado em uma escala contínua que mede o grau de conformidade; Tolerância: intervalo especificado de resultados aceitáveis; Limites de controle: limites que podem indicar se o processo está fora de controle;

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28 Ferramentas e Técnicas
Grafo Causa e Efeito também conhecidos como diagramas de Ishikawa ou diagramas de Espinha de Peixe, ilustram como diversos fatores podem estar ligados a problemas ou efeitos potenciais.

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30 Ferramentas e Técnicas
Gráficos de Controle Fluxogramas Histograma Gráfico de barras que representa a distribuição de frequências de um evento. Cada coluna representa um atributo ou uma característica de um problema ou uma situação. ilustra a causa mais comum dos problemas em um processo, com a quantidade e a altura relativa das barras.

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32 Ferramentas e Técnicas
Diagrama de Pareto tipo específico de histograma ordenado por freqüência de ocorrência. Mostra quantos defeitos foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada. A ordem de classificação é usada para direcionar a ação corretiva. conhecida como o princípio 80/20, onde 80% dos problemas se devem a 20% das causas.

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34 Ferramentas e Técnicas
Gráfico de execução Semelhante a um Gráfico de Controle sem a exibição dos limites, o gráfico de execução mostra o histórico e o padrão de variação. A análise das tendências com freqüência é usada para monitorar: desempenho técnico: quantos erros ou defeitos foram identificados e quantos permanecem sem correção; desempenho dos custos e prazos: quantas atividades por período foram concluídas com variações significativas.

35 Ferramentas e Técnicas
Diagrama de Dispersão mostra o relacionamento entre duas variáveis. Essa ferramenta permite que a equipe de qualidade estude e identifique o relacionamento possível entre as mudanças observadas em duas variáveis. Amostragem Estatística

36 Ferramentas e Técnicas
Inspeção Inclui atividade tais como medição, exame e verificação para determinar se o trabalho e as entregas atendem aos requisitos e aos critérios de aceitação do produto. Inspeções às vezes são chamadas revisões, revisões do produto, auditorias e ensaios. Em algumas áreas de aplicação, esses diferentes termos têm significados menos amplos e específicos.

37 Saídas Medições de Controle de Qualidade Mudanças Validadas
Entregas Validadas Atualizações em Ativos de Processos Organizacionais Solicitações de Mudanças Atualizações no Plano do Projeto


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